Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2018  2013  2015  2012  2014  cmtv  2023  2010  cais  2019  2011  tvi24  2017  2016  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Grandes hubs portuários perdem movimento de carga EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Grandes hubs portuários perdem movimento de carga EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Grandes hubs portuários perdem movimento de carga EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Grandes hubs portuários perdem movimento de carga EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Grandes hubs portuários perdem movimento de carga EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Grandes hubs portuários perdem movimento de carga EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Grandes hubs portuários perdem movimento de carga EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Grandes hubs portuários perdem movimento de carga EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Grandes hubs portuários perdem movimento de carga EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Grandes hubs portuários perdem movimento de carga Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
299 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 299 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Grandes hubs portuários perdem movimento de carga

Ir para baixo

Grandes hubs portuários perdem movimento de carga Empty Grandes hubs portuários perdem movimento de carga

Mensagem por Admin Ter Ago 09, 2016 1:48 pm

Grandes hubs portuários perdem movimento de carga FOTO-Singapura-610x310


Segundo a consultora Drewry

No primeiro semestre deste ano, o movimento de carga no porto de Singapura caiu 5% e o de Hong-Kong 10%, face ao período homólogo de 2015, reflectindo o que pode ser uma tendência de transferência de destinos das companhias de navegação para outros portos de transhipment, segundo a consultora Drewry, citada pelo World Maritime News.

Considerando que o transhipment representa cerca 85% do movimento de contentores em Singapura e um movimento também elevado em Hong-Kong, e que em ambos os portos o crescimento anual desde 2010 situa-se abaixo da média global, estes dados constituem um alerta para estes dois dos maiores hubs mundiais no transporte marítimo de mercadorias.

Além disso, refere o jornal, outros hubs, como os portos de Tanjug Pelepas e Port Kelang (Malásia), cresceram acima da média, na sequência do acolhimento crescente de transhipment das companhias de navegação e das grandes alianças para estes destinos. O jornal refere que o aumento da procura e novas infra-estruturas em terminais de economias emergentes, como a Malásia, o Vietname e a Indonésia, contribuem para esta mudança.

Mas não só. O fenómeno também se pode explicar face à pressão dos armadores para reduzir custos operacionais. E alguns transportadores estão a optar por escalas mais directas, à custa do transhipment, refere o jornal, e a adicionar escalas aos seus serviços semanais, o que aumenta o circuito das viagens e a necessidade de navios suplementares para manter a frequência do transporte. O que pode ajudar a absorver o excesso de oferta de transporte marítimo.

Por outro lado, menos mas maiores alianças, resultantes da concentração de serviços e empresas de transporte marítimo, gera outro risco aos grandes hubs, que é o da redução da pool de clientes de serviços portuários (menos serviços em navios maiores), com a consequente eventualidade de fatias maiores de negócios ganhos ou perdidos, considera a Drewry, citada pelo jornal.

A consultora, porém, nota que o aumento progressivo das grandes alianças pode até beneficiar os maiores portos de transhipment, onde existe “ampla capacidade”, como refere o jornal, para responder às exigências de volumes, também crescentes, de mercadorias, decorrentes da própria lógica das alianças. Estes portos podem ainda beneficiar de ligações fortes que possam ir criando com as companhias das alianças.

Jornal da Economia do Mar
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos