Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 439 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 439 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Infografia e pictogramas
Página 1 de 1
Infografia e pictogramas
As imagens estão no centro da comunicação. Naturalmente a palavra, escrita ou dita, permanece essencial mas se não acompanhada por uma imagem, estática ou em movimento, perde muita da sua força e arrisca-se a clamar no deserto.
A comunicação empresarial está pejada de gráficos, de fotografias, de mapas, de maquetas, de filmes e de vídeos. Na internet, nos jornais, na televisão, a imagem reina sem concorrência. A rádio resiste e aí a palavra alia-se à música.
Um novo tipo de técnica, a infografia, tem vindo a emergir como um potente meio de comunicação e a invadir todos os domínios. Mesmo as diferentes denominações religiosas recorrem à infografia para explicar os fundamentos da sua fé.
A infografia é a arte de representar ideias, dados ou conhecimentos através de imagens. Um bom exemplo da aplicação da infografia são os pictogramas. O segredo para um bom pictograma repousa na assunção de que a pessoa que o vê deve compreender a mensagem sem que conheça o tema.
Os sinais de trânsito, embora ainda exijam algum conhecimento prévio, nomeadamente o significado das cores usadas, são compreensíveis mesmo para quem não estudou o Código da Estrada.
Mesmo o jornalismo sério de cariz político ou económico recorre hoje cada vez mais à infografia para ilustrar a sua informação.
Os criativos regressam de novo aos clássicos, como o austríaco Otto Neurath, para perceber as regras da criação de pictogramas eficientes. Regras sobre o contraste, a repetição, o alinhamento e a proximidade, ajudam os criativos a perceber como funciona a mente humana. O essencial é a criatividade e a simplicidade.
Mas é nas redes sociais que a infografia encontra o seu espaço predileto, ajudando a transmitir mensagens, ideias e sentimentos de forma concisa e precisa. Nunca foi tão verdade a afirmação de que uma imagem vale mil palavras.
Comunicar nas redes sociais sem recurso à infografia é missão praticamente impossível. Hoje, os pictogramas invadiram a linguagem do ciberespaço e conquistaram o seu lugar ao sol. Eles constituem uma linguagem universal de grande alcance, muito para lá das grandes línguas como o inglês ou o português.
Procurar comunicar sem a eles recorrer, como o tentam muitas empresas portuguesas, assemelha-se hoje a tentar falar sem seguir as regras gramaticais ou ortográficas, é um tipo de analfabetismo que se paga com a dificuldade de nos fazermos entender pelo nosso mercado-alvo.
Economista
Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico
Jorge Fonseca de Almeida
21 de fevereiro de 2017 às 22:32
Negócios
A comunicação empresarial está pejada de gráficos, de fotografias, de mapas, de maquetas, de filmes e de vídeos. Na internet, nos jornais, na televisão, a imagem reina sem concorrência. A rádio resiste e aí a palavra alia-se à música.
Um novo tipo de técnica, a infografia, tem vindo a emergir como um potente meio de comunicação e a invadir todos os domínios. Mesmo as diferentes denominações religiosas recorrem à infografia para explicar os fundamentos da sua fé.
A infografia é a arte de representar ideias, dados ou conhecimentos através de imagens. Um bom exemplo da aplicação da infografia são os pictogramas. O segredo para um bom pictograma repousa na assunção de que a pessoa que o vê deve compreender a mensagem sem que conheça o tema.
Os sinais de trânsito, embora ainda exijam algum conhecimento prévio, nomeadamente o significado das cores usadas, são compreensíveis mesmo para quem não estudou o Código da Estrada.
Mesmo o jornalismo sério de cariz político ou económico recorre hoje cada vez mais à infografia para ilustrar a sua informação.
Os criativos regressam de novo aos clássicos, como o austríaco Otto Neurath, para perceber as regras da criação de pictogramas eficientes. Regras sobre o contraste, a repetição, o alinhamento e a proximidade, ajudam os criativos a perceber como funciona a mente humana. O essencial é a criatividade e a simplicidade.
Mas é nas redes sociais que a infografia encontra o seu espaço predileto, ajudando a transmitir mensagens, ideias e sentimentos de forma concisa e precisa. Nunca foi tão verdade a afirmação de que uma imagem vale mil palavras.
Comunicar nas redes sociais sem recurso à infografia é missão praticamente impossível. Hoje, os pictogramas invadiram a linguagem do ciberespaço e conquistaram o seu lugar ao sol. Eles constituem uma linguagem universal de grande alcance, muito para lá das grandes línguas como o inglês ou o português.
Procurar comunicar sem a eles recorrer, como o tentam muitas empresas portuguesas, assemelha-se hoje a tentar falar sem seguir as regras gramaticais ou ortográficas, é um tipo de analfabetismo que se paga com a dificuldade de nos fazermos entender pelo nosso mercado-alvo.
Economista
Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico
Jorge Fonseca de Almeida
21 de fevereiro de 2017 às 22:32
Negócios
Tópicos semelhantes
» Sines está no top 100 dos portos de contentores mundiais
» Portugal na Europa: O antes e o agora em números [INFOGRAFIA]
» O desenvolvimento dos municípios de Portugal Continental numa infografia a não perder
» Portugal na Europa: O antes e o agora em números [INFOGRAFIA]
» O desenvolvimento dos municípios de Portugal Continental numa infografia a não perder
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin