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Depois de Leixões, Governo quer renegociar restantes concessões portuárias em simultâneo

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Mensagem por Admin Ter Dez 27, 2016 12:37 pm

Depois de Leixões, Governo quer renegociar restantes concessões portuárias em simultâneo 15_Porto%20de%20Sines%20sobe%20%C3%A0%2017%C2%AA%20posi%C3%A7%C3%A3o%20no%20ranking%20Europeu%20de%20movimenta%C3%A7%C3%A3o%20de%20contentores

Outro dos temas abordados na entrevista que Ana Paula Vitorino concedeu à Revista CARGO foi o da renegociação das concessões portuárias. A Ministra do Mar confirmou que o processo está bem avançado nos dois casos no Porto de Leixões e mostrou vontade de avançar de seguida com renegociação em simultâneo das restantes concessões nos outros Portos.

«Neste momento, temos praticamente concluídas as renegociações relativamente a Leixões», admitiu a Ana Paula Vitorino sobre os casos do TCL e do TCGL, acrescentando: «Estão concluídos os trabalhos técnicos, a comissão de renegociação vai apresentar-me formalmente as conclusões para que possam ser aprovadas por mim e pelo Ministro das Finanças».

Depois de finalizadas as negociações em Leixões, o plano é avançar para o Porto de Lisboa mas Ana Paula Vitorino admite querer renegociar «todas em simultâneo»: «De seguida será Lisboa e estou a tentar que existam mais meios humanos afectos a estas renegociações para que se possam fazer todas em simultâneo no início do ano».

Questionada ainda relativamente ao processo de renegociação com a PSA Sines relativo à concessão do Terminal XXI (o local onde foi apresentada a estratégia para os Portos nacionais e onde foi realizada esta entrevista), a Ministra salientou que é uma das várias renegociações que «gostaria de começar no início do ano», realçando, porém, que para que isso seja conseguido são necessárias mais pessoas nas comissões de renegociação: «Para que isso aconteça, tem que haver mais gente nas comissões de renegociação, senão não é possível fazer mais renegociações em simultâneo, coisa que eu gostaria que acontecesse para que em Janeiro pudéssemos ter essas questões, se não concluídas, pelo menos muito adiantadas adiantadas».

Ainda sobre Sines e sobre um segundo terminal de contentores no Porto alentejano (Terminal Vasco da Gama), a juntar ao Terminal XXI, Ana Paula Vitorino realçou que «são processos distintos, têm os dois cabimento, e podem desenvolver-se em simultâneo».

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