Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2019  2014  2010  2023  2015  cais  2016  tvi24  2018  cmtv  2012  2013  2011  2017  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Rapem os tachos, mas não aumentem o IVA   EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Rapem os tachos, mas não aumentem o IVA   EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Rapem os tachos, mas não aumentem o IVA   EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Rapem os tachos, mas não aumentem o IVA   EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Rapem os tachos, mas não aumentem o IVA   EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Rapem os tachos, mas não aumentem o IVA   EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Rapem os tachos, mas não aumentem o IVA   EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Rapem os tachos, mas não aumentem o IVA   EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Rapem os tachos, mas não aumentem o IVA   EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Rapem os tachos, mas não aumentem o IVA   Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
51 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 51 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Rapem os tachos, mas não aumentem o IVA

Ir para baixo

Rapem os tachos, mas não aumentem o IVA   Empty Rapem os tachos, mas não aumentem o IVA

Mensagem por Admin Dom Dez 22, 2013 1:05 pm

A primeira coisa que há a dizer sobre a mais recente sentença do Tribunal Constitucional é que ela é para cumprir. Começo assim porque muita gente (de boa e de má fé) confunde a crítica com a desobediência e ambas com uma espécie de crime, algo próprio de regimes despóticos. Ora bem eu defendo a aplicação da sentença com o mesmo vigor que a sentença me parece estranha, ou para citar Vital Moreira, desproporcionada.

E defendo que ela se aplique não por ter tido 13 votos (que tendo todos o mesmo resultado, não vão todos o mesmo caminho), mas porque a formalidade é algo essencial à democracia (coisa que nem sempre alguns se lembram). E tanto faz, para o caso, a sentença ser 13-0 como 7-6. Claro que politicamente não é igual, mas do ponto de vista formal, uma sentença aprovada tangencialmente tem o mesmo valor de lei que uma, como esta, aprovada unanimemente.

Posto isto, sempre direi que me parece haver um enviesamento do TC sempre que trata de salários, pensões e regalias provenientes do setor público, sem que haja a preocupação concomitante de saber que quem mais tarde pagará a conta serão, essencialmente privados. Vital Moreira disse-o melhor do que eu faria: "É fácil garantir prerrogativas setoriais quando elas são suportadas por todos os demais". Rima e é verdade.

Que deve fazer agora o Governo? Não sei bem, nem sou, felizmente, conselheiro do Executivo. Mas entendo que aumentar o IVA é a pior das soluções. Isto porque ou o Governo acredita que a Economia estava numa curva ascendentes (embora ténue e raquítica) e que as pessoas, ao consumirem mais mostravam uma confiança crescente, ou não acreditam. Se o que ficou dito em primeiro lugar é verdade, um aumento do IVA, nem que seja residual, é uma machadada nessa recuperação, nessa confiança, nesse diminuir ligeiríssimo do desemprego.

Mas pode o Governo fazer outra coisa? Não pode aumentar o défice porque a troika não deixa. O dr. Paulo Portas bem pode fazer mais um périplo que terá os mesmos resultados do primeiro. Pode tentar cortar as pensões de forma que agrade ao que ficou dito na sentença do TC, mas eu tenho o pressentimento de que o TC nunca ficará saciado e arranjará outro preceito vago (como o da confiança) para chumbar qualquer corte.

Resta os cortes nas gorduras. Estamos a falar de cerca de 380 milhões de euros, o que representa à volta de 0,25% do PIB. Qualquer gestor privado está habituado ao que se chama "rapar o tacho" para conseguir poupanças desta ordem. E esta expressão "rapar o tacho" tem, no Estado, um significado terapêutico importante. Rapem o tacho e, de caminho, rapem os tachos. É possível conseguir os 0,25% de redução sem tocar nas pensões públicas.

Ainda que um dia seja necessária uma reforma que ponha em ordem as pensões acumuladas, as pensões exageradas e outras regalias que só no Estado vemos. Porque apenas nas grandes empresas e serviços que têm o Estado por parceiro ou o tiveram por acionista ou por dono, além de no próprio Estado, se veem reformas aos 50 e poucos anos com retribuições praticamente iguais às que se recebiam quando essas pessoas trabalhavam. Claro que elas não têm culpa, mas a maioria de nós, que paga os impostos para que isso seja possível (os tais demais que suportam as prerrogativas setoriais) ainda menos culpa têm.

Henrique Monteiro
Domingo, 22 de dezembro de 2013

Twitter: https://twitter.com/HenriquMonteiro                  

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Henrique-Monteiro/122751817808469?ref=hl

Fonte: Expresso
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos