Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 434 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 434 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Pontaria
Página 1 de 1
Pontaria
Já entrou em vigor sem que se tenha dado por isso… E não se deu por isso porque também não vai alterar nada no nosso dia-a-dia! A meu ver continua tudo praticamente na mesma.
Agora por cada infracção rodoviária corremos o risco de perder pontos. Para além do pagamento de multa e eventualmente “perda” da carta. Esta última parte já não é nova! O novo resume-se apenas ao facto de tornarmos a condução uma espécie de “vídeo-jogo”.
Começamos todos com 12 pontos. Por cada aselhice podemos perder entre 2 a 6 pontos (com excepções relativas a álcool e substâncias psicotrópicas) conforme a gravidade dos actos. De referir que os insultos não serão dedutíveis nesta tabela. Isso ainda é isento. O máximo que pode acontecer é ter que levar uns pontos se do outro lado estiver alguém com idêntica disposição.
Chegados aos 4 pontos, somos convidados para voluntariamente à força frequentar uma acção de formação de segurança rodoviária. Entende-se! Podemos ter faltado a alguma aula e estar aí a razão para tamanha escorregadela na pontuação.
Se ainda assim formos capazes de perder mais pontos e atingirmos os 2, temos de realizar uma prova teórica do exame de condução. Parece-me justo! Afinal já fomos capazes de perder duas mãos cheias de pontos (ou é do malho ou do malhadeiro!).
Caso seja alcançada a proeza de reduzir os pontos a nada, aí game-over. Nada mais resta senão ficarmos 2 anos a andar no lugar do pendura. Ou de transportes públicos. Ou a pé. Porque não?
E para ganhar?! Como podemos ganhar pontos?
Isso é fácil… Basta sermos uns condutores exemplares e no final de 3 anos (na estrada passa a voar) sem contraordenações são-nos atribuídos 3 pontos (uma espécie de “vida extra”). De referir apenas que a tabela contempla unicamente valores entre 0 e 15! Aceita-se! Não queriam mais nada? Na vida real não se compram pontos (julgo eu) como nos jogos virtuais. Assim era canja! Toca a arrecadar uma centena deles e siga esbanjá-los por aí… A diferença é que no PC não morre gente! Mas na estrada um erro pode custar caro e não permitir um recomeço.
Mas como em tudo, pode haver um caso ou outro de manifesta falta de “sorte”. Não desesperemos! Na eventualidade de termos perdido os pontos necessários para a manutenção da carta, há por aí peritos em processos de impugnação de resultados e classificações! Via secretaria pode ser que para além de não perdermos a carta, ainda consigamos ficar com carta de pesados…
Um abraço
Ponto
Pedro Nunes Médico dentista
Diário de Notícias da Madeira
Sexta, 17 de Junho de 2016
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin