Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 288 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 288 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Brexit pode afectar transporte marítimo de contentores
Página 1 de 1
Brexit pode afectar transporte marítimo de contentores
Xeneta antecipa imprevisibilidade nos porta-contentores
A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) terá um impacto negativo em todos os envolvidos no transporte marítimo de contentores, incluindo carregadores, transitários e os próprios transportadores, de acordo com a plataforma online sobre fretes marítimos de carga contentorizada Xeneta, refere o World Maritime News.
De acordo com Patrik Berglund, CEO da Xeneta, citado pelo jornal, “a última coisa de que este segmento precisa é ainda mais imprevisibilidade e disrupção”. Num segmento que já tinha alguma dose de imprevisibilidade antes do Brexit, será impossível prever como é que a decisão vai influenciar as tarifas dos fretes no futuro imediato, considera o mesmo responsável.
Nos últimos 40 anos, o Reino Unido fez parte de um grande bloco comercial capaz de negociar tratados comerciais vantajosos, incluindo direitos de importação, com outros Estados ou blocos comerciais. A sua saída da UE, despojados do anterior poder negocial comunitário, implicará novos acordos dos britânicos e “conduzirá indubitavelmente direitos de importação mais elevados e portanto, a maiores custos para os carregadores”, refere Patrick Berglund, citado pelo jornal.
O mesmo responsável acrescenta que o fluxo de porta-contentores conhecerá uma nova asfixia e maior complexidade, forçando os carregadores a considerar alternativas, como o reposicionamento de instalações em locais a partir dos quais o comércio seja mais simples.
O jornal recorda que as tarifas para os contentores de 40 pés colapsaram ao longo dos últimos dois anos, com a média de curto prazo de Shangai para Roterdão situada actualmente 60% abaixo dos valores de 2014, induzida pelo excesso de capacidade no mercado e pela forte concorrência.
Entretanto, previsões do princípio de Junho indiciavam que o Brexit poderia conduzir a um declínio nas vendas e importações britânicas, e com isso afectar vários portos europeus, em especial os que efectuam exportações e transhipment para o Reino Unido, como Bremerhaven, na Alemanha, Zeebrugge e Antuérpia, na Bélgica, e Barcelona, em Espanha. Sem esquecer os próprios portos britânicos.
Segundo algumas análises, a diminuição no comércio automóvel, por exemplo, pode afectar particularmente os portos de Vlissingen, na Holanda, que processa exportações da Ford Europa para o Reino Unido, e Cuxhaven, na Alemanha, importante porta de saída em transporte marítimo de curta distância da BMW para o outro lado do Canal da Mancha.
Jornal da Economia do Mar
Tópicos semelhantes
» CEO da Xeneta avisa: 'Brexit' acentua incerteza no transporte marítimo de contentores
» Aumento da procura pode induzir crescimento no transporte marítimo a cinco anos
» Transporte marítimo de contentores perdeu menos que o esperado
» Aumento da procura pode induzir crescimento no transporte marítimo a cinco anos
» Transporte marítimo de contentores perdeu menos que o esperado
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin