Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 164 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 164 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Hanjin concentra contentores europeus em Roterdão
Página 1 de 1
Hanjin concentra contentores europeus em Roterdão
Roterdão, Los Angeles e Singapura são os portos “escolhidos” pelas autoridades sul-coreanas para ali concentrarem a movimentação das cargas a bordo dos navios da Hanjin Shipping, impedidos que estão a ser de atracar em cada vez mais portos, por causa das dívidas acumuladas.
Dos 97 navios porta-contentores que compõem a frota da Hanjin, apenas 36 estarão a operar normalmente. Dos restantes 61, 47 estarão em alto mar e 13 estarão arrestados, impedidos de carregar ou descarregar mercadorias.
Exemplo das dificuldades sentidas: o Hanjin Switzarlanda, que preparava para entrar no Suez em viagem para Nova Iorque, teve de retornar ao Mar Vermelho por não haver quem pagasse as taxas de passagem no canal egipcio.
Desde a passada sexta-feira que uma “task force” sul-coreana, envolvendo as autoridades, está a lidar com a situação criada com o anúncio da bancarrota da Hanjin, tentando minimizar os seus impactes, desde logo para a economia do país.
De algum modo, Seul terá garantido que os navios da Hanjin não serão impedidos de atracar, nem arrestados com as mercadorias, nos portos de Roterdão, Los Angeles e Somgapura. Mas subsiste a questão de pagar as taxas devidas pela operação, o que deverá ser assegurado pelo Grupo Hanjin, como sublinhou o vice-ministro das financeiras sul-coreano.
A holding anunciou a injecção imediata do equivalente a 90 milhões de dólares na Hanjin Shipping para fazer face a despesas urgentes. Quase metade desse montante terá saído do bolso do próprio presidente do grupo. O governo de Seul poderá disponibilizar outros 90 milhões de dólares mas ainda não é certo.
Ainda, estar-se-á a falar numa gota no oceano das dívidas da Hanjin. E as últimas estimativas falam em 540 mil contentores retidos no mar.
Carregadores exigem desbloqueio dos contentores
O Conselho Europeu de Carregadores Europeus (ESC, na sigla em inglês) pretende que os terminais que tenham contentores da Hanjin Shipping bloqueados os entreguem aos destinatários. “Os contentores parados estão a bloquear a circulação global de mercadorias”, salienta a entidade.
O ESC sublinha que esta posição está concertada com a GSA – Global Shipper’s Alliance, entidade criada em Março de 2015 e que reúne a ASA (Associação de Carregadores da Ásia) e a AAEI (Associação Americana dos Exportadores e Importadores), além do próprio ESC.
Carregadores de vários pontos do mundo têm milhares de contentores bloqueados em trânsito porque os credores apreenderam os navios da Hanjin.
“É evidente que os operadores de terminais devem libertar as mercadorias e permitir a sua entrega para evitar a ruptura da cadeia logística”, afirma, citado pela assessoria de imprensa, o responsável pela política marítima do ESC, Fabien Becquelin.
6 Setembro, 2016 at 15:43
por T&N
Tópicos semelhantes
» Roterdão inaugura terminal de contentores 3.0
» Os Europeus não estão e perdaria de encantos a União Europeia estar o problema de comunicação dos assuntos europeus entre a União Europeia para os cidadãos Europeus
» Gigante Hanjin Shipping à beira da bancarrota
» Os Europeus não estão e perdaria de encantos a União Europeia estar o problema de comunicação dos assuntos europeus entre a União Europeia para os cidadãos Europeus
» Gigante Hanjin Shipping à beira da bancarrota
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin