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Transporte marítimo com défice de responsabilidade social empresarial
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Transporte marítimo com défice de responsabilidade social empresarial
Mais de 50% da indústria sem responsabilidade social empresarial
Mais de 50% da indústria do transporte marítimo não adopta comportamentos de responsabilidade social empresarial, segundo o Shipping CSR500 Survey, um inquérito sobre o tema realizado no 1º trimestre deste ano pelo SAFETY4SEA, o site noticioso sobre assuntos do mar.
O inquérito incidiu sobre 1.867 empresas, das quais 500 foram eleitas para uma amostra representativa da indústria. Foram avaliados 15 sectores e escolhidos 10 factores associados aos requisitos da norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial ISO26000 e à estratégia da União Europeia para a responsabilidade social empresarial.
Os sectores que mais empenho demonstraram foram os das Companhias Petrolíferas (80%), Operadores de Gás Natural Liquefeito (62,3%), Companhias de Perfuração (60%), Operadores de Navios Tanque (56%) e Operadores de Porta-contentores (54,7%). Os que menos preocupação revelaram foram os Operadores de Cargueiros de Granéis (32.2%), Associações (35,3%), Portos (36,9%) e Clubes de Protecção e Indemnização (36,9%).
O meio mais utilizado pelas empresas para cumprir a sua responsabilidade social é o relatório de políticas sociais nos seus sites (93,2%), seguido da promoção da percepção por via da formação e treino (76,9%), actividades pro-bono e doações (61%), uso de um código de conduta de comportamentos transparentes (53,8%) e aquisição da certificação pela norma ISO 9001 (53.7%).
De acordo com o SAFETY4SEA, os comportamentos de responsabilidade social empresarial surtem efeito na imagem das empresas que os praticam, bem como na da generalidade da indústria, pelo que as companhias devem integrá-los nos seus negócios. E ao fazê-lo, devem atribuir prioridade à saúde e segurança ocupacional, à protecção ambiental e à luta contra a corrupção e ética nos negócios.
Por esse motivo e por ser responsável pelo transporte de 90% do comércio mundial, esta indústria deve desenvolver negócios sustentáveis e criar uma confiança que induza cada vez mais interessados a adoptarem práticas de responsabilidade social empresarial, considera o SAFETY4SEA.
O inquérito incidiu sobre 1.867 empresas, das quais 500 foram eleitas para uma amostra representativa da indústria. Foram avaliados 15 sectores e escolhidos 10 factores associados aos requisitos da norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial ISO26000 e à estratégia da União Europeia para a responsabilidade social empresarial.
Os sectores que mais empenho demonstraram foram os das Companhias Petrolíferas (80%), Operadores de Gás Natural Liquefeito (62,3%), Companhias de Perfuração (60%), Operadores de Navios Tanque (56%) e Operadores de Porta-contentores (54,7%). Os que menos preocupação revelaram foram os Operadores de Cargueiros de Granéis (32.2%), Associações (35,3%), Portos (36,9%) e Clubes de Protecção e Indemnização (36,9%).
O meio mais utilizado pelas empresas para cumprir a sua responsabilidade social é o relatório de políticas sociais nos seus sites (93,2%), seguido da promoção da percepção por via da formação e treino (76,9%), actividades pro-bono e doações (61%), uso de um código de conduta de comportamentos transparentes (53,8%) e aquisição da certificação pela norma ISO 9001 (53.7%).
De acordo com o SAFETY4SEA, os comportamentos de responsabilidade social empresarial surtem efeito na imagem das empresas que os praticam, bem como na da generalidade da indústria, pelo que as companhias devem integrá-los nos seus negócios. E ao fazê-lo, devem atribuir prioridade à saúde e segurança ocupacional, à protecção ambiental e à luta contra a corrupção e ética nos negócios.
Por esse motivo e por ser responsável pelo transporte de 90% do comércio mundial, esta indústria deve desenvolver negócios sustentáveis e criar uma confiança que induza cada vez mais interessados a adoptarem práticas de responsabilidade social empresarial, considera o SAFETY4SEA.
Jornal da Economia do Mar
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