Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 58 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 58 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
"Sines é a salvação de Portugal"
Página 1 de 1
"Sines é a salvação de Portugal"
No verão passado, na companhia dos velhos e da mais-que-tudo, desci a costa alentejana. Para matar saudades e não sei quê. Durante o almoço em Porto Covo, os senhores da mesa ao lado não paravam calados com o porto de Sines. Era natural: ao largo, era visível a fila de navios à espera de aportar. Com um bairrismo vulcânico, um dos senhores chegou a dizer "Sines é a salvação de Portugal". A parte da salvação é a teologia alentejana a trabalhar, mas eu percebo o entusiasmo. E parece que o presidente do Banco Europeu de Investimentos também percebe. Em conversa com o jornalista Bruno Faria Lopes do i, Werner Hoyer disse que "Portugal está a arrancar com o enorme projecto de um porto de águas profundas em Sines. É uma coisa maravilhosa, importante para toda a Europa (...) É em projectos como a ligação ferroviária de Sines que nos devemos concentrar" . Quem diria que a teologia alentejana encontraria um crente num teutónico merkeliano?
Bom, eu não percebo nada de barcos, e também não percebo nada de economia: não sei o que é um hedge fund e nem sequer sei fazer uma conta de dividir. Mas sei olhar para o mapa, e o dito diz-me que, após o alargamento do canal de Panamá (2014), Sines passará a ser o porto europeu mais próximo da China para aqueles navios que parecem arranha-céus deitados . Donde a necessidade urgente de uma ligação ferroviária para mercadorias entre Sines e Irún em bitola europeia (a bitola dos comboios ibéricos é diferente da bitola europeia, logo, é preciso fazer um demorado transbordo em Irún, na fronteira entre Espanha e França). Ora, este tema estratégico devia gerar um enorme interesse em Portugal. Sucede que esse interesse não existe.
Há dias, na cimeira Espanha/Portugal, Passos e Rajoy acertaram precisamente a construção da linha em bitola europeia entre Sines e Irún (até 2018). De forma um tanto surreal, este acordo não teve grandes ecos mediáticos. Estamos a falar de algo que pode transformar Sines num dos portos mais importantes do comércio entre Ásia e Europa, mas, mesmo assim, este assunto não gerou e não gera interesse entre nós. Dada a minha insistência no tema, eu até estou desconfiado que, um dia destes, alguém vai gritar "olha, ali vai o Henrique, o maluquinho de Sines".
Henrique Raposo (www.expresso.pt)
Quinta feira, 31 de maio de 2012
Bom, eu não percebo nada de barcos, e também não percebo nada de economia: não sei o que é um hedge fund e nem sequer sei fazer uma conta de dividir. Mas sei olhar para o mapa, e o dito diz-me que, após o alargamento do canal de Panamá (2014), Sines passará a ser o porto europeu mais próximo da China para aqueles navios que parecem arranha-céus deitados . Donde a necessidade urgente de uma ligação ferroviária para mercadorias entre Sines e Irún em bitola europeia (a bitola dos comboios ibéricos é diferente da bitola europeia, logo, é preciso fazer um demorado transbordo em Irún, na fronteira entre Espanha e França). Ora, este tema estratégico devia gerar um enorme interesse em Portugal. Sucede que esse interesse não existe.
Há dias, na cimeira Espanha/Portugal, Passos e Rajoy acertaram precisamente a construção da linha em bitola europeia entre Sines e Irún (até 2018). De forma um tanto surreal, este acordo não teve grandes ecos mediáticos. Estamos a falar de algo que pode transformar Sines num dos portos mais importantes do comércio entre Ásia e Europa, mas, mesmo assim, este assunto não gerou e não gera interesse entre nós. Dada a minha insistência no tema, eu até estou desconfiado que, um dia destes, alguém vai gritar "olha, ali vai o Henrique, o maluquinho de Sines".
Henrique Raposo (www.expresso.pt)
Quinta feira, 31 de maio de 2012
Tópicos semelhantes
» Sines: Embaixador do México em Portugal visita porto de Sines
» TERÁ SALVAÇÃO O COMÉRCIO TRADICIONAL?
» Onde está a salvação dos agricultores europeus?
» TERÁ SALVAÇÃO O COMÉRCIO TRADICIONAL?
» Onde está a salvação dos agricultores europeus?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin