Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Tópicos semelhantes
Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2023  cais  2014  2011  2015  cmtv  2013  2010  2016  2019  2018  2012  tvi24  2017  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Na hora da saída EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Na hora da saída EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Na hora da saída EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Na hora da saída EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Na hora da saída EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Na hora da saída EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Na hora da saída EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Na hora da saída EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Na hora da saída EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Na hora da saída Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
50 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 50 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Na hora da saída

Ir para baixo

Na hora da saída Empty Na hora da saída

Mensagem por Admin Seg Jun 27, 2016 11:59 am

Presente e futuro. Sei que serei exonerado do cargo de presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, onde tomei posse há três anos, após concurso público, para um mandato de cinco anos. Não questiono a legitimidade: o Governo informa que eu desobedeci a uma orientação política. Com a mesma humildade, eu entendo que o que me foi pedido ultrapassava em muito esse contexto. Para além da ingerência na autonomia da Autoridade de Gestão, prévia e sucessivamente anunciada nos jornais, o que me pediam depois que formalizasse constituía uma grave violação de princípios que nunca quebrei e que espero bem nunca o fazer.

Na entrada na CCDR-N, entreguei ao Tribunal Constitucional, com cópia para os meus serviços, a declaração do meu património e rendimentos. De forma simples: anexando cópia dos extratos de todas as minhas contas bancárias e património inscrito no Portal das Finanças. Farei o mesmo após a saída. Mais fragilizado, mas sem azedume por esse facto.

Também ficou claro e registado "ad initium" o meu impedimento de participar em qualquer decisão que envolvesse entidades com que tenha tido algum relacionamento no passado, com a Universidade do Porto à cabeça. Não fui, não sou, nem nunca serei consultor de entidades da Região do Norte, que em algum momento tenham, ou não, beneficiado de apoios durante a minha gestão. Faz anos que não tenho participação direta ou indireta em qualquer atividade económica privada.

Nos próximos quatro anos, não quero ter ligação a qualquer iniciativa de natureza política de cariz local ou regional. Não sou nem serei candidato a coisa nenhuma. Mais não farei do que trabalhar na Universidade do Porto e, através dela, com iniciativas e entidades que o justifiquem. Como cidadão, com mais tempo para mim próprio, para a minha família e para colaborar na instituição que adoro, o FC Porto.

A minha visão. A gestão das CCDR está muito marcada pela importância da gestão de fundos estruturais, em detrimento da sua missão de gestão, planeamento e prospetiva do território. Este estado da arte causa problemas sérios, em especial quando os constrangimentos orçamentais dos municípios e de outras estruturas públicas acentuam a sua dependência direta dos fundos comunitários, agora uma espécie de "orçamento de estado II", para realizar investimentos. Isto constitui um problema, porque financiar políticas públicas com fundos estruturais pode permitir resolver problemas no imediato, mas compromete o futuro.

O ciclo 2014-2020 representa uma opção por parte da UE e dos países da coesão na identificação da competitividade e internacionalização da economia como a chave do desenvolvimento económico e social. E de forma evidente, ao desígnio definido correspondeu uma opção equivalente na afetação de recursos. Por exemplo, o Norte 2020 tem, nos três eixos relativos à investigação e inovação, apoio às pequenas e médias empresas e qualificação dos recursos humanos, mais de dois terços dos recursos, de um total de 3,4 mil milhões de euros. E isto foi uma opção, da UE e de Portugal, não do gestor do PO Norte. Daqui resulta uma menor disponibilidade de recursos para as chamadas operações públicas de investimento. É possível propor uma reprogramação destes fundos, alterando as prioridades? Claro que sim. Mas então é preciso dizer com clareza onde vamos cortar, por forma a aumentar o investimento público em infraestruturas. Cortamos na investigação e inovação? No apoio às PME? Ou na qualificação dos recursos humanos? É importante colocar esta questão agora e de forma transparente, evitando demagogias.

Justiça e equidade. Os fundos estruturais têm como principal e decisiva missão assegurar o princípio da convergência. Entre países da UE, dentro de cada país nas regiões mais pobres e, dentro destas, privilegiando os territórios com maiores necessidades. Exigir e pugnar pela utilização de capitações idênticas em todo o território do Norte de Portugal será matar por muito tempo qualquer espírito de coesão. Do meu lado, nunca dividi, pelo contrário, encarei sempre cada projeto, em cado ponto do território, como o mais importante da minha vida. Todos os autarcas, sem exceção, foram tratados com respeito, educação e empenho pessoal. Do Porto a Freixo de Espada a Cinta, com a consciência de que mesmo que a capitação seja dez vezes superior neste último caso, ela só será de apenas dez por cento do valor total da primeira.

PROF. CATEDRÁTICO DA UP

EMÍDIO GOMES
Hoje às 00:00
Jornal de Notícias
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos