Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2015  2017  cais  2018  cmtv  2019  2012  2016  2013  2023  2014  2011  tvi24  2010  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
O Principado da Pontinha EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
O Principado da Pontinha EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
O Principado da Pontinha EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
O Principado da Pontinha EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
O Principado da Pontinha EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
O Principado da Pontinha EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
O Principado da Pontinha EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
O Principado da Pontinha EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
O Principado da Pontinha EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

O Principado da Pontinha Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
213 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 213 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

O Principado da Pontinha

Ir para baixo

O Principado da Pontinha Empty O Principado da Pontinha

Mensagem por Admin Sáb Jun 04, 2016 10:28 am

O Principado da Pontinha 09_-_ANTONIO_OLIVEIRA_DIAS

para ser um Estado Soberano, basta que um País Soberano o reconheça

A inevitabilidade de trazer à colação este tema, ficou bem demonstrada pelo “Madeira Film Festival”, evento que aproveito para parabenizar, permitindo-me destacar o documentário “Um sonho Soberano”. Excelente trabalho este documentário.

É a história da luta de um madeirense, Renato Barros, proprietário do ilhéu da Pontinha, e, a instâncias de uma carta régia, de 1903, cujo punho d’el Rei D. Carlos I, validou com a sua assinatura, a venda do forte de São José, a particulares, transmitindo-se, assim, a Posse e o Domínio do referido imóvel. Durante 97 anos o imóvel, e a carta régia, permaneceram em mãos de ingleses, os Blandys, até que em 2000, o Renato haveria de o adquirir.

Parece, ao que me dizem, que o Governo Regional teria tido intenções de ali instalar um equipamento de restauração, sem cuidar de saber se o imóvel tinha dono, a expensas de um pacote financeiro oriundo de fundos comunitários.

Ao ser confrontado com  a existência de dono particular, o governo regional ali não fez nada, claro, mas também não deixou que o seu legitimo dono ali fizesse alguma coisa.

E foi este o rastilho, o click, para o grito de Ipiranga de Renato, de resto escorado num alerta de pessoa próxima – a Carta Régia, alegadamente, conferia direitos a Renato da maior importância.

Conheci o Professor Renato Barros, em 2008, num fraternal encontro comensal, no Funchal, e fiquei curioso por todos os comensais presentes se referirem a ele como “o Príncipe”. Ele ao ser-me apresentado, exclamou “ah então é você o Templário Vicentino”, numa alusão a uma entrevista que o DNMadeira me tinha feito em São Vicente, uns dias antes, e à qual o jornalista resolveu titular com aquele epiteto.

O Renato contou-me então a sua história. Eu achei-lhe piada. Concluí pela impossibilidade da sua apologia, porque colidia diretamente com o comando constitucional da inaliabilidade de qualquer parcela do território nacional. 

Ficámos amigos. Mais tarde visitei o Principado acompanhado pelo Sobrinho de Fernando Pessoa, que tinha vindo a São Vicente numa homenagem feita ao seu tio e vate maior da língua portuguesa.

Vi então cópia da Carta Régia. Lá estava a alienação com a traditio da posse e domínio, para particulares.

No Direito Internacional o Dominium refere-se ao poder soberano de um monarca ou de um Estado. O dicionário inglês está em linha com essa definição, aceite internacionalmente, e sobre a qual se escoram os tratados internacionais.

Lembrei-me também, que a Constituição Portuguesa a considerar para escrutínio do impedimento, ou falta dele, de desafectação da esfera soberana portuguesa para terceiros, deste forte e respetivo ilhéu onde se encontra implantado, não podia ser nenhuma Constituição Republicana, pois estas só existem a partir de 1911, olhei então para as Constituições monárquicas. 

Quase todas as constituições portuguesas, das monárquicas ás republicanas, continham um preceito constitucional impedindo a possibilidade de alienação de parcelas do território nacional … excepto a que estava em vigor em 1903.

Dir-se-á, que com a República as decisões régias perdiam a sua validade. Se assim fosse a ilha de Fernando Pó, hoje capital da Guiné-Conacri teria de regressar a Portugal pois também foi uma decisão régia que permutou, com Espanha, essa ilha, em troca de uma extensão de território desanexado do Uruguai e anexado ao Rio Grande do Sul no Brasil, isto só para dar o exemplo mais recente do tempo da monarquia.

Para que o Principado da Pontinha possa ser considerado um Estado Soberano, basta que um País Soberano o reconheça, para se consolidar no direito Internacional a soberania da Pontinha.

A carta das nações unidas elenca 3 pressupostos basilares para a existência de um Estado Soberano: haver território (o ilhéu e o forte); haver população (pelo menos 1 pessoa residente, o próprio Príncipe, e família, para além dos cidadãos não residentes que se contam por algumas centenas); e por último um governo formal e efectivo (O Principado tem uma Constituição e um governo adequado à sua dimensão).

Assim este sonho soberano tem tudo para um dia se metamorfosear numa realidade. Não será fácil ? pois não. Aconteceu o mesmo a D. Afonso Henriques, e vejam lá no que deu … .

António Oliveira Dias Politólogo
Diário de Notícias da Madeira 
Sábado, 4 de Junho de 2016
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum