Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 49 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 49 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Obras públicas ficam quase todas no papel; Grandes investimentos só na próxima década
Página 1 de 1
Obras públicas ficam quase todas no papel; Grandes investimentos só na próxima década
Os investimentos em obras públicas, nomeadamente no sector dos Transportes, estão manifestamente em stand-by. Entre Janeiro e Agosto foram lançados 1031 concursos para obras públicas e apenas 386 acordos foram celebrados.
Se para o sector dos Transportes, a situação tem sido lembrada bastantes vezes - várias têm sido as declarações a afirmar que, por exemplo no sector portuário, os grandes investimentos terão que ser privados - para o sector da construção a situação está bastante complicada.
«Um ano perdido para os investimentos na construção de obras públicas. Desde Janeiro que são lançados concursos mas que depois não são adjudicados, o que, além de dar falsa esperança às empresas, implica o custo de apresentar a candidatura», afirmou Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), lembrando que «a última obra pública que se fez foi o túnel do Marão, que já está concluído, depois disso não há mais nada. As empresas não podem planear».
Mas fonte do Ministério do Planeamento e Infraestruturas (MPI), liderado por Pedro Marques, nega que este tenha sido um ano perdido e aponta a mira ao anterior Governo: «Este não foi um ano perdido. Perdidos foram os quatro anos anteriores, agora estamos a preparar o lançamento de concursos que foram adiados nos últimos anos».
A mesma fonte ministerial, relativamente à quantidade de concursos lançados sem sucesso, refere que "muitos serão da responsabilidade das autarquias", desconhecendo por tal a razão pela qual estão parados.
Reis Campos salienta ainda que «Portugal está a afastar-se cada vez mais dos países da União Europeia ao diminuir o investimento no sector». «O país tem que crescer, criar emprego e pagar a dívida, mas sem a fileira da construção não será possível puxar essa carroça, sem esquecer que a internacionalização do sector é a que mais peso tem em Portugal», acrescenta, lembrando ainda que «o governo sabe disso e sempre que é abordado responde que falta dinheiro para avançar».
O Governo não tem negado a falta de capacidade para investimento público, até porque tem Bruxelas à perna. E é de Bruxelas que espera, também, alguma folga para investimentos, através de fundos comunitários. Ora, o sector dos Transportes beneficiará por exemplo, na ferrovia, de financiamento europeu de 2,72 mil milhões de euros nos próximos cinco anos, com o intuito de ligar os portos portugueses a Espanha. Essa é a prioridade do Governo.
Já sobre o aeroporto secundário de Lisboa, o chamado Portela+1, a fonte do Ministério refere que não necessitará de fundos comunitários uma vez que o «financiamento será privado, mesmo que seja renegociada a concessão».
Lembre-se ainda que em 2015 foi aprovado o PETI 3+. O mesmo tinha 53 projectos de obras públicas calendarizadas até 2020. Mas Reis Campos lembra que «todos os projectos foram considerados fundamentais e que o actual governo comprometeu-se a avançar com o plano, que representava um investimento de seis mil milhões de euros», mas que «não passava do powerpoint, a maioria dos projetos não tinham fonte de financiamento».
No Expresso, é referido que o investimento público deverá ficar novamente abaixo da fasquia dos 4 mil milhões de euros em 2017. E salienta que só haverá margem para grandes obras públicas a partir de 2020, onde abrirão mais candidaturas a fundos comunitários.
12/09/2016
CARGO Edições,Lda © 2016
Tópicos semelhantes
» Grandes obras só na próxima década
» Obras congeladas por falta de dinheiro (Já a acabou o dinheiro no estado para os grandes investimentos populismos)
» Obras que faziam falta para o verão mas só ficam prontas no inverno
» Obras congeladas por falta de dinheiro (Já a acabou o dinheiro no estado para os grandes investimentos populismos)
» Obras que faziam falta para o verão mas só ficam prontas no inverno
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin