Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2011  cmtv  2017  2023  2012  2018  2019  2015  tvi24  cais  2013  2016  2014  2010  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Para inglês ver EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Para inglês ver EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Para inglês ver EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Para inglês ver EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Para inglês ver EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Para inglês ver EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Para inglês ver EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Para inglês ver EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Para inglês ver EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

Para inglês ver Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
355 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 355 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Para inglês ver

Ir para baixo

Para inglês ver Empty Para inglês ver

Mensagem por Admin Sex Jul 01, 2016 9:59 am

Nos três primeiros pontos, a nossa posição é a que está neste texto. Nos restantes, que não nos afetam, espere pela atitude britânica e, depois, apoie aquilo que eles disserem. Num primeiro momento, pensei ter ouvido mal as instruções, dadas num gabinete do Palácio das Necessidades, na véspera da minha partida para uma reunião no Luxemburgo, nesse primeiro semestre de 1986, entrados "de fresco" nas instituições comunitárias. A minha surpresa tinha também a ver com o facto de, nas tais questões em que deveria "seguir os ingleses", ter alguma opinião e fundamentos para ela, numa matéria que estudara e julgava conhecer bem. Nada disso me valeu: devia proceder como indicado. Regressei ao meu serviço, então bem longe do edifício central do Ministério dos Negócios Estrangeiros, com a secreta e residual esperança de que Londres pensasse como eu... Já não sei como tudo acabou.

Foi assim durante muitos anos. Séculos. Na ida da corte para o Brasil, na abertura dos portos lá decidida, na tutela permanente da nossa política externa, com o fantasma de Madrid no nosso horizonte. Um dia, o nosso "mapa cor-de-rosa" foi contraditório com o projeto inglês de ligar o Cairo ao Cabo e lá veio o "ultimatum". O país entrou numa daquelas emoções nacionalistas que, a espaços, lhe sobrevêm, num "afrontamento" típico de uma nação em menopausa. Fez um hino em que apelava a "contra os bretões, marchar, marchar!". Depois, "baixou a bola" e, no lugar de "bretões" colocou "canhões", como se nada se tivesse passado. Pelas costas, Londres negociou duas vezes com a Alemanha uma partilha das nossas colónias e ainda flirtou com Madrid, quando pensava poder cá recolocar o rei que acolhia.

Os republicanos, repudiados por Londres, só com o sacrifício da Flandres conseguiram lugar à mesa de Versalhes. Depois, a Inglaterra acomodou-se ao Estado Novo, controlou-lhe as hesitações face aos "aliados" e, no fim da guerra, ficou-lhe grato pelo volfrâmio e pelos Açores. Salvou a pele política a Salazar, numa "neutralidade colaborante" com a ditadura, que teve então o desplante de dizer que fazia eleições "tão livres como na livre Inglaterra". Esquecendo os crimes do regime, colocou Portugal no "Mundo livre" da NATO e, depois, na EFTA. E, diplomaticamente, excetuada a questão colonial, domesticou as Necessidades, onde o "lobo" ibérico justificava uma permanente ideologia de subordinação.

A entrada na UE "libertou" Portugal de Londres, mesmo se, no início, episódios como aquele com que abri este texto ainda ocorressem. Mas foi sol de pouca dura. Em política europeia, cada um foi por seu lado. E agora? Regressamos à "oldest alliance", recuperada nos últimos dias na retórica caseira? Acredito tanto nela como os britânicos.

FRANCISCO SEIXAS DA COSTA, EMBAIXADOR
Hoje às 01:26
Jornal de Notícias
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo