Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

tvi24  cais  cmtv  

Últimos assuntos
Galeria

Outubro 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

"Sines é a salvação de Portugal"

Ir em baixo

"Sines é a salvação de Portugal"

Mensagem por Admin em Sab Jan 04, 2014 11:40 pm

No verão passado, na companhia dos velhos e da mais-que-tudo, desci a costa alentejana. Para matar saudades e não sei quê. Durante o almoço em Porto Covo, os senhores da mesa ao lado não paravam calados com o porto de Sines. Era natural: ao largo, era visível a fila de navios à espera de aportar. Com um bairrismo vulcânico, um dos senhores chegou a dizer "Sines é a salvação de Portugal". A parte da salvação é a teologia alentejana a trabalhar, mas eu percebo o entusiasmo. E parece que o presidente do Banco Europeu de Investimentos também percebe. Em conversa com o jornalista Bruno Faria Lopes do i, Werner Hoyer disse que "Portugal está a arrancar com o enorme projecto de um porto de águas profundas em Sines. É uma coisa maravilhosa, importante para toda a Europa (...) É em projectos como a ligação ferroviária de Sines que nos devemos concentrar" . Quem diria que a teologia alentejana encontraria um crente num teutónico merkeliano?

Bom, eu não percebo nada de barcos, e também não percebo nada de economia: não sei o que é um hedge fund e nem sequer sei fazer uma conta de dividir. Mas sei olhar para o mapa, e o dito diz-me que, após o alargamento do canal de Panamá (2014), Sines passará a ser o porto europeu mais próximo da China para aqueles navios que parecem arranha-céus deitados . Donde a necessidade urgente de uma ligação ferroviária para mercadorias entre Sines e Irún em bitola europeia (a bitola dos comboios ibéricos é diferente da bitola europeia, logo, é preciso fazer um demorado transbordo em Irún, na fronteira entre Espanha e França). Ora, este tema estratégico devia gerar um enorme interesse em Portugal. Sucede que esse interesse não existe.

Há dias, na cimeira Espanha/Portugal, Passos e Rajoy acertaram precisamente a construção da linha em bitola europeia entre Sines e Irún (até 2018). De forma um tanto surreal, este acordo não teve grandes ecos mediáticos. Estamos a falar de algo que pode transformar Sines num dos portos mais importantes do comércio entre Ásia e Europa, mas, mesmo assim, este assunto não gerou e não gera interesse entre nós. Dada a minha insistência no tema, eu até estou desconfiado que, um dia destes, alguém vai gritar "olha, ali vai o Henrique, o maluquinho de Sines".

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
Quinta feira, 31 de maio de 2012
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.forumotion.com.pt

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: