Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2011  2017  2015  2019  cmtv  2023  2014  2018  2010  tvi24  cais  2013  2012  2016  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Lisboa na lista negra dos portos internacionais EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Lisboa na lista negra dos portos internacionais EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Lisboa na lista negra dos portos internacionais EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Lisboa na lista negra dos portos internacionais EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Lisboa na lista negra dos portos internacionais EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Lisboa na lista negra dos portos internacionais EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Lisboa na lista negra dos portos internacionais EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Lisboa na lista negra dos portos internacionais EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Lisboa na lista negra dos portos internacionais EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Lisboa na lista negra dos portos internacionais Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
346 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 346 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Lisboa na lista negra dos portos internacionais

Ir para baixo

Lisboa na lista negra dos portos internacionais Empty Lisboa na lista negra dos portos internacionais

Mensagem por Admin Seg maio 09, 2016 11:22 am

Lisboa na lista negra dos portos internacionais 525308
João Girão

Apenas alguns dias depois de ter começado mais uma greve dos estivadores, no porto de Lisboa, os alertas e as críticas multiplicam-se. A greve foi prolongada até 27 de maio, com incidência também nos portos de Setúbal e Figueira da Foz, e levanta sérios problemas ao reforçar a posição do porto de Lisboa na lista negra dos principais operadores do mercado internacional.

Em conflito há mais de três anos, estivadores e patrões continuam sem chegar a um acordo. Prejuízos acumulam-se e colocam Lisboa na lista negra dos portos principais operadores internacionais.
Cerca de 100 pré-avisos de greve em dez anos marcaram a atividade do porto de Lisboa. E, de acordo com António Belmar Costa, presidente da Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR), fizeram com que «os terminais portuários da capital perdessem cerca de um terço da atividade que desenvolviam». Crescer? Não. De acordo com o dirigente, a atividade no porto da capital portuguesa apenas diminuiu e, mesmo com um acordo, pode demorar anos a voltar ao que era: «Lisboa perdeu a confiança dos armadores. Pode levar anos a ser o que era».

Uma posição que Pedro Queiroz, diretor-geral da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), reforça, esclarecendo que estes operadores «não estão a fornecer cotações de matérias-primas para o mercado português, devido à instabilidade da situação criada em Portugal”. E alerta: «As que são disponibilizadas apontam para acréscimos de preços que nada têm a ver com os preços do mercado mundial».

Uma situação que pesa na soma dos prejuízos já que, em dezembro de 2015, alguns armadores chegaram mesmo a abandonar o porto de Lisboa para fugirem da greve dos estivadores, que entrou em vigor a 14 de novembro.

Por esta altura, somavam-se duas importantes baixas na atividade deste porto: o grupo dinamarquês Maersk, maior armador mundial, anunciou que pretendia abandonar a atividade no porto da capital e a alemã Hapag-Lloyd trocou o porto de Lisboa pelo de Leixões.

Quanto custa parar o porto?

Os elevados prejuízos provocados, principalmente na indústria agroalimentar, levaram o governo a impor serviços mínimos, mas este não é único foco da preocupação de quem acompanha de perto a situação que se vive no porto de Lisboa.

Fonte ligada ao setor garante que «está tudo parado». «Um contentor que chegou no dia 19 foi descarregado apenas esta segunda-feira. E isto levanta grandes problemas porque, mesmo que os navios sejam desviados para o porto de Leixões, é preciso ter em conta que ir buscar a mercadoria vai custar o triplo do que custaria se fosse descarregado no porto de Lisboa». Uma situação «que afeta tudo e todos e que, no fim, faz com que os produtos fiquem mais caros».

A soja, fundamental para a alimentação animal, já subiu 15%.  E transportar as cargas do porto de Leixões para Lisboa custa o triplo na fatura final. Uma situação que, além de colocar em causa a credibilidade de Portugal, cria outros problemas e riscos. Por isso, Pedro Queiroz alerta: «Já há recusa de alguns países em mandar material para cá porque não sabem quanto tempo vão ter os navios parados. Navios parados custam dinheiro. E é necessário não esquecer que mesmo para as empresas que exportam há problemas. As nossas empresas têm contratos e, se os navios não carregam, os contratos não são cumpridos. Abandonam Portugal».


Greves desde 2014

A insatisfação e as greves têm-se multiplicado nos últimos anos. Esta última começou a 20 de abril e vai prolongar-se até ao fim, de maio. O principal motivo: a possibilidade de os operadores dos portos incluírem nas escalas trabalhadores que não fazem parte da Empresa de Trabalho Portuário.

De acordo com a Associação dos Operadores de Lisboa, desde que esta nova greve começou, cada dia custou, em média, 300 mil euros. Prejuízos elevados que relembram o que aconteceu em Portugal, em 2012, altura em que a greve em vários portos custou cerca de 1,2 mil milhões de euros. O governo tenta agora que as partes se voltem a sentar na mesa de negociações.

 Sofia Martins Santos | 08/05/2016 19:51
SOL
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos