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Custo-benefício de Bruxelas chumba financiamento da ligação ferroviária Aveiro-Mangualde
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Custo-benefício de Bruxelas chumba financiamento da ligação ferroviária Aveiro-Mangualde
O plano de investimentos ferroviários apresentado pelo Executivo, no passado mês de Fevereiro, sofreu uma baixa importante: uma análise custo-benefício negativa por parte da Comissão Europeia ditou a rejeição do projecto da linha ferroviária que faria a ligação entre Aveiro e Mangualde. O projecto candidatara-se, no âmbito do fundo Connecting Europe Facility (CEF), a um financiamento comunitário de 404,8 milhões de euros,
Os números foram avançadas em primeira mão pelo jornal 'Público', que adiantou que o projecto de ligação ferroviária teria um custo total de 675,3 milhões de euros, tendo assim Portugal candidatado-se a um financiamento de 60% do valor global da empreitada. O projecto reprovou num dos aspectos mais valorizados actualmente pela Comissão: o custo-benefício. Apesar do chumbo vindo de Bruxelas, o Governo português pode voltar a apresentar a candidatura para o financiamento do projecto até ao final do presente ano,
Vista por muitos como uma alternativa mais viável e sólida à modernização da Linha da Beira Alta, a ligação Aveiro-Viseu-Mangualde ocupava a segunda posição na hieraquia dos projectos mais dispendiosos que integravam o plano de investimentos na estrutura ferroviária portuguesa. Este pode ser um golpe significativo na persecução de uma ferrovia mais dinamica e moderna, preocupação já sublinhada pela ADFERSIT, que recentemente criticou o desaproveitamento dos fundos comunitários por parte de Portugal devido "à falta de mérito" dos projectos apresentados.
05/07/2016
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