Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2013  cmtv  2010  cais  2019  2016  2018  2014  2015  tvi24  2017  2012  2011  2023  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Também quero ir para o INSEAD EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Também quero ir para o INSEAD EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Também quero ir para o INSEAD EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Também quero ir para o INSEAD EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Também quero ir para o INSEAD EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Também quero ir para o INSEAD EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Também quero ir para o INSEAD EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Também quero ir para o INSEAD EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Também quero ir para o INSEAD EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

Também quero ir para o INSEAD Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
290 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 290 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Também quero ir para o INSEAD

Ir para baixo

Também quero ir para o INSEAD Empty Também quero ir para o INSEAD

Mensagem por Admin Qua Ago 24, 2016 6:10 pm

Economia estagnada, venda do Banif subsidiada pelo Estado, viagens patrocinadas pelo sector privado. Mas o pior de tudo foi mesmo a gestão do processo Caixa Geral de Depósitos.

Poder-se-ia até culpar o anterior Governo e certamente que a Comissão Parlamentar de Inquérito mostrará que também a coligação foi, no mínimo, negligente com o banco público quando adiou uma solução para a equipa de gestão. Mas o que se espera de qualquer executivo é que resolva problemas: criados por si, pelos antecessores ou pelas pastas que tutela, como é o caso da Caixa Geral de Depósitos, ainda que indirectamente pelo facto do Estado ser o único accionista. E aqui a prestação do Executivo de António Costa foi absolutamente desastrosa.

1.      Propõe um conselho de administração executivo e não executivo que não encontra par na Europa sob o pretexto de monitorizar o risco do banco público. Neste conselho de administração há de tudo, inclusive gestores altamente competentes e de provas dadas mas que acumulariam funções de gestão nas suas empresas de origem que, por acaso, têm empréstimos avultados na Caixa Geral de Depósitos. Quando é que o tema do conflito de interesses deixou de fazer parte da dimensão de risco de um banco?

2.      Deixa que circulem os nomes da nova equipa da Caixa antes de garantir a sua aprovação pelo regulador, embaraçando pessoas cuja reputação é à prova de bala, como o caso de Leonor Beleza. Sim, estas decisões já não são tomadas entre o Ministério das Finanças e o Banco de Portugal: é o BCE que tem a última palavra e já é tempo de percebermos, depois do Banif, que Frankfurt e Bruxelas mandam. E ainda bem porque claramente os reguladores nacionais não foram capazes de evitar o pior na banca nacional.

3.      Propõe uma equipa ao BCE que simplesmente não respeita a lei portuguesa e passamos a vergonha de nos lembrarem que são as nossas leis que impedem que as pessoas que o Executivo escolheu ou aprovou para a Caixa simplesmente não estão aptas para desempenharem o cargo. Vergonha alheia.

4.      Ainda ouve de Frankfurt que algumas das pessoas que estão para integrar a nova equipa de gestão da Caixa precisa de ir ter formação adequada e aqui uma palavra para o BCE, que ainda decide escolher onde é que essa formação deve ser adquirida: numa escola privada, a mais cara da Europa, passando um atestado de incompetência às restantes escolas de negócios, as portuguesas incluídas. Nunca se viu algo semelhante, ter um regulador a avaliar CVs das escolhas dos accionistas para as suas empresas. Só ainda não decidi se isto é mau porque passa um atestado de incompetência ao Executivo português e podemos questionar o porquê das contratações públicas – se baseadas em mérito e currículo ou qualquer outro critério mais questionável – ou um caso gritante de ingerência do BCE para lá do que seria razoável.

Com tantos casos financeiros a mancharem o país, os políticos ainda não aprenderam o mais essencial sobre finanças e banca. Chama-se confiança. Não brincar com isso. Se quiserem brincar, então contratem-me a mim. Se o BCE questionar a minha falta de CV, não tem problema. Aceito com humildade ir para Paris, para uma das melhores escolas do mundo.

00:05 h
Alexandra de Almeida Ferreira, Consultora
Económico
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo