Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2010  2017  2019  2016  2013  2018  cmtv  2015  2011  2012  2014  cais  tvi24  2023  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Descarrilamentos ideológicos EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Descarrilamentos ideológicos EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Descarrilamentos ideológicos EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Descarrilamentos ideológicos EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Descarrilamentos ideológicos EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Descarrilamentos ideológicos EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Descarrilamentos ideológicos EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Descarrilamentos ideológicos EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Descarrilamentos ideológicos EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Descarrilamentos ideológicos Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
47 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 47 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Descarrilamentos ideológicos

Ir para baixo

Descarrilamentos ideológicos Empty Descarrilamentos ideológicos

Mensagem por Admin Qua Dez 21, 2016 11:56 am

O que têm em comum as anunciadas reversões das reestruturações dos sectores dos transportes públicos e do saneamento e abastecimento de água?

Resposta: 600 milhões de euros de dívida e de défice, respectivamente, que ficam por saber como serão resolvidos.
A restruturação do sector das águas consistiu na agregação dos 19 sistemas multimunicipais em cinco de maior dimensão, permitindo diminuir o número de conselhos de administração e reduzir as tarifas (mais altas) pagas no interior face às do litoral.

A reversão da restruturação prevê a cisão dos mesmos sistemas, com a criação de subsistemas de menor escala, de acordo com a reivindicação de alguns municípios. Assim, na região do Porto, está prevista a separação dos municípios do grande Porto das "Águas do Norte", "ressuscitando-se" no abastecimento de água as "Águas do Douro e Paiva" e no saneamento a "Simdouro". Na região de Lisboa está previsto um processo semelhante, com o "regresso" da "Sanest" e "Simtejo".

Onde antes apenas existiam cinco conselhos de administração em todo o país, passarão a existir tantos mais quantos os novos subsistemas criados. As áreas de suporte que foram reorganizadas de forma transversal às cinco empresas serão, de novo, engordadas. O défice tarifário histórico de 600 milhões de euros fica por saber como será resolvido.

Apresenta-se como principal razão para esta reversão a necessidade de valorização do papel das autarquias na exploração e gestão dos sistemas de saneamento e abastecimento de água.

Este processo está pois alicerçado em argumentos estritamente políticos, a saber, o reforço do poder e a satisfação da vontade de (alguns) municípios.

Pois bem, o Presidente da Câmara de Loures já veio dizer que, afinal, o Governo "falhou o compromisso com os municípios", acusando o Ministério do Ambiente de que "não só não reverteu a reestruturação do sector das águas como impôs uma solução sem ouvir as autarquias".

Já a reversão da reestruturação das empresas públicas de transportes de Lisboa desembocou na atribuição da titularidade administrativa do serviço público de transporte de passageiros da Carris ao Município de Lisboa.
 
Esta nova gestão municipal provocará a existência de três conselhos de administração distintos em vez de apenas um, comum à Carris, Metro e Transtejo. As áreas de suporte que foram reorganizadas de forma transversal às três empresas serão, de novo, engordadas. A dívida histórica de 600 milhões de euros fica por resolver no Estado.

À semelhança da reversão do sector das águas, também este processo se baseia nos mesmos argumentos estritamente políticos: reforço do poder e a satisfação da vontade de um município.

Sobre esta reversão, o Presidente da Câmara de Loures também já veio dizer que o Estado "está a fugir às responsabilidades, ao entregar a gestão da Carris à Câmara Municipal de Lisboa". Ora, uma gestão municipal não significa, necessariamente, uma gestão mais eficiente quando estão em causa serviços que extravasam os limites dos próprios municípios, que exigem uma visão supramunicipal, como é o caso dos transportes de uma área metropolitana ou do saneamento e abastecimento de água de uma região do país.

Dar a (alguns) municípios a gestão destes serviços pode satisfazer objectivos políticos mas não os de sustentabilidade, coesão social e promoção da eficiência e qualidade dos serviços públicos.

Perante isto, será que "o bom senso prevaleceu sobre o fanatismo ideológico"?
 
Advogado

João Silva Lopes
20 de Dezembro de 2016 às 19:23
Negócios
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos