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Singapura vai investir 40 milhões em Sines e criar 150 empregos
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
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Singapura vai investir 40 milhões em Sines e criar 150 empregos
Jornal de Negócios avança que empresa que gere o Terminal XXI chegou a acordo com o Estado
A PSA Sines gere o Terminal XXI
D.R.
A Port of Singapure Authority (PSA), que gere o Terminal XXI no Porto de Sines, vai investir 40 milhões de euros na expansão daquela infraestrutura e criar 150 postos de trabalho, noticia hoje o Jornal de Negócios.
Segundo o jornal este foi o acordo alcançado entre a PSA Sines e o Estado português, depois de um ano de negociações, sendo que o investimento deverá ser realizado ao longo deste ano.
Inicialmente, a PSA Sines tinha proposto ao Governo investir 130 milhões de euros para prolongar o cais e passar a receber três navios em vez dos atuais dois, mas pretendia receber um apoio do Estado de 70 milhões de euros e ainda um prolongamento do prazo da concessão por 20 anos.
Na altura, o Governo disse não ter condições para investir o montante sugerido nem para alargar a concessão por ajuste direto, ou seja, teria de fazer um concurso público aberto a outros concorrentes.
Entretanto, a aliança de armadores mundiais que estava prevista e que iria servir de base para o investimento de 130 milhões de euros não avançou e a PSA Sines reviu o projeto e o investimento a aplicar, mas manteve o objetivo de alargar o terminal para receber 2,5 milhões de TEUS (a medida de carga dos portos) por ano.
O acordo a que a PSA Sines e o Governo chegaram tem por base esse novo projeto que prevê os referidos 40 milhões de euros de investimento, mas em vez do prolongamento do cais e de passar a receber três navios, continua a receber dois, mas compra gruas e pórticos e aumenta o espaço de armazenagem, permitindo à empresa processar mais mercadorias por hora.
A empresa prescindiu ainda do alargamento da concessão que termina 2029.
Por Dinheiro Vivo
16/03/2015 | 09:44 | Dinheiro Vivo
Segundo o jornal este foi o acordo alcançado entre a PSA Sines e o Estado português, depois de um ano de negociações, sendo que o investimento deverá ser realizado ao longo deste ano.
Inicialmente, a PSA Sines tinha proposto ao Governo investir 130 milhões de euros para prolongar o cais e passar a receber três navios em vez dos atuais dois, mas pretendia receber um apoio do Estado de 70 milhões de euros e ainda um prolongamento do prazo da concessão por 20 anos.
Na altura, o Governo disse não ter condições para investir o montante sugerido nem para alargar a concessão por ajuste direto, ou seja, teria de fazer um concurso público aberto a outros concorrentes.
Entretanto, a aliança de armadores mundiais que estava prevista e que iria servir de base para o investimento de 130 milhões de euros não avançou e a PSA Sines reviu o projeto e o investimento a aplicar, mas manteve o objetivo de alargar o terminal para receber 2,5 milhões de TEUS (a medida de carga dos portos) por ano.
O acordo a que a PSA Sines e o Governo chegaram tem por base esse novo projeto que prevê os referidos 40 milhões de euros de investimento, mas em vez do prolongamento do cais e de passar a receber três navios, continua a receber dois, mas compra gruas e pórticos e aumenta o espaço de armazenagem, permitindo à empresa processar mais mercadorias por hora.
A empresa prescindiu ainda do alargamento da concessão que termina 2029.
Por Dinheiro Vivo
16/03/2015 | 09:44 | Dinheiro Vivo
PSA Sines investe 40 milhões num “segundo cais” no Terminal XXI
Até ao final do ano, o Terminal XXI verá a sua capacidade aumentada em cerca de 500 mil TEU anuais. Enquanto não contrata a desejada expansão, a PSA Sines investe no aproveitamento do “outro lado” do cais do terminal de contentores.
O primeiro ministro estará hoje em Sines para o lançamento da fase 2+ de expansão do terminal de contentores. A designação escolhida deixa perceber que ainda não se trata do anúncio da expansão do Terminal XXI que está em fase final de negociação entre a APS e a PSA Sines, e que terá como contrapartida o prolongamento do prazo da concessão.
Ao que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS apurou, esta fase 2+ traduzir-se-á na utilização da face noroeste do actual cais para ali operar navios de menores dimensões (feeders). Uma solução que permite aumentar a capacidade do terminal em cerca de 500 mil TEU/ano e ganhar tempo enquanto não se completar a futura nova fase de expansão.
A iniciativa terá partido da PSA Sines, que de disponibilizou a suportar integralmente, sem contrapartidas, o investimento nas obras físicas e na aquisição dos equipamentos de movimento dos contentores (gruas móveis e pórticos de parque).
Ao todo serão 40 milhões de euros. Os trabalhos deverão ficar concluídos ainda este ano.
A ideia passa por desviar para o lado interior do cais os navios feeder que escalam Sines, de menores dimensões e que realizam menos movimentos em cada escala, libertando a frente de cais de 940 metros para os megacarriers.
A criação de uma nova frente de cais, com os equipamentos a ela associados, implicará também a criação de 150 postos de trabalho.
Este investimento da concessionária do terminal de contentores de Sines não implica contrapartidas públicas. Todavia, a administração portuária prevê investir, também este ano, 12 milhões de euros em dragagens para melhorar a acessibilidade marítima ao terminal.
Na semana passada, o presidente da APS, João Franco, anunciou o acordo com a PSA Sines sobre a renegociação da concessão, que será prolongada por 12 anos contra um investimento privado de 200 milhões de euros. Faltava, disse, o ok das Finanças. Talvez que hoje Passos Coelho anuncie o “sim” definitivo ao investimento.
16 Março, 2015 at 09:53
por T&N
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