Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

cmtv  cais  tvi24  

Últimos assuntos
Galeria


Dezembro 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Grupo de Trabalho Centro-Norte aprova documento de opções para infra-estruturas

Ir em baixo

Grupo de Trabalho Centro-Norte aprova documento de opções para infra-estruturas

Mensagem por Admin em Qua Mar 26, 2014 9:04 pm


O grupo de trabalho considera ainda necessário encontrar soluções para os investimentos não concessionáveis nos portos envolvidos nos dois corredores para que, a viabilidade do aproveitamento ferroviário, não fique comprometida


O Grupo de Trabalho Centro-Norte (GT CN) aprovou hoje um documento, a entregar ao Governo, com as opções para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GT IEVA), destacando a aposta nos corredores internacionais Aveiro-Salamanca e Sines–Caia.

Em comunicado, na sequência de uma reunião em Santa Maria da Feira, o GT CN referiu que o documento aprovado, com base num estudo elaborado por técnicos e decisores institucionais, identifica as “grandes opções” para a economia nacional por quem vai ser chamado a priorizar os investimentos em infraestruturas.

“Contempla uma proposta abrangente para as várias infraestruturas (ferroviárias, marítimo-portuárias e aeroportuárias) essenciais para o aumento da competitividade da economia nacional”, diz o relatório.

O CT CN acredita que existe um conjunto de fundos estruturais, na ordem dos três milhões de euros, que podem ser alocados a estes projetos.

E acrescenta que “as restrições orçamentais, apontadas publicamente pelo Governo, confinam as opções para investimentos em infraestruturas a montantes estimados entre dois e 2,3 milhões de euros, o que se repercutirá na escolha das prioridades”.

O GT CN julga como projetos de interesse nacional os dois corredores internacionais: Aveiro–Salamanca e Sines–Caia.

Segundo a proposta, os investimentos nestes corredores passam por duas soluções: uma solução-base, minimalista, que não ponha em causa a competitividade de ambos, mas que esteja operacional no quadro 2014-2020 e uma solução-base, melhorada, caso seja possível renegociar a canalização de outros fundos para estes projetos.

O grupo de trabalho considera ainda necessário encontrar soluções para os investimentos não concessionáveis nos portos envolvidos nos dois corredores para que, a viabilidade do aproveitamento ferroviário, não fique comprometida.
“Complementarmente às opções dos corredores prioritários, considera-se fundamental a modernização e eletrificação da Linha do Minho, visando reforçar as condições de mobilidade de pessoas e bens nas regiões do Grande Porto e do Alto Minho e destas com a região espanhola da Galiza”, frisa o documento.

Na opinião do grupo de trabalho, as opções refletem uma visão nacional das prioridades do investimento público a efetuar em infraestruturas, com uma orientação para a aposta da competitividade da economia portuguesa, apoiando o esforço de internacionalização do país.

“Os orçamentos das propostas contidas no documento enquadram-se nos montantes identificados pelo Governo para os investimentos entendidos como prioritários”, realça.

O GT CN é composto pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial do Minho (AIMinho) e Conselho Empresarial do Centro (CEC).

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa

Por Agência Lusa
publicado em 26 Mar 2014 - 20:23


avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 31
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.forumotion.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum