Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2013  2012  cais  2017  2023  2016  tvi24  2011  2015  2010  cmtv  2018  2019  2014  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
No alto da sua cadeira EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
No alto da sua cadeira EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
No alto da sua cadeira EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
No alto da sua cadeira EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
No alto da sua cadeira EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
No alto da sua cadeira EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
No alto da sua cadeira EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
No alto da sua cadeira EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
No alto da sua cadeira EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

No alto da sua cadeira Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
290 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 290 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

No alto da sua cadeira

Ir para baixo

No alto da sua cadeira Empty No alto da sua cadeira

Mensagem por Admin Sex maio 06, 2016 10:22 pm

Já a noite ia longa e bem divertida (parece que entre amigos vale sempre a pena), quando ao som de um DJ amigo aparece divertidíssima uma pessoa, bem no centro da pista, a dançar como se não houvesse amanhã, no alto da sua cadeira... de rodas. 

Emocionei-me por ver tanta alegria, tanto espírito positivo tanta vontade de ser feliz e o meu instinto levou-me a correr em sua direção para brindar e abraçá-lo. Não o conhecia, mas por vezes somos levados a agir com o coração. Não fui o único a ter essa atitude, felizmente, e de repente ele olhava feliz e a magia do momento transbordava-lhe a alma. Senti isso.

Não foi por pena, não senhor, que tal sentimento me percorreu o corpo, que pessoas como aquela não precisam de pena nenhuma. Foi mesmo por sentir que estava ali alguém que não se conformou com alguma limitação que a vida lhe impôs, que transformou fraquezas em forças e que procura incessantemente ser feliz, a cada minuto, a cada momento. Alguém que não se contenta com pouco, que tem objetivos, que luta para chegar mais além, mais alto, mais longe, mais profundo. Que luta pelas mesmas oportunidades e que não se deixa levar pela conversa do coitadinho, que sabe ter direito às mesmas coisas que todos os outros e que vence pela força, pela vontade.

Custa-me, no entanto, ver que neste aspeto ainda nos falta percorrer um longo caminho para termos a capacidade de dar as mesmas oportunidades a quem, por alguma razão, viu a vida limitá-lo, mas que disse a si próprio que isso não o iria limitar nos sonhos, nas conquistas, no sucesso. Ainda sinto algum preconceito no trabalho, na forma como olhamos, vemos e sentimos pessoas com algum tipo de limitação e isso é, numa sociedade em tantos pontos evoluída, algo que não faz sentido absolutamente algum.

Passeios em obras sem sinalização, que obrigam as pessoas a mudar de passeio sem ter em conta os invisuais, espaços públicos pejados de dificuldades e sem acessos para quem tem alguma limitação motora, museus e eventos sem ter em conta quem não pode ouvir, congressos, feiras e conferências sem espaço para quem não pode falar mas que quer, com todo o direito, participar. Custa-me, acima de tudo, a falta de consciência cívica de tantos que estacionam no lugar destinado a estas pessoas ou às grávidas e idosos, quem impede a passagem num passeio esquecendo-se que pode aparecer um invisual, quem se afasta quando alguém precisa de ajuda, fingindo que não percebe.

Todos gostamos de sorrir, de viver, de conquistar e ganhar. Esquecermo-nos que, para pessoas diferentes, oportunidades iguais é camuflarmos de hipocrisia a história bonita de que todos queremos o melhor para quem tem mais dificuldades. É voltarmos à velha história do coitadinho que não é coitadinho nenhum, é mostrarmos a pobreza de espírito que ainda paira tanto por aí. Temos a obrigação moral e cívica de lutarmos para que haja condições na sociedade para que todos possam ser felizes sem descriminações ou barreiras no caminho. Deixar as palavras de lado e mostrar o nosso lado mais humano em cada gesto, em cada atitude, para quem luta por uma vida melhor mesmo no alto da sua cadeira...

06/05/2016
José Paulo do Carmo 
opiniao@newsplex.pt 
Jornal i
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo