Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

cmtv  tvi24  cais  

Últimos assuntos
Galeria


Dezembro 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Portugal tem futuro (passa por Sines e pelo Panamá)

Ir em baixo

Portugal tem futuro (passa por Sines e pelo Panamá)

Mensagem por Admin em Sab Jan 04, 2014 11:25 pm

Eu não percebo nada de barcos, confundo bombordo com estibordo e popa com proa. Também não percebo nada de economia, aliás, nem uma conta de dividir sei fazer. Mas sei olhar para um mapa: Sines, a terra do meu velho, está em linha recta com o Canal do Panamá; depois da finalização (2014) das obras faraónicas que estão a alargar o canal entre o Atlântico e o Pacífico, Sines será o porto europeu mais próximo da China para aqueles navios que parecem arranha-céus na horizontal - os pós-panamax, 12.000 TEUS. Por outras palavras, está em curso uma mudança radical nas rotas marítimas do mundo inteiro, e Sines está mesmo no centro deste maremoto comercial. A China e todos os outros mastodontes de olhos amendoados ficarão mais próximos da Europa através do eixo Panamá-Sines.

Não por acaso, Singapura já investiu seríssima grana em Sines. Não por acaso, o Presidente do Panamá fez ontem uma visita de estado a Portugal. Tema de conversa entre Ricardo Martinelli e Cavaco Silva? A resposta pode surpreender os mais distraídos: o Panamá já elegeu Sines como o porto europeu prioritário; há um ano, a Autoridade para o Canal do Panamá e a Administração do Porto de Sines celebraram um acordo que formalizou precisamente a prioridade alentejana. Sim, é verdade. Se tivermos juízo, se conseguirmos equipar Sines (ex.: ligação ferroviária sem paragens até França), o futuro de Portugal será mais risonho quando o eixo Panamá-Sines estiver a carburar em pleno.

Mas já repararam que este assunto não gera conversa em Portugal? Estamos perante uma oportunidade estratégica única, mas Sines não tem nem 10% da atenção que merecia. Ontem, a visita do Presidente do Panamá foi uma mera nota de rodapé na "agenda". Além de estranho, isto é um pouco triste. Está em curso uma mudança radical no mapa das rotas mundiais e Portugal pode ser um dos beneficiados, mas a nossa elite não discute o tema em profundidade. Tal como não discute o nosso potencial para abastecer a Europa de gás . Tal como não discute a expansão da nossa zona económica exclusiva. No fundo, voltamos sempre ao desprezo queirosiano que os portugueses sentem por Portugal.  Por razões familiares, escrevo há anos sobre Sines e oiço há anos o mesmo comentário "ó Henrique, Sines nunca irá a lado nenhum, não tem hipótese". 


Henrique Raposo

Quarta feira, 31 de julho de 2013

Fonte: Jornal de Expresso
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 31
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.forumotion.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum