Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

cmtv  tvi24  cais  

Últimos assuntos
Galeria


Novembro 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
Não há nenhum usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e nenhuma Visita :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Portugal terá mais um terminal de contentores de Vasco da Gama em no porto de Sines

Ir em baixo

Portugal terá mais um terminal de contentores de Vasco da Gama em no porto de Sines

Mensagem por Admin em Qui Dez 12, 2013 6:15 pm



Portugal terá pelo menos mais um terminal de carga contentorizada, cuja localização será discutida entre Lisboa (Trafaria) e Sines (Vasco da Gama), adiantou o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, durante o Fórum TSF, emitido no dia 28 de novembro, pela estação de rádio. «Queremos promover um acréscimo de concorrência nos nossos portos, daí que esteja previsto no Plano Estratégico de Transportes, desde há um ano, o lançamento do concurso para, pelo menos, mais um terminal de carga contentorizada», afirmou o governante, acrescentando que a localização «será discutida entre Lisboa e Sines».

O Plano Estratégico de Transportes prevê o estudo da concessão e construção de um novo terminal de contentores na Trafaria, com fundos de 16,5 metros e potencial de movimentação até dois milhões de TEU’s por ano. O investimento estimado nunca será inferior a 500 milhões de euros. Relativamente a Sines, está contemplado no documento o estudo de construção e operação do novo terminal de contentores Vasco da Gama, a ser promovido pela Administração do Porto de Sines e por um promotor privado, entre 2013 e 2022, através de concurso público internacional, para concessão em regime de serviço público, previsivelmente por um prazo de 30 anos. O investimento global deverá ascender a 941 milhões de euros, dos quais 705 milhões serão da responsabilidade do privado. A capacidade máxima do terminal de contentores Vasco da Gama será de 4,5 milhões de TEU’s.

O governante acrescentou que o novo terminal deverá ter um elemento de concorrência em relação às concessões atualmente existentes, adiantando que «não podemos fazer nenhuma discriminação de território, isto é, não podemos garantir que o vencedor seja do Norte da Europa ou de qualquer outra geografia». Sérgio Monteiro adiantou que o contrato de concessão do novo terminal de carga contentorizada «não será atribuído a quem pagar mais taxas fixas à administração portuária, mas a quem, no geral, apresentar uma proposta equilibrada que promova uma melhor utilização dos nossos portos».

Os Contratos de Nova Geração estão previstos no Plano “5+1” apresentado pelo Governo para promover uma maior competitividade dos portos nacionais. Esses contratos terão uma redução das taxas fixas que permitam uma utilização adicional da infraestrutura portuária de modo a que as exportações sejam feitas com menores custos.


Declarações de Sérgio Monteiro

Por: Carlos Moura

Fonte: http://www.transportesemrevista.com/
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 31
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.forumotion.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum