Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

cais  tvi24  cmtv  

Últimos assuntos
Galeria


Outubro 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Grupo de Trabalho Centro-Norte aprova documento de opções para infra-estruturas

Ir em baixo

Grupo de Trabalho Centro-Norte aprova documento de opções para infra-estruturas

Mensagem por Admin em Qua Mar 26, 2014 9:04 pm


O grupo de trabalho considera ainda necessário encontrar soluções para os investimentos não concessionáveis nos portos envolvidos nos dois corredores para que, a viabilidade do aproveitamento ferroviário, não fique comprometida


O Grupo de Trabalho Centro-Norte (GT CN) aprovou hoje um documento, a entregar ao Governo, com as opções para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GT IEVA), destacando a aposta nos corredores internacionais Aveiro-Salamanca e Sines–Caia.

Em comunicado, na sequência de uma reunião em Santa Maria da Feira, o GT CN referiu que o documento aprovado, com base num estudo elaborado por técnicos e decisores institucionais, identifica as “grandes opções” para a economia nacional por quem vai ser chamado a priorizar os investimentos em infraestruturas.

“Contempla uma proposta abrangente para as várias infraestruturas (ferroviárias, marítimo-portuárias e aeroportuárias) essenciais para o aumento da competitividade da economia nacional”, diz o relatório.

O CT CN acredita que existe um conjunto de fundos estruturais, na ordem dos três milhões de euros, que podem ser alocados a estes projetos.

E acrescenta que “as restrições orçamentais, apontadas publicamente pelo Governo, confinam as opções para investimentos em infraestruturas a montantes estimados entre dois e 2,3 milhões de euros, o que se repercutirá na escolha das prioridades”.

O GT CN julga como projetos de interesse nacional os dois corredores internacionais: Aveiro–Salamanca e Sines–Caia.

Segundo a proposta, os investimentos nestes corredores passam por duas soluções: uma solução-base, minimalista, que não ponha em causa a competitividade de ambos, mas que esteja operacional no quadro 2014-2020 e uma solução-base, melhorada, caso seja possível renegociar a canalização de outros fundos para estes projetos.

O grupo de trabalho considera ainda necessário encontrar soluções para os investimentos não concessionáveis nos portos envolvidos nos dois corredores para que, a viabilidade do aproveitamento ferroviário, não fique comprometida.
“Complementarmente às opções dos corredores prioritários, considera-se fundamental a modernização e eletrificação da Linha do Minho, visando reforçar as condições de mobilidade de pessoas e bens nas regiões do Grande Porto e do Alto Minho e destas com a região espanhola da Galiza”, frisa o documento.

Na opinião do grupo de trabalho, as opções refletem uma visão nacional das prioridades do investimento público a efetuar em infraestruturas, com uma orientação para a aposta da competitividade da economia portuguesa, apoiando o esforço de internacionalização do país.

“Os orçamentos das propostas contidas no documento enquadram-se nos montantes identificados pelo Governo para os investimentos entendidos como prioritários”, realça.

O GT CN é composto pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial do Minho (AIMinho) e Conselho Empresarial do Centro (CEC).

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa

Por Agência Lusa
publicado em 26 Mar 2014 - 20:23


avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 31
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.forumotion.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum