Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 460 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 460 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
V. Caldeirinha: "Alargamento do Canal do Panamá não será o 'El Dorado' que se falou"
Página 1 de 1
V. Caldeirinha: "Alargamento do Canal do Panamá não será o 'El Dorado' que se falou"
No debate sobre o Canal do Panamá realizado na Escola Náutica Infante D. Henrique, promovido pela própria ENIDH e pela MSC Portugal, estiveram várias figuras ilustres do sector marítimo portuário nacional, com perspectivas diferentes nalguns pontos mas coincidentes no ponto essencial: o alargamento do Canal do Panamá trará benefícios para Portugal mas não numa escala a que se chegou a falar. Aliás, é nos mercados americanos que se espera o maior impacto desta obra de grande dimensão.
Vítor Caldeirinha, especialista do sector portuário, foi um dos que defendeu que os efeitos serão positivos mas moderados. "O alargamento do Canal do Panamá terá certamente influência em Portugal mas não será o 'El Dorado' de que se falava há uns anos", admitiu. Referiu ainda a existência de autores que antecipam até efeitos negativos para mercados como o português devido à perda de tráfego do Canal do Suez...
O especialista portuário lembrou ainda limitações do Canal do Panamá face ao Canal do Suez (o calado, a maior distância na ligação Europa-Ásia ou as tarifas), embora tenha destacado a questão da instabilidade política como uma desvantagem muito importante para o Suez.
Vítor Caldeirinha lembrou ainda o caso do Canal da Nicarágua como futuro actor que revolucionará todo o tabuleiro: "O futuro Canal da Nicarágua é algo que está agora um pouco mais parado mas que mais cedo ou mais tarde deverá avançar e por aí sim passarão os navios de maior dimensão".
Cruz Gonçalves destaca o crescimento do Panamá face ao Suez desde a expansão
Fernando Cruz Gonçalves, professor na ENIDH e também ele especialista na matéria, trouxe alguns números para a discussão, entre os quais o ganho de quota de mercado do Canal do Panamá face ao Canal do Suez, nestes poucos dias após o alargamento: "De uma quota de 48% do tráfego, o Panamá passou a deter 56%, o que demonstra um crescimento imediato face ao Suez".
E se atendermos ao número de navios que passam hoje pelo Panamá e que estão previstos passar no futuro, é de esperar que o crescimento seja bem maior no futuro: "No Canal do Panamá continuam a passar apenas quatro navios por dia mas a expectativa é a de que se chegue aos 14 navios diários". Dá para imaginar o impacto...
25/07/2016
CARGO Edições,Lda © 2016
Tópicos semelhantes
» Ampliação do Canal do Panamá não será “El Dorado” para Portugal e "no eixo de Setúbal a Viana do Castelo e igualmente as Ilhas"
» Porto de Sines vai ter novo serviço para aproveitar alargamento do Canal do Panamá
» «Será o Canal do Panamá do séc. XXI», refere Morales: Paraguai e Bolívia dão novo passo na ligação Atlântico-Pacífico
» Porto de Sines vai ter novo serviço para aproveitar alargamento do Canal do Panamá
» «Será o Canal do Panamá do séc. XXI», refere Morales: Paraguai e Bolívia dão novo passo na ligação Atlântico-Pacífico
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin