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Setúbal - Seminário plataformas ibéricas excedeu espectativas

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Setúbal - Seminário plataformas ibéricas excedeu espectativas Empty Setúbal - Seminário plataformas ibéricas excedeu espectativas

Mensagem por Admin Ter Jun 10, 2014 3:36 pm

Setúbal - Seminário plataformas ibéricas excedeu espectativas Seminario_plataformas_1260525006

O IV Seminário Plataformas Logísticas Ibéricas, sob o tema "Preparar a Retoma, Repensar a Logística", iniciou-se com palavras de boas vindas proferidas porCarlos Gouveia Lopes. O Presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra começou por dar a boa notícia de que a retoma, embora ainda ténue, já se iniciou neste porto, o que é mais uma razão para se repensar as cadeias logísticas. Gouveia Lopes recordou que importa enfrentar o futuro da logística com confiança. Neste momento já se nota um ganho significativo de cargas em relação ao início do ano, algo que será certamente potenciado pelo investimento da Portucel/Soporcel, que passou a deter a maior fábrica de papel da Europa aqui em Setúbal.


Em representação da presidente da C.M. Setúbal, Maria das Dores Meira, o vereador Carlos Rabaçal expôs a visão das potencialidades e perspectivas que se desenham para o concelho, que dispõe de boas acessibilidades e que encontra no porto de Setúbal um dos mais importantes factores de desenvolvimento; Revelou a perspectiva da Câmara Municipal de Setúbal, que tem em marcha a revisão do PDM visando a melhoria das condições de vida das pessoas, o crescimento urbano, a reabilitação das áreas urbanas, o desenvolvimento de novas empresas, a preservação do ambiente, entre outras.
 
Factores de Atractividade da oferta logística do Alentejo
 
Os trabalhos prosseguiram com a intervenção de José Figueira, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas. O autarca discursou sobre os "Factores de Atractividade da oferta logística do Alentejo", tendo ressaltado dois instrumentos de enquadramento estratégico: um de carácter regional, o Plano de Ordenamento do Território do Alentejo, e outro mais local, Vendas Novas no contexto Nacional e do Alentejo tendo como horizonte 2020, que incidiu no papel que Vendas Novas tem desempenhado nas últimas décadas, na atractividade de pessoas, empresas e investimentos.

As ligações a Lisboa, Sines e Badajoz, o Potencial do Alqueva, as Relações Transregionais, o papel de Beja nas relações com o Litoral Alentejano e o Algarve, com base no seu Aeroporto, a organização do sistema urbano de fronteira com o reforço do pólo transfronteiriço Elvas / Campo Maior / Badajoz, cuja importância estratégica será fortemente ampliada pelo TGV e pela nova plataforma logística transfronteiriça de Elvas/Caia/Badajoz, são algumas das Opções Estratégicas Territoriais.
 
O corredor Setúbal-Madrid e a Plataforma Logística de Elvas
 
Francisco Xavier Peinado, vice-presidente da Câmara de Comércio de Badajoz, assumiu o papel de advogado de defesa do caminho-de-ferro, que considerou o modo de transporte mais sustentável por permitir a poupança energética, a melhoria ambiental, a redução de tráfego rodoviário e de emissões de CO2. Estes são pontos fortes, que no entanto estão dependentes da existência de infra-estruturas adequadas. Não só para a Extremadura, os portos portugueses são os que mais perto se encontram de outras regiões espanholas, como por exemplo a Andaluzia, e isso tem de ser aproveitado.

Como projectos prioritários, referiu o eixo Sines-Algeciras-Madrid-Paris e a interoperabilidade do sistema de Alta Velocidade na Península Ibérica, defendendo a criação de instrumentos de coordenação dos projectos transfronteiriços.
 
Portugal - Hub logístico Global
 
Ricardo Félix, presidente da Logistema, desenvolveu a temática "Portugal como um Hub logístico Global". Começou por abordar as oportunidades do Portugal Logístico, frisando as potencialidades da alteração profunda do sistema logístico mundial, e lembrou que Espanha tem praticamente 9x mais serviços marítimos regulares do que Portugal, apesar de não ser essa a relação de dimensão territorial ou mesmo industrial.

Estratégia precisa-se, foi o apelo ouvido. E rematou: Portugal Logístico não pode ser visto como um programa de infra-estruturas de transportes. Tal como no projecto Tanger Med, é necessário criar capacidade de coordenação interministerial através de uma entidade de gestão com objectivos e responsabilidade.
 
Sinergias da Plataforma Logística do Poceirão
 
Carlos Dias, administrador-delegado da LogZ, falou das Sinergias da Plataforma Logística do Poceirão. Situada no concelho de Palmela, a 35 km da cidade de Lisboa, com excelentes acessibilidades Rodo e Ferroviárias, a Plataforma do Poceirão é um centro de distribuição que pode servir de porta de entrada de excelência para o tráfego de mercadorias dos continentes Americano e Africano. Destaque para a criação de parcerias diversas, integração da comunidade, reforço da vocação da Península de Setúbal no sector automóvel, criação de um centro de consolidação de mercadorias dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines, para assim aumentar o hinterland e posicionar Portugal como hub logístico. O especialista revelou ainda que a plataforma iniciará a sua exploração em 2011, com a construção da infra-estrutura a começar já no próximo ano.
 
Novos Serviços Logísticos
 
No II painel, intitulado Novos Serviços Logísticos, Maria Alexandra Costa, da aicep Global Parques, falou da Plataforma Global Find para localização empresarial.

Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pela Aicep que permite a qualquer investidor encontrar um espaço que responda às suas necessidades. O objectivo é promover o ordenamento do território, a eficiência colectiva e colocar Portugal na oferta mundial de excelência para localização empresarial. O Global Find, disponível na rede, tem 147 parques cadastrados, e todas as zonas potencialmente capazes de atrair novos usos industriais e logísticos previstos nos PDM das mais de 300 câmaras municipais do país.
 
A Ligação Setúbal-Paris
 
Artur Alves, da Fordesi, desenvolveu a temática da ligação Setúbal-Paris através do projecto que a empresa está a desenvolver para a APSS, que "consiste no estudo e também no setup de um serviço intermodal porta-a-porta, de base marítima, ligando Setúbal e a sua região envolvente ao Norte e Noroeste de França, em particular a região de Paris." É um serviço que aspira à obtenção de financiamento da Comissão Europeia no âmbito do programa Marco Polo, que poderá aproximar-se ou até ultrapassar os 5 milhões de euros.
O técnico da Fordesi apresentou dois alternativas: um projecto rodo/ferrovi´rio nos dois países, e eventualmente também fluvial em França, promovido por carregadores - ou um projecto Auto-Estradas do Mar. Este projecto pretende captar um tráfego de 15 000 contentores/ano (menos de 10% do mercado potencial captável). O subsídio Marco Polo pode chegar aos 119 Euros por contentor e o diferencial do preço face ao rodoviário é de aproximadamente 10%.
 
Os serviços da Iberian Link
 
José Rocha Soares, presidente da CP Carga, analisou os serviços da Iberian Link. Trata-se da materialização da parceria estabelecida entre a CP Carga e a RENFE e resulta do reconhecimento da importância dos portos portugueses da orla atlântica para o desenvolvimento dos tráfegos de e para a Península Ibérica. São atributos do produto a competitividade no preço, na frequência e no tempo.

Os resultados dos primeiros 6 meses de actividade materializam-se em 72 comboios realizados, com uma taxa de ocupação média de 46% em TEUS, 61% em Toneladas e mais de 15 milhões de Toneladas/Km transportadas. Dentro de pouco tempo serão apresentadas outras ofertas ao mercado, nomeadamente, uma oferta multimodal desenhada para os fluxos de mercadorias inter-ibéricos, o incremento da ligação com os mercados do norte da Europa, como o francês e o alemão, e uma oferta dirigida ao mercado dos produtos siderúrgicos.
 
Especificidades do mercado da África Ocidental
 
João Silva, Country Manager da Maersk Portugal, falou sobre as "Especificidades do mercado da África Ocidental", salientando a importância económica do continente africano a nível global, que no entanto contém desafios que precisam de ser superados. Em termos logísticos, destaque para os problemas de congestionamento dos portos, tempos de espera dos navios, poucas infra-estruturas e procedimentos alfandegários e burocráticos, para além de fenómenos de corrupção. Mas, há pontos positivos que podem ser aproveitados, como o aumento do comércio com a China e o incremento sustentado dos investimentos. "África é um continente com grandes restrições, mas há muitas oportunidades para aproveitar", concluiu.
 
A oferta da Ibercargo
 
Miguel Lisboa, director-geral da Takargo, apresentou a oferta da "Ibercargo", uma empresa detida em iguais partes pela portuguesa Takargo e pela espanhola Comsa. A Ibercargo procura oferecer soluções logísticas integradas porta-a-porta, trabalhando com operadores rodoviários que fazem parte da solução. Para isso, explicou Miguel Lisboa, a empresa procura encontrar soluções de carga intermodais, oferecendo produtos diferenciados, como por exemplo o uso de caixas móveis, que simulam integralmente um semi-reboque, e que permitem angariar cargas por forma a evitar o regresso do comboio em vazio. Como factor de sucesso, o orador apontou ainda como vantagem diferenciadora a interoperabilidade entre os equipamentos e as equipas das duas empresas.
 
As TIC aplicadas à gestão do transporte de contentores
 
A parte da tarde iniciou-se com a intervenção de Jaime Lopez, do portal valenciaport, que se debruçou sobre o aumento da complexidade da movimentação de cargas decorrente do dramático aumento do fluxo de contentores. Tal realidade tem comandado a estratégia do porto valenciano, que se tem visto obrigado a construir mais e mais infra-estruturas. A importância do intercâmbio electrónico de dados entre os intervenientes da comunidade portuária foi realçada por este orador.
 
O papel dos portos na nova organização logística
 
Seguiu-se Paula Figueiredo, da Khune + Nagel, que abordou o tema "o papel dos portos na nova organização logística". Destacou o papel dos charters, que pela sua especialidade tendem a retirar ao cliente a escolha do porto, em benefício de uma solução logística mais adequada às suas pretensões. Para este especialista logístico global, o porto de Setúbal tem vindo a afirmar-se como o mais apto para atingir os objectivos da Khune + Nagel, uma empresa certificada ao nível da qualidade.
 
Novas tecnologias do serviço da cadeia do frio
 
Álvaro Galve Domingo, do Instituto Tecnologico del Embalage, falou das novas tecnologias do serviço da cadeia do frio, nomeadamente a tecnologia RFID. Aumentar a qualidade da cadeia do frio é importante devido aos factores críticos temperatura e tempo. Como pré-requisito, é essencial a aplicação de boas práticas e fazer face às limitações tecnológicas que impedem o transporte em caixas em fibra de vidro. Como casos de estudo trouxe o exemplo da Globalog e da Chill-on.
 
O papel das plataformas multimodais no centro da Península Ibérica
 
Óscar Gonzalez, do Puerto Seco de Azuqueca, falou sobre o papel das plataformas multimodais no centro da Península Ibérica, mais concretamente de Azuqueca, nos arredores de Madrid. Trata-se de um terminal ferroviário público-privado integrado pelos portos de Barcelona, Bilbau e Santander, aberto a qualquer operador que ali queira trabalhar. Apto para lidar com todo o tipo de cargas, está localizado sobre importantes eixos viários que ligam, nomeadamente a Barcelona, e ao aeroporto. Dispõe de naves especializadas para diversos tipos de carga, como produtos siderúrgicos ou papel, e integra serviços de alfândega, permitindo o despacho de contentores que entram pelos portos.
 
A logística automóvel
 
A logística automóvel foi o tema desenvolvido por Sandra Augusto, da Volkswagen AutoEuropa, transmitindo as necessidades actuais e futuras da indústria, a partir do exemplo da construtora alemã em Portugal. Com uma produção diária de 118 MPVs, 75 Eos e 225 Scirocco, trabalha em dois turnos e é alimentada por 740 fornecedores distribuídos por vários países como México, China e Índia, embora a maioria esteja localizada no centro da Europa (Alemanha e Polónia). Do conjunto dos fornecedores portugueses JIS (Just In Sequence), realçou os processos de acabamento - pintura e montagem final, em que o fornecedor SAS inicia o fabrico do cockpit do modelo em causa, onze minutos mais tarde. Uma hora e vinte minutos depois do início da sequência, o cockpit é carregado no camião JIS e às 10h14 chega à linha de montagem, onde se encontrará com o resto da viatura, 139 minutos depois de iniciado o processo.
 
A cadeia logística do papel
 
O painel de intervenções foi encerrado por Gonçalo Vieira, da Portucel/Soporcel, que tratou da cadeia logística do papel, falando do perfil logístico da empresa, da nova fábrica de papel inaugurada na semana passada, um investimento superior a 600 milhões de euros, e os novos desafios que se lhe colocam. A empresa é já hoje o maior produtor europeu de pasta branca, exportou 90% da produção e representa 3% da exportação do país, sendo o maior exportador de carga contentorizada, com 5,1%. Valor que, em termos de transporte marítimo, sobe para 8% se se considerar a pasta e o papel.

A Portucel/Soporcel é uma empresa completa, que vai desde a plantação até à distribuição, produzindo vários formatos. tem 3 complexos industriais - Cacia, Figueira da Foz e Setúbal. Em termos de perfil logístico, distribui 74% por via rodoviária, 19% por via marítima e 7 % por via ferroviária. Exporta para cerca de 90 países nos cinco continentes. O orador não concluiu sem realçar a criação, por parte do porto de Setúbal, do Estatuto de Carregador Estratégico, uma instituição que facilita a tramitação e os procedimentos de quem ali opera de forma continuada.

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