Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2023  2015  2016  2019  2011  cmtv  2012  cais  tvi24  2014  2013  2018  2017  2010  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Um ano tranquilo (uma autocrítica) EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Um ano tranquilo (uma autocrítica) EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Um ano tranquilo (uma autocrítica) EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Um ano tranquilo (uma autocrítica) EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Um ano tranquilo (uma autocrítica) EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Um ano tranquilo (uma autocrítica) EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Um ano tranquilo (uma autocrítica) EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Um ano tranquilo (uma autocrítica) EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Um ano tranquilo (uma autocrítica) EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Um ano tranquilo (uma autocrítica) Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
49 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 49 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Um ano tranquilo (uma autocrítica)

Ir para baixo

Um ano tranquilo (uma autocrítica) Empty Um ano tranquilo (uma autocrítica)

Mensagem por Admin Ter Dez 31, 2013 1:10 pm

Há mais de um ano apostei que em Portugal iriam existir graves confrontos sociais, eventualmente com violência nas ruas. A aposta foi feita com o então diretor do "Jornal de Negócios" Pedro Santos Guerreiro (estávamos longe de saber que ele viria para o Expresso), que insistia sermos um país "de brandos costumes".



Eu, com mais 20 anos do que ele, insistia que isso era propaganda do salazarismo e puxava da história do séc. XIX, da guerra civil liberal, da patuleia, com pistolas apontadas às costas do passante, da formiga-branca do Afonso Costa, da leva da morte, da noite sangrenta de uma série de episódios que não nos deixavam atrás de espanhóis, gregos ou italianos.



Passado um ano é óbvio que perdi a aposta. O ano foi tranquilo apesar da crise, do desemprego brutal, da carência alimentar e, sobretudo, do desespero que alguns agentes políticos têm mostrado. Foi um ano difícil, mas em que o respeito pelo sistema democrático falou sempre mais alto do que a desordem e o banzé.

Espero que 2014 seja assim. Não por entender que somos um povo de especiais "brandos costumes", mas por começar a convencer-me de que temos um povo bastante sensato (as eleições sucessivas têm-no demonstrado, gostemos mais ou menos das soluções encontradas).



Eu pensei que aos primeiros sinais de desespero, às primeiras proclamações demagógicas que alguns têm feito haveria campo para a desordem. Não houve. E para que não haja é preciso que o Governo não pense que não tem limites e que a oposição, em especial do PS e os sindicatos que têm sido enquadrados pela CGTP, não pensem que não têm responsabilidades.



Por muito românticas e heroicas que sejam as barricadas, nunca delas saíram grandes soluções (se pensam na revolução francesa, pensem que das barricadas resultou o terror, do terror o consulado, do consulado o Império, do Império a restauração monárquica e só depois a República). Edmond Burke, um dos mais acérrimos defensores da soberania do povo (no século XVIII) desiludiu-se com a revolução francesa por não passar de uma "balbúrdia sanguinolenta" e escreveu duas frases que a todos nos deve fazer pensar. Uma é esta: "Para o triunfo do mal basta que os homens bons não façam nada". A outra também é oportuna: "Aqueles que não conhecem a História estão fadados a repeti-la".



Agora, que o jornal "The Economist" colocou Portugal num "alto risco de agitação social", sou eu a dizer que não vão ter razão. As eleições europeias vão ser um escape e em Portugal ainda há muita gente boa e muita gente que conhece a História. E que, ao contrário do que eu previa, sabem distinguir o protesto do distúrbio.

Um Bom Ano de 2014 (ou o melhor que conseguirem fazer dele). Eu volto no dia 3



Twitter:https://twitter.com/HenriquMonteiro      

Facebook:https://www.facebook.com/pages/Henrique-Monteiro/122751817808469?ref=hl



Fonte: Jornal do Expresso
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos