Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2023  2013  2010  tvi24  2017  2012  2011  cmtv  2018  2016  2015  cais  2014  2019  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
A Escola e a Quarta Revolução Industrial EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
A Escola e a Quarta Revolução Industrial EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
A Escola e a Quarta Revolução Industrial EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
A Escola e a Quarta Revolução Industrial EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
A Escola e a Quarta Revolução Industrial EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
A Escola e a Quarta Revolução Industrial EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
A Escola e a Quarta Revolução Industrial EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
A Escola e a Quarta Revolução Industrial EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
A Escola e a Quarta Revolução Industrial EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


A Escola e a Quarta Revolução Industrial Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
52 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 52 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A Escola e a Quarta Revolução Industrial

Ir para baixo

A Escola e a Quarta Revolução Industrial Empty A Escola e a Quarta Revolução Industrial

Mensagem por Admin Qui Abr 07, 2016 6:18 pm

Com a advento da anunciada Quarta Revolução Industrial, nesta evolução acelerada da humanidade, revejo a posição em que se encontra a Escola, que me parece ainda perdida algures entre a segunda (eletricidade, linha de montagem) e a terceira (robótica, eletrónica, TIC digital).

Independentemente da terminologia discutível que queiram dar a esta eminente (r)evolução(?), que tem impacto elevado nas nossas vidas, o que importa mesmo é perceber a função e o valor que a instituição Escola poderá ter — ainda - nesta complexa e violenta transformação da humanidade.

Nos alvores desta Quarta Revolução, marcada fundamentalmente pela combinação de tecnologias dos mundos físico, biológico e digital, poderemos questionar-nos sobre o papel do ser humano e das futuras gerações. Que habilidades, que competências, que comportamentos ou atitudes devem possuir os indivíduos que vão enfrentar esta augurada nova fase económica, com fortes repercussões sociais, políticas e até demográficas?

Não querendo parecer derrotista ou cético quanto ao valioso papel que a Escola poderá ter na preparação dos novos cidadãos para aquela era, julgo que, face à situação atual em que se encontra o sistema educativo em Portugal, não estamos minimamente preparados para apetrechá-los com as supostas e necessárias competências. Aliás, a Escola não se preparou ainda sequer para a terceira revolução!

De acordo com o último relatório do Fórum Económico Mundial (FEM), as profissões do futuro vão necessitar de indivíduos com as competências (skills) abaixo enumeradas para desempenhar com sucesso as suas carreiras.

A Escola e a Quarta Revolução Industrial 518520

Se olharmos bem para este quadro do Top 10 das habilidades, rapidamente percebemos que a Escola não preparou os seus alunos para as orientações que, já em 2015, eram assinaladas como importantes.

Não podemos, de facto, “fazer ouvidos de mercador” a tais recomendações, mas também não devemos ser fundamentalistas, como se elas encerrassem toda e a única solução para enfrentar as exigências do mundo para as próximas décadas. Contudo, temos de ter consciência que as tecnologias, a Internet, a Inteligência Artificial, a robótica vão ocupar uma parte ainda mais significativa do mercado de trabalho, levando à perda de mais de 5 milhões de empregos, em apenas 5 anos, conforme alerta o FEM.

Novas profissões vão emergir e, com elas, novas competências serão necessárias para ocupar novos postos que as empresas, as instituições precisam.

A escola está já preparada ou a preparar para o mundo de hoje? Não, não está! E muito menos prepara para aquela nova Revolução. Para que ela possa fornecer as competências acima mencionadas aos seus alunos, os próprios professores devem estar formados e preparados com tais habilidades e conhecimentos. Ora, a formação e o desenvolvimento profissional é uma grave lacuna no sistema educativo atual. E convenhamos: nele se inclui o Ensino Superior!

É, por isso, urgente discutir em profundidade, debater e reestruturar todo o Currículo Nacional; é urgente adequar a formação dos professores às necessidades atuais, nas mais variadas áreas, incluindo a mediação de conflitos, técnicas e processos de comunicação, trabalho cooperativo; é imperativo o uso adequado e sistemático das TIC em contextos vários; é indispensável valorizar as competências de comunicação oral e escrita, de interação social e colaborativa entre alunos; promover o trabalho em grupo e contextos de criação de projetos multidisciplinares; personalizar e individualizar os progressos nas aprendizagens. E, ainda, capacitar os alunos para a escuta ativa, a empatia, valorizando a inteligência emotiva.

Ora, na verdade, a escola não vai bem! E, tal como diz Laborinho Lúcio, «recuso-me aceitar uma escola onde tudo corre bem e o que atrapalha são os alunos».

Professor | Especialista em Tecnologias Educativas
www.facebook.com/MaisFamiliaMenosEscola
twitter/jprsantos


07/04/2016
José Paulo Santos 
Opinião
opiniao@newsplex.pt 
Jornal i
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos