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Porto de Sines reforça posição de liderança no sector
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Porto de Sines reforça posição de liderança no sector
O porto de Sines foi o único no Continente a aumentar o volume de mercadorias movimentadas no período entre Janeiro e Maio deste ano, representando já 53,3% do total.
O porto de Sines continua a ganhar quota de mercado. Segundo os dados recolhidos pela AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, a que o ‘Económico’ teve acesso, o porto liderado por João Franco foi, aliás, o único que registou um crescimento das mercadorias movimentadas no período entre Janeiro e Maio deste ano.
“No período de Janeiro a Maio de 2016, os portos comerciais do Continente movimentaram cerca de 36,9 milhões de toneladas, mantendo sensivelmente o nível de movimentação global do período homólogo de 2015, e resultando da conjunção de uma quebra de ‐3,1% na carga embarcada e de um acréscimo de +2% na carga desembarcada”, destaca um document da AMT, a que o ‘Económico’ teve acesso.
Em termos globais, as mercadorias movimentadas nos portos continentais nos primeiros cinco meses deste ano registaram um decréscimo de 0,2% face ao período homólogo de 2015.
“Este comportamento global do sistema portuário resulta de quebras de movimentação em todos os portos, com excepção de Sines, que regista um acréscimo de carga de +9,6%, impulsionado nomeadamente pelo aumento de +30,1% no volume de petróleo bruto e de +21,2% no volume da carga contentorizada”, adianta o referido document da AMT.
Tendo em conta este desempenho, o porto de Sines reforçou a sua posição de liderança no sector portuário nacional.
Com um total de 19,6 milhões de toneladas movimentadas no período em apreço, o porto de Sines passou a representar 53,3% do total do movimento portuário, com uma taxa média de crescimento de +13,2% ao ano, considerando os períodos Janeiro‐Maio desde 2012.
A AMT sublinha ainda que “a crescente relevância do porto de Sines se deve em parte ao crescimento do tráfego de ‘transhipment’ de carga contentorizada”.
O porto alentejano teve também um cmportamento positive no segment de contentores, com uma subida de 6,2% no período em análise.
“O mercado de contentores registou um volume de quase 1,1 milhões de TEU [medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento], correspondente a um acréscimo de +0,5% face ao período de Janeiro a Maio de 2015, tendo, no entanto, diminuído em ‐1,1% em número de contentores, independentemente da sua dimensão. Estas taxas de variação evidenciam uma crescente substituição de contentores de 20’ [pés de comprimento] por contentores de 40’ [pés de comprimento]”, acrescenta a AMT.
Desta forma, o comportamento do mercado de contentores no período em análise é caracterizado pelo crescimento nos portos de Setúbal, Leixões e Sines, cujo volume de TEU registou variações de +39,1%, +12,4% e +6,3%, respectivamente, e pela quebra de ‐38,7% no porto de Lisboa e de ‐1,7% na Figueira da Foz.
“Em termos de tráfego global de contentores, o porto de Sines reforça a posição de líder neste segmento de mercado, aumentando para 53,9% o peso que representa no total de TEU movimentados, com +1,5 pontos percentuais, seguindo‐se Leixões que subiu 0,8 pontos percentuais para 26,9%, Lisboa surge na terceira posição com 11,9%, após perder 2,6 pontos percentuais, e Setúbal cresce 0,1 pontos para 6,5%”, resume a AMT.
11 Jul 2016
Nuno Miguel Silva
nuno.silva@economico.pt
Económico
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