Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2019  2017  cmtv  2023  cais  tvi24  2014  2016  2011  2018  2010  2015  2013  2012  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
A Europa somos nós EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
A Europa somos nós EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
A Europa somos nós EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
A Europa somos nós EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
A Europa somos nós EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
A Europa somos nós EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
A Europa somos nós EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
A Europa somos nós EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
A Europa somos nós EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

A Europa somos nós Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
328 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 328 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A Europa somos nós

Ir para baixo

A Europa somos nós Empty A Europa somos nós

Mensagem por Admin Seg maio 09, 2016 10:53 am

A Europa somos nós 08_-_Liliana_Rodrigues

Celebra-se hoje o Dia da Europa. Foi nesta data, em 1950, que Robert Schuman e Jean Monnet esboçaram aquele que seria um projecto de colaboração entre interesses e vontades comuns que conduziria a uma integração política gradual. “A Europa não será feia de uma só vez nem segundo um plano único. Será construída através de realizações concretas que comecem por criar uma solidariedade de facto”, disse-nos então Schuman. Passados 66 anos, continuamos a aperfeiçoar essa Europa. O muito já feito apenas nos lembra o muito que ainda falta.

Questionado sobre o estado da União, Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia, afirmou há dias que o principal problema da Europa, “são os europeus em part-time”. Juncker não deixa de ter razão, a nossa relação com a União Europeia é ainda intermitente. Quase sempre nos lembramos dela quando as coisas correm menos bem, como agora, com a crise económico-financeira e essa outra dos refugiados que ainda nos olham com esperança. Não nos lembramos da EU que contribuiu para a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais. Não nos lembramos, mas dificilmente conseguiríamos hoje imaginar o contrário. Também não costumamos lembrar-nos daquela escola, ponte, estrada, incubadora de empresas ou complexo turístico que contou com financiamento europeu. Quando as coisas correm bem, tendemos a reclamar a autoria. É natural, mas não contribui para que nos aproximemos da EU. Há aqui ainda uma pedagogia a fazer.

Foi nesse sentido que, pelo segundo ano consecutivo, apostei numa Semana da Europa na Madeira. Os objectivos passaram precisamente por desmistificar e aproximar, mostrar algo do que se faz no Parlamento Europeu e demais instituições europeias e que, no meu caso, obviamente se relaciona de forma directa com as áreas em que desenvolvo o meu trabalho. Foi nesse sentido que procurei ouvir as preocupações dos representantes do poder local, através do Gabinete Autárquico do PS Madeira, no acesso ao financiamento europeu e lhes dei a conhecer alguns dos novos mecanismos de que poderão tirar proveito, importando sobretudo não partidarizar os fundos europeus e numa lógica de cooperação esperar que o governo regional faça a alocação de pelo menos 20% destes fundos ao poder local. Foi por isso que visitei instituições que não desistem de contrariar esse flagelo da violência doméstica e insistem na luta por uma igualdade de género que teima em tardar. 

O mesmo valendo para a reunião com a Associação de Jovens Empresários da Madeira e a Empresa de Vinhos Barbeito, prova de que a perspectiva dos jovens e de empresários sobre a Europa começa a assumir a faceta da oportunidade e não a do obstáculo. Tentei aproximar-me de cidadãos preocupados com a falta de uma ligação marítima ao continente europeu. Estive na minha universidade, juntos dos meus, a comemorar os 28 anos da UMa. 

Terminamos a semana da melhor maneira possível: a ouvir as vozes dos estudantes, os FATUM, nas terras de Machim.
 Como não poderia deixar de ser, abordámos também a questão dos refugiados e do seu acolhimento, tema que tanto pode trazer à tona o que de melhor temos em nós, como o seu contrário. Por vezes é tudo uma questão de informação, ou da falta dela. Por vezes basta isso para alterar a nossa percepção do outro. 

O mesmo se aplica às instituições europeias. Será precisa mais informação e encontrar o meio certo que chegue a uma população cada vez mais heterogénea. Felizmente heterogénea, vinco eu. Falhará a União Europeia se nesse encontro com o cidadão concreto tudo for imposto sem consulta. Falharemos também nós, enquanto cidadãos pouco receptivos a uma Europa que ultrapassa em muito o nosso espaço e que tenta conciliar essas vontades e interesses de que falava Schuman. 

Correu muito bem esta Semana da Europa na Madeira. Há uma esperança renovada. Acredito que pelo menos para alguns a União Europeia terá deixado de ser essa entidade abstracta e distante. Talvez alguns tenham deixado de ser esses europeus em part-time de que fala Juncker.

Liliana Rodrigues Eurodeputada
Diário de Notícias da Madeira 
Segunda, 9 de Maio de 2016
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo