Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cmtv  cais  2014  2023  2016  2013  2017  2018  2010  tvi24  2011  2012  2019  2015  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
O Barreiro é Futuro EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
O Barreiro é Futuro EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
O Barreiro é Futuro EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
O Barreiro é Futuro EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
O Barreiro é Futuro EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
O Barreiro é Futuro EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
O Barreiro é Futuro EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
O Barreiro é Futuro EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
O Barreiro é Futuro EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


O Barreiro é Futuro Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
282 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 282 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

O Barreiro é Futuro

Ir para baixo

O Barreiro é Futuro Empty O Barreiro é Futuro

Mensagem por Admin Qua Jul 06, 2016 10:51 am

O Barreiro é Futuro Recreativo%20003_1381707464_1399608685


O Barreiro deve ter um papel relevante no contexto da Área Metropolitana de Lisboa, como polo de desenvolvimento económico, social e cultural. Esta relevância será potenciada se o concelho for dotado de melhores acessibilidades internas e externas, que permitam uma ótima mobilidade a toda a população.

O Barreiro é um território de aspeto retangular e pode definir-se como uma península ancorada na grande península de Setúbal, a sul do estuário do rio Tejo. Pela sua localização geográfica o Barreiro é uma ponte terrestre de ligação entre os portos de Lisboa e de Setúbal.

O mar tem sido o meio de crescimento do Barreiro. Há mais de dois mil anos que o Homem ocupa a península do Barreiro, dando utensilagem ao Barreiro na transição entre o norte e sul do rio Tejo. Já os Romanos utilizavam o Barreiro como meio de transição fluvial vs terrestre, a sudoeste da península do Barreiro, no Porto da Romagem. Os Romanos fundaram este porto como ponto de partida da principal via terrestre romana a Sul do Tejo, que ia para lá de Mérida e seguindo até Roma. O Porto da Romagem tornou-se um porto geoestratégico importante, nomeadamente, militar, logístico e económico.

Os árabes quando dominaram territorialmente a Península Ibérica também se serviram do Barreiro como forma de passagem dentro da península, mas também construíram uma grande quantidade de moinhos de maré, com a finalidade de proceder à moagem de cereais.

Portugal desde a sua fundação, que tem vindo a ver no território do Barreiro uma forma de expansão para sul. Primeiro no reinado de D. Afonso Henriques, como meio para abastecer as populações conquistadas a sul do Tejo. 

Já no reinado de D. Afonso IV foi construído no Barreiro, em Vale de Zebro, os fornos de biscoitos, que constituíram um complexo industrial de grande expressão à época. Estes fornos tiveram grande importância até ao século XVII, pois abasteciam a armada portuguesa.

O Barreiro que dois mil anos depois da sua utilização sistemática, se viu renascer com a linha-férrea que ligaria o Barreiro a Setúbal, ao Alentejo e o Algarve a partir do século XIX. Esta via permitiu que o Barreiro se tornasse um ponto de passagem entre a capital e o sul do país, no caminho do desenvolvimento e da industrialização.

O comboio foi e é sinal de desenvolvimento. Com o novo meio de transporte desenvolvem-se a indústria corticeira e indústria mineraleira no Barreiro. A cortiça vinha de todo o Alentejo pela via ferroviária e era transformada no Barreiro, num sem número de empresas. Ao Barreiro chegava minério, que seguia por via marítima. 

Finalmente chega em 1907 a indústria química, com o grupo C.U.F. a comprar terrenos e a instalar-se no Barreiro. Estas instalações situam-se a nordeste do concelho do Barreiro e confinam com a linha do caminho-de-ferro do Barreiro. Ao instalar-se neste território a C.U.F. ficou posicionada para receber matérias-primas e escoar produtos transformados por via marítima e por via-férrea. 

Nos anos setenta e oitenta do século passado começa a desarticulação da indústria química no Barreiro, com o quase desaparecimento da maior fonte de riqueza do Barreiro, a mão-de-obra dos seus trabalhadores, que partiram à procura de melhores condições de vida. 

Depois veio o inevitável, a diminuição da atração do concelho do Barreiro, a diminuição do número de habitantes, a diminuição drástica da capacidade de criar riqueza e a transformação do concelho num dormitório periférico da cidade de Lisboa e num Concelho eminentemente de serviços.

O Barreiro encontra-se hoje numa encruzilhada, entre transformar-se definitivamente num dormitório de Lisboa, ou voltar a ser um polo de desenvolvimento e progresso, tirando partido da sua posição geoestratégica, como criador de riqueza para Portugal. 

É necessário planear o futuro e contrariar o determinismo que o Barreiro está condenado a ser uma cidade periférica, que serve de dormitório e de prestador ocasional de serviços.

O determinismo geográfico do Barreiro tem sido determinante para o desenvolvimento do país, encontrando-se sedento de políticas nacionais tendentes ao crescimento. 

Face ao momento presente, apresenta-se uma proposta de análise SWOT para o Barreiro.

Pontos Fortes
 Posição geoestratégica do Barreiro.
 Península do Barreiro ser a ligação terrestre entre o porto de Lisboa e o Porto de Setúbal.
 Ampla frente ribeirinha (14 km).
 Ser banhado pelo rio Tejo e pelo rio Coina.
 Existência de portos marítimos de qualidade.
 Concelho com História bastante rica.
 Grande parque empresarial e industrial com cerca de trezentos hectares.
 Terminal rodo-ferro-fluvial.
 Forte densidade populacional.
 Saber fazer dos Barreirenses.

Pontos Fracos
 Fraco dinamismo.
 Pouco atrativo.
 Decréscimo da população desde 1981.
 Envelhecimento da população.
 Elevada taxa de desemprego.
 Escassez de emprego.
 Ser um concelho eminentemente de serviços.
 Tecido industrial envelhecido.
 Ser dormitório de Lisboa.
 Problemas ambientais provocado pela industrialização.

Oportunidades
 Aproveitamento do determinismo geográfico do Barreiro.
 Desenvolvimento industrial ligado às tecnologias de ponta.
 Desenvolvimento do polo ferroviário do Barreiro.
 Desenvolvimento da plataforma multi-modal.
 Desenvolvimento sustentável da atratividade da Mata da Machada.
 Desenvolvimento de atividades lúdicas, desportivas e economicamente sustentáveis ligadas aos Rios Tejo e Coina.

Ameaças
 Falta de investimento público nacional em projetos estruturantes, nomeadamente Terceira Travessia sobre o Tejo, polo ferroviário, plataforma multi-modal do Barreiro, ligação rodoviária Barreiro – Seixal.
 Atratividade de Concelhos limítrofes.

Face à análise feita, ao posicionamento geoestratégico do Barreiro e ao momento atual, faz-se um conjunto de propostas:
- Definição de eixos de desenvolvimento, que tenham em conta o território da Baía do Tejo no Barreiro (plataforma multi-modal do Barreiro), o polo ferroviário, as acessibilidades (existentes e necessárias), a mobilidade e o ambiente (enfoque para a Mata da Machada e Sapal do Coina);
- Produção de medidas potenciadoras de um desenvolvimento sustentável;
- Criação de condições de atração para o território;
- Manter e evoluir nas condições de participação das populações nas decisões estratégicas para o Barreiro;
- Requalificação do espaço urbano, nas áreas de reabilitação urbana, bem como na manutenção das condições existentes em áreas urbanas novas, ou já requalificadas;
- Compatibilização do espaço urbano com a estrutura etária da população;
- Melhorar o ambiente com a resolução dos passivos ambientais existentes;
- Promoção dos Rios Tejo e Coina.

Propostas para o Futuro

O Barreiro encontra-se hoje mais uma vez no caminho do progresso. Após a estagnação, que levaram à contínua desarticulação do tecido industrial, que implicou a transformação do Barreiro num concelho de serviços e dormitório da cidade de Lisboa, podemos hoje acreditar que o Barreiro vai crescer. 

Para que seja possível este crescimento é necessário que o concelho seja dotado de propostas capazes de realizar este empreendimento.

Desenvolvimento Económico

O Barreiro necessita de uma estratégia assente em emprego e desenvolvimento sustentável, a partir do território da Baia do Tejo e do Pólo Ferroviário do Barreiro. Esta estratégia deve ainda passar pelo conhecimento do tecido económico Barreirense, caracterizando-o e promovendo as suas potencialidades. 

O território da Baía do Tejo é um espaço único na Área Metropolitana de Lisboa, dotado de infraestruturas, com tradição e cultura de produção em tecnologia de ponta, enraizado na evolução do Barreiro e da sua população, apresentando um potencial de aproveitamento e de índices de qualidade de fixação de empresas que se traduzem em mais-valias para o concelho.

Pela importância do território da Baia do Tejo, entende-se definir as seguintes propostas para a sua reabilitação:
- Modernização da indústria existente, criando condições de sustentabilidade e de salvaguarda do meio ambiente, promovendo indústrias de mão de obra valorizada e de componente produtiva ecologicamente sustentada. 
- Atração de novos investimentos em áreas ligadas às tecnologias de ponta;
- Concretização da plataforma multi-modal do Barreiro;
- Diversificação da atividade industrial;
- Criação de zonas de serviços de qualidade;
- Encarar o território da Baía do Tejo de forma integrada e não como um conjunto de peças desconexas;
- Criação de equipamentos que sirvam toda a população no território;
- Fecho da malha urbana;
- Concretizar a integração entre o espaço, o desenvolvimento e a excelência.

O Pólo ferroviário do Barreiro tem hoje uma situação preocupante, com uma drástica diminuição de trabalhadores, por força da substituição do material a diesel, por material elétrico e nestas oficinas apenas se continuar a reparar material a diesel. É importante que o Barreiro mantenha um polo ferroviário, moderno, respondendo às necessidades de manutenção e reparação presentes.

Associado aos transportes ferroviários é ainda necessário:

- Reintegrar o Barreiro na Rede Nacional de Comboios de médio e longo curso (Regionais, Inter Regionais e Inter Cidades);
- Assegurar a complementaridade entre os comboios e os restantes transportes. 

O desenvolvimento económico do Barreiro poderá ainda passar pela concretização de:
- Captação de investimento e apoio público, pelo poder central, à implantação de empresas;
- Apoio público à fixação de empresas orientadas para a investigação científica;
- Apoio público às micro, pequenas e médias empresas;
- Promoção e divulgação do comércio local de forma integrada;
- Promoção do turismo, potenciando as vertentes históricas e culturais;
- Promoção da economia do estuário, numa lógica sustentada no desenvolvimento moderno de pesca artesanal, ecologicamente sustentada e refletindo o investimento na zona ribeirinha. Promoção de indústrias verdes ligadas à pesca e ao marisco (depuradoras e seca de pescado). 
- Promoção de uma cultura ligada ao emprego com direitos, ao aumento das massas salariais, ao aprofundamento dos direitos sociais, isto é, melhor distribuição da riqueza criada. 

Território, Ambiente e Qualidade de Vida

Um desenvolvimento económico, social e cultural, harmonioso e sustentável, deve ser o caminho para a melhoria contínua da qualidade de vida das populações. Associado ao bem-estar das populações devem também ser tomadas medidas de proteção da natureza e da construção de mais e melhores espaços verdes.

Neste sentido apresenta-se as seguintes propostas:
- Criação de cultura de proteção da natureza, através de programas de incentivo à sua preservação;
- Reflorestar e conservar a Mata da Machada e o Sapal de Coina;
- Proteger a floresta;
- Promover a utilização lúdica, desportiva e cultural das zonas de estuário. 

Os serviços urbanos são essenciais à melhoria da qualidade de vida, pelo que se considera fundamental implementar as medidas que se descrevem:
- Manutenção da excelência da rede de abastecimento de água;
- Aumento da rede separativa de redes de esgotos e águas pluviais;
- Manutenção do serviço de excelência dos Transportes Coletivos do Barreiro;
- Manutenção do espaço público cuidada e permanentemente, nas vertentes de higiene urbana, jardins, calcetamento, sinalização de trânsito (vertical e horizontal), toponímia, papeleiras, asfaltamento, entre outros;

A Gestão do Território deverá ainda contemplar:
- Desenvolvimento de uma utilização otimizada da rede de equipamentos desportivos, culturais, recreativos, sociais, de ensino, de saúde e de segurança;
- Promoção de acessibilidade de todos os cidadãos a todos os locais;
- Reconversão das áreas urbanas de génese ilegal;
- Promover as Áreas de Reabilitação Urbanas:
- Continuação da qualificação e desenvolvimento das áreas ribeirinhas;
- Melhorar as acessibilidades internas e externas.

Mobilidade e Acessibilidades

O Barreiro deve ter um papel relevante no contexto da Área Metropolitana de Lisboa, como polo de desenvolvimento económico, social e cultural. Esta relevância será potenciada se o concelho for dotado de melhores acessibilidades internas e externas, que permitam uma ótima mobilidade a toda a população.

De seguida enumeram-se propostas para melhoria das acessibilidades e da mobilidade:
- A construção da terceira travessia do Tejo, que venha a ligar o Barreiro a Lisboa e nas componentes rodoviária e ferroviária (com inclusão da alta velocidade);
- Ponte rodoviária de ligação entre o Barreiro e o Seixal;
- A construção do Metro Sul do Tejo;
- Melhorar o serviço dos transportes coletivos do Barreiro, através de mais autocarros, com mais trajetos, que correspondam às necessidades das populações, com o necessário apoio do poder central. 

Participação

O crescimento do Barreiro depende da concretização de muitas medidas e de muito trabalho. A participação de toda a população é o um meio de se conseguir atingir o sucesso, rumo a um Barreiro com futuro. É necessário continuar a aprofundar o trabalho de participação da população na vida do concelho.

Porque o Barreiro somos todos nós, porque o Barreiro é Futuro. 

Por Carlos Moreira
Barreiro
05.07.2016 - 19:42
ROSTOS.pt
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos