Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2015  2013  2012  2014  2019  2017  2016  cais  2018  tvi24  cmtv  2023  2010  2011  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
«Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
«Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
«Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
«Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
«Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
«Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
«Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
«Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
«Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


«Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
46 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 46 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

«Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira

Ir para baixo

«Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira Empty «Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira

Mensagem por Admin Sex Fev 03, 2017 12:13 pm

«Mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa» - Lídia Sequeira Contentores4

Na sessão desta quinta-feira no Barreiro (ver mais aqui), Lídia Sequeira procurou também justificar, perante uma plateia de empresários, a vontade e entusiasmo com que Administração do Porto de Lisboa tem falado do projecto da Plataforma Multimodal do Barreiro.

E uma das principais justificações prende-se com a falta de dinamismo portuário identificada no Porto de Lisboa - como de resto os números dos últimos anos mostram. O ano que agora terminou não fugiu a essa regra e a presidente do Porto de Lisboa admitiu mesmo que «o ano de 2016 foi um péssimo ano para o Porto de Lisboa e para os seus terminais».

Embora admita que «existe uma recuperação que tem vindo a ser feita a partir do segundo semestre do ano passado» e adiante mesmo que, apesar de ainda não serem conhecidos os números exactos de Janeiro, o primeiro mês de 2017 trouxe «um incremento de actividade» bastante interessante, Lídia Sequeira encara este projecto como fundamental para a revitalização do Porto de Lisboa.

A presidente da APL deixou ainda claro que um projecto como o Barreiro deve ser enquadrado numa dinâmica global e não nacional, salientando que «os terminais de carga não podem hoje ser associados apenas à situação económica dos países onde estão localizados» - algo que, recorda, ficou provado em Portugal onde «em plena crise, todo o movimento portuário cresceu significativamente».

«Só não cresceu – e até decresceu! – no Porto de Lisboa mas não por razões de falta de dinamismo», acrescentou Lídia Sequeira, defendendo que o Porto da capital não soube evoluir como outros Portos – uma realidade que, no seu entender, este futuro terminal no Barreiro também pode inverter.

«É preciso mais um terminal porque é preciso alterar a dinâmica desta região e a dinâmica portuária de Lisboa», acrescenta a máxima responsável do Porto de Lisboa.

Também a localização geográfica estratégica de Portugal é apontada como favorável à criação de um novo terminal, assim como as especificidades encontradas no Barreiro – onde foram identificadas as condições ideais para a procura estimada.

Modo fluvial e terminal de Castanheira do Ribatejo como solução para colocar carga na margem Norte

Uma das grandes questões que tem sido colocada em relação a este projecto localizado na Margem Sul está relacionado com a necessária colocação da carga (ou de grande parte da mesma) na Margem Norte. Neste âmbito, a Terceira Travessia do Tejo é vista com especial entusiasmo mas é um projecto que está longe de ser consensual e que, a concretizar-se, levará o seu tempo. 

Lídia Sequeira prefere apontar para o modo fluvial como uma alternativa viável a curto prazo. «O transporte fluvial e o terminal de Castanheira do Ribatejo podem dar uma resposta para a colocação das mercadorias na margem Norte», admite Lídia Sequeira.

O modo fluvial e o projecto em Castanheira do Ribatejo, recorde-se, são apostas fortes do Grupo ETE que recebeu recentemente ‘luz verde’ para avançar com o terminal fluvial. Lídia Sequeira admite que essa pode assim constituir-se não só como uma opção para os terminais já existentes na Margem Norte como também para o futuro terminal (lá está, multimodal!) do Barreiro.

03/02/2017
CARGO Edições,Lda © 2017
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos