Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 460 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 460 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Chineses apostam em Sines. Haitong investe em mais de mil hectares na zona
Página 1 de 1
Chineses apostam em Sines. Haitong investe em mais de mil hectares na zona
Foto: Lusa
Empresários chineses tomaram pequeno-almoço com o primeiro-ministro. António Costa apelou a novos investimentos.
O segundo maior banco de investimento na China, o grupo Haitong, assina este domingo com o governo português um acordo para investir em toda a zona logística de Sines.
Em declarações à Renascença, José Maria Ricciardi, membro do conselho de administração daquela instituição, sublinha que são mais de mil hectares em causa onde os chineses vão investir.
“Hoje vamos assinar um acordo para trazer o investimento chinês para o desenvolvimento da parte logística”, explica Ricciardi, acrescentando que “há toda a parte logística por trás do porto que vai transformar a região de Sines e Portugal, do ponto de vista estratégico, numa das mais importantes para onde se poderão trazer os investidores”.
“O porto tem uma posição estratégica quer para a exportação, quer para a importação”, remata.
O memorando é assinado em Pequim entre o governo português, chinês e o banco de investimento Haitong, aproveitando a visita oficial que o primeiro-ministro, António Costa, está a fazer à China.
Costa apela ao investimento em "novos activos"
Durante a visita à China, o primeiro-ministro apelou directamente aos líderes de alguns dos maiores grupos económicos chineses para entrarem num novo patamar de investimento em Portugal, criando agora "novos activos".
Costa falava no início de um pequeno-almoço com empresários chineses, entre os quais se encontravam praticamente todos os que já realizaram elevados investimentos em Portugal, como os líderes da Fosun (Guo Guangchang), da China Three Gorges (Lu Chun), da State Grid (Yang Qing), da Haitong (Qu Qiuping) e do Bank of China (Tian Guoli).
No discurso de abertura da reunião, que foi aberto aos jornalistas, o primeiro-ministro português dedicou precisamente as suas últimas palavras aos gestores portugueses: "Vejo aqui à volta desta mesa vários portugueses, o que quer dizer que os empresários chineses encontraram no meu país excelentes quadros para garantir os seus investimentos", disse.
Perante os empresários chineses, a intervenção de António Costa teve como objectivo defender que "há um novo patamar" na cooperação, "com a criação de novos activos no país, ou a partir de Portugal para terceiros países".
"Há novas áreas que justificam uma parceria económica entre os dois países", acentuou António Costa, numa alusão ao facto de os investimentos chineses até agora realizados em Portugal se terem limitado à aquisição de activos empresariais.
09 out, 2016 - 12:26
Rádio Renascença
China Development Bank e Haitong vão atrair investimento para Sines
BRUNO SIMÃO/NEGÓCIOS
O China Development Bank e o Haitong vão promover o projecto de Sines junto desempregas chinesas e asiáticas. Objectivo é atrair investimento industrial e logístico para aquela região.
O China Development Bank (CDB) e o Haitong Bank vão tentar atrair investidores chineses para investirem em Sines, no âmbito de um memorando de entendimento assinado este domingo, 9 de Outubro, em Pequim com a AICEP. O acordo para o desenvolvimento da Zona Industrial e Logística de Sines foi formalizado durante a visita oficial do primeiro-ministro António Costa à China.
Em causa está a atracção de empresas industriais e de logística para Sines, segundo o documento subscrito pelos representantes das três entidades, como Miguel Frasquilho, presidente da AICEP e José Maria Ricciardi, líder do Haitong Bank.
O CDB e o Haitong comprometem-se a promover o projecto de Sines junto da sua base de clientes asiáticos, em particular chineses, que pretendem expandir a sua actividade para a Europa, no quadro da política de internacionalização da economia chinesa promovida pelas autoridades locais, de acordo com informação recolhida pelo Negócios.
Já a AICEP compromete-se a disponibilizar informação sobre oportunidades de investimento e a avaliar os projectos de investimento que venham a ser apresentados pelos potenciais interessados.
MARIA JOÃO GAGO | mjgago@negocios.pt | 09 Outubro 2016, 13:25
Negócios
Tópicos semelhantes
» APM Terminals quer mais 20 hectares em Algeciras
» Haitong e CDB querem construir Terminal 2 de Sines
» Porto, Industrial e Plataforma de Logística de Sines vai o local de concorrência para a rodo-ferroviária a principalmente espanhóis, chineses e estrangeiros já há negociações das instalações de equipamentos e de infraestruturas em Sines
» Haitong e CDB querem construir Terminal 2 de Sines
» Porto, Industrial e Plataforma de Logística de Sines vai o local de concorrência para a rodo-ferroviária a principalmente espanhóis, chineses e estrangeiros já há negociações das instalações de equipamentos e de infraestruturas em Sines
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin