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Governo prepara Plano Nacional de ciclovias
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Governo prepara Plano Nacional de ciclovias
O Governo pretende elaborar ainda este ano um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves, anunciou, em Caminha, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes.
“O plano nacional para a bicicleta é um plano que estamos agora a começar a desenhar, que iremos trabalhar ao longo deste ano para integrar o Plano Nacional das Infraestruturas porque os investimentos que podem estar em causa podem ter bastante expressão”, afirmou o governante, sem adiantar valores.
João Pedro Matos Fernandes, que falava em Caminha no arranque da construção da ecovia que vai ligar Moledo a Vila Praia de Âncora e posteriormente a Âncora, Viana do Castelo e Esposende, num investimento superior a 283 mil euros, acrescentou que o estudo a desenvolver, este ano, vai permitir “desenhar uma rede nacional de ciclovias robusta para servir as deslocações de casa para a escola e de casa para o trabalho”.
“É um plano nacional no sentido em que é feito para o país todo mas não vai haver propriamente uma A1 ou uma A2 de bicicletas, vai haver um conjunto de redes definidas, com critérios iguais para o país todo nas zonas que o próprio estudo vai apontar”, especificou.
O ministro disse que o Plano Nacional para a Bicicleta “não é comparável” ao Plano Rodoviário Nacional, porque a intenção do Governo não é a “desenhar uma ciclovia de Melgaço a Vila Real de Santo António” mas de ligar territórios vizinhos.
Como exemplos apontou o Vale do Sousa, o Vale do Ave, a Bairrada, o Oeste e o Algarve. “São zonas onde há um conjunto de cidades e vilas que estão, razoavelmente próximas umas das outras e onde há muitos fluxos migratórios quotidianos. Sentimos que se houver condições para que se possa andar de bicicleta, em segurança e conforto, a bicicleta pode mesmo ser utilizada e ganhar uma quota muito grande nessas deslocações”, referiu.
O governante adiantou que o objectivo é que “cada vez mais as pessoas utilizem os meios de transportes suaves, entre eles a bicicleta, para as deslocações quotidianas, entre casa e a escola ou a casa e o trabalho”. “O que queremos é que as bicicletas deixem de ser utilizadas só para lazer e passem a ser utilizadas no dia-a-dia”, sustentou.
Com Lusa
24 Janeiro, 2017 at 09:00
por T&N
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