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Expansão do Canal do Panamá abre novo factor concorrencial no transporte marítimo de mercadorias
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Expansão do Canal do Panamá abre novo factor concorrencial no transporte marítimo de mercadorias
No contexto da requalificação e expansão do Canal do Panamá, que deverá conhecer o derradeiro desfecho em Junho vindouro, o factor concorrencial dos portos está já a entrar em ebulição, no que se adivinha ser uma disputa pelo acréscimo de mercadorias que a renovada estrutura do Canal do Panamá permitirá. Na frente parecem estar, à partida, os portos espanhóis de El Ferrol, Vigo e La Coruña, de Algeciras e os portos das Ilhas Canárias, que terão a concorrência de portos afamados como Roterdão, Antuérpia, Hamburgo, Tânger, e claro, Sines.
Numa peça do jornal espanhol 'Cinco Días', realçada pelo jornal luso 'Diário Económico', a imprensa do país vizinho deu destaque ao novo contexto de concorrência que a abertura do terceiro jogo de eclusas do Canal do Panamá, que permitirá a travessia de mega porta-contentores com capacidades de 18.000 TEU, possibilitará no cenário internacional dos portos europeus. A expansão do canal, que ordenará uma redefinição das rotas de importações, abrirá caminho a um incremento das ligações entre os portos do Pacífico e a Europa, multiplicando as cargas em trânsito no Atlântico.
Ora, o grande desafio que bate à porta dos portos, à medida que o tiro de partida se aproxima, é o de captar o trânsito dos porta-contentores, para assim redistribuir as mercadorias pelo território europeu e pelo Mediterrâneo, seja esse transbordo feito através de outros navios (de menor porte), ou pelos canais da ferrovia ou da rodovia. E, avisa a imprensa espanhola, a forte presença dos portos espanhóis - que integram a Puertos del Estado - na feira “Intermodal South America 2016”, traduz a aposta de 'nuestros hermanos' na quota extra de mercado que ficará por reclamar após a expansão do Canal do Panamá.
No evento “Intermodal South America 2016”, Portugal teve a representação dos portos de Lisboa (APL) e Leixões (APDL), sendo que este último marca presença no dito certame internacional há já nove edições consecutivas. "A nossa participação em mais uma edição deste certame insere-se na estratégia comercial do porto e tem como objectivo a captação de novos negócios, bem como a consolidação da marca junto deste mercado”, declarou Brogueira Dias, presidente da APDL.
13/04/2016
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