Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

cais  tvi24  cmtv  

Últimos assuntos
Galeria


Outubro 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Portugal tem futuro (passa por Sines e pelo Panamá)

Ir em baixo

Portugal tem futuro (passa por Sines e pelo Panamá)

Mensagem por Admin em Sab Jan 04, 2014 11:25 pm

Eu não percebo nada de barcos, confundo bombordo com estibordo e popa com proa. Também não percebo nada de economia, aliás, nem uma conta de dividir sei fazer. Mas sei olhar para um mapa: Sines, a terra do meu velho, está em linha recta com o Canal do Panamá; depois da finalização (2014) das obras faraónicas que estão a alargar o canal entre o Atlântico e o Pacífico, Sines será o porto europeu mais próximo da China para aqueles navios que parecem arranha-céus na horizontal - os pós-panamax, 12.000 TEUS. Por outras palavras, está em curso uma mudança radical nas rotas marítimas do mundo inteiro, e Sines está mesmo no centro deste maremoto comercial. A China e todos os outros mastodontes de olhos amendoados ficarão mais próximos da Europa através do eixo Panamá-Sines.

Não por acaso, Singapura já investiu seríssima grana em Sines. Não por acaso, o Presidente do Panamá fez ontem uma visita de estado a Portugal. Tema de conversa entre Ricardo Martinelli e Cavaco Silva? A resposta pode surpreender os mais distraídos: o Panamá já elegeu Sines como o porto europeu prioritário; há um ano, a Autoridade para o Canal do Panamá e a Administração do Porto de Sines celebraram um acordo que formalizou precisamente a prioridade alentejana. Sim, é verdade. Se tivermos juízo, se conseguirmos equipar Sines (ex.: ligação ferroviária sem paragens até França), o futuro de Portugal será mais risonho quando o eixo Panamá-Sines estiver a carburar em pleno.

Mas já repararam que este assunto não gera conversa em Portugal? Estamos perante uma oportunidade estratégica única, mas Sines não tem nem 10% da atenção que merecia. Ontem, a visita do Presidente do Panamá foi uma mera nota de rodapé na "agenda". Além de estranho, isto é um pouco triste. Está em curso uma mudança radical no mapa das rotas mundiais e Portugal pode ser um dos beneficiados, mas a nossa elite não discute o tema em profundidade. Tal como não discute o nosso potencial para abastecer a Europa de gás . Tal como não discute a expansão da nossa zona económica exclusiva. No fundo, voltamos sempre ao desprezo queirosiano que os portugueses sentem por Portugal.  Por razões familiares, escrevo há anos sobre Sines e oiço há anos o mesmo comentário "ó Henrique, Sines nunca irá a lado nenhum, não tem hipótese". 


Henrique Raposo

Quarta feira, 31 de julho de 2013

Fonte: Jornal de Expresso
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 31
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.forumotion.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum