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Carga movimentada bate recorde em 2015 com salto de 7,5% face a 2014 e Sines a valer 49,5% do total nacional

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2015 - Carga movimentada bate recorde em 2015 com salto de 7,5% face a 2014 e Sines a valer 49,5% do total nacional Empty Carga movimentada bate recorde em 2015 com salto de 7,5% face a 2014 e Sines a valer 49,5% do total nacional

Mensagem por Admin Ter Fev 23, 2016 12:26 pm

2015 - Carga movimentada bate recorde em 2015 com salto de 7,5% face a 2014 e Sines a valer 49,5% do total nacional Capture-20160217-170758

Através de um comunicado de imprensa emitido hoje, a AMT (Autoridade da Mobilidade e dos Transportes) deu conta dos registos da movimentação de mercadorias nos portos portugueses durante 2015, relevando que o ano passado se traduziu num recorde a esse nível. O sector das cargas movimentadas alcançou a fasquia dos 90 milhões de toneladas, valor que significa um aumento de 7,5% face ao rendimento de 2014.

Foram, precisamente, 88,9 milhões as toneladas de carga movimentadas durante 2015 no âmbito do mercado portuário do continente, um registo excelente que ganha contornos de recorde, sendo o valor mais elevado de sempre, "potenciado pelo "comportamento dos portos de Sines, Leixões e Aveiro", como destaca o comunicado da AMT. Os três portos foram de extremo relevo no registo alcançado, impulsionando um 2015 que reflectiu o dinamismo e as potencialidades do sector.

Explica o comunicado que o aumento global verificado foi catapultado pelo "crescimento do tráfego em Sines, com mais de 17%, conjugado com os aumentos registados nos portos de Leixões e Aveiro, ambos de +3,7%, e com as reduções de tráfego observadas nos restantes portos, destacando-se o porto da Figueira da Foz com -7,8%, o de Setúbal com -7%, o de Viana do Castelo com -6% e o de Lisboa com – 2,3%". Sem novidade mas com toque de brilhantismo, o Porto de Sines destaca-se como o que regista maior volume de carga movimentada.

Sines representa assim 49,5% do total nacional, subindo 4% face a 2014, tendo "assumido particular relevância "o segmento do mercado de Granéis Líquidos (65,9%), por efeito da importação de Petróleo Bruto para a refinaria da Galp Energia"; de seguida vem o Porto de Leixões, contribuindo com 21,1% do total, com o terceiro lugar a pertencer ao Porto de Lisboa (13%) e o quarto ao Porto de Setúbal (8,4%).

O ano de 2015 volta também a ser marcado pelo crivo dos recordes no que à movimentação de contentores diz respeito - registou-se um volume de cerca de 2,58 milhões de TEU, uma subida de 2,4% face a 2014, um valor que bate todas as marcas antes fixadas. Explica a AMT que este "crescimento é verificado sobretudo nos portos de Sines, Setúbal e Figueira da Foz, que apresentam um aumento de 8,5%, 17,7% e 17,6%, respectivamente. Os portos de Leixões e Lisboa registam uma quebra de -6,4% e -4,1%, respectivamente".

No que toca às escalas de navios, refere o comunicado da AMT que os portos lusos do mercado portuário do continente "registaram em 2015 um total de 10 710 escalas, +2,2% face a 2014,o que corresponde a uma arqueação de 190,4 milhões de GT, um aumento de 10,2% comparativamente ao ano transacto", sendo o volume global de GT o mais alto de sempre "e verifica-se nos portos de Sines, Lisboa, Aveiro, Douro e Leixões, com variações positivas entre os 5,9% e os 14%". O registo mais elevado de escalas deu-se nos portos de Douro e Leixões, representando 25,5% do total, um aumento de 4,2% quando comparado com 2014.

23/02/2016
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