Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cmtv  2019  2011  2014  2016  cais  2023  2015  2013  2017  2010  tvi24  2018  2012  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte» EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte» EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte» EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte» EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte» EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte» EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte» EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte» EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte» EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte» Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
53 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 53 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte»

Ir para baixo

Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte» Empty Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte»

Mensagem por Admin Qua Mar 08, 2017 4:38 pm

Pedro Marques em entrevista à TR: «Nova linha entre Aveiro e Mangualde não foi colocada de parte» Ministro2

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, deu uma grande entrevista à Transportes em Revista, (edição 167) onde faz um balanço do que está a ser feito pelo Governo ao nível das infraestruturas ferroviárias, rodoviárias e logísticas. Para o ministro, esta estratégia «de melhorar as ligações ferroviárias de mercadorias e diferenciar e apoiar os investimentos nos territórios de baixa densidade, será extremamente importante para a sustentabilidade destas regiões». O plano “Ferrovia 2020” foi um principais temas a ser abordado, com Pedro Marques a salientar que o projeto de construção de uma nova linha ferroviária entre Aveiro e Mangualde – que não teve aprovação para financiamento por parte da Comissão Europeia – nunca foi abandonado. 

Segundo Pedro Marques, «ainda agora apresentámos pela segunda vez uma candidatura ao CEF para a linha Aveiro-Mangualde. Como sabem, essa linha era considerada uma segunda prioridade no PETI em relação à intervenção na Linha da Beira Alta, e deixámos claro que faremos a intervenção nesta linha mas não abandonaremos o investimento no Aveiro-Mangualde. Temos procurado sensibilizar para a importância desta linha junto dos serviços do Corredor Atlântico e da Comissão Europeia e achamos que o seu financiamento deveria ser aprovado. Mas é um investimento de cerca de 600 milhões de euros que necessita, obrigatoriamente, de apoio comunitário». 

O ministro revelou à Transportes em Revista que a informação dada pela Comissão Europeia para o “chumbo” deste projeto deveu-se ao facto de a «análise de custos e tráfego ter sido negativa. «Consideram que a existência, em concorrência, destas duas linhas (Aveiro-Mangualde e Linha da Beira Alta) não daria viabilidade a este novo investimento. Do nosso ponto de vista é possível e desejável que este investimento seja feito porque iria beneficiar significativamente o Porto de Aveiro e o transporte de mercadorias a partir de Leixões. Mas já insistimos e vamos continuar a insistir neste projeto», avançou o responsável pela pasta das Infraestruturas. 

O ministro disse ainda que a reabilitação do troço Covilhã-Guarda, da Linha da Beira Baixa, é essencial para o desenvolvimento económico do interior norte, uma vez que «irá permitir libertar a capacidade de exportação de toda a Beira Baixa e depois porque viabiliza a intervenção que será feita na linha da Beira Alta. 

As intervenções que serão realizadas na modernização da Linha da Beira Alta serão muito impactantes e é necessário ter em funcionamento um corredor alternativo para exportação de mercadorias». Pedro Marques adiantou que as intervenções programadas no “Ferrovia 2020” irão «preparar estas linhas para poderem fazer comboios de 750 metros, aumentando a sua capacidade e reduzindo o custo dos fretes de mercadorias». 

Em relação ao Corredor Internacional Sul, que contempla a ligação Sines-Caia, o ministro disse que no próximo mês será lançado o concurso «para a modernização de um pequeno troço entre Elvas e o Caia. Depois esperamos lançar até final do ano o grande concurso para a construção de uma nova linha entre Évora e Elvas. Finalmente, numa fase posterior, porque precisamos ainda de definir traçados e obter um conjunto de análises técnicas, avançará o concurso para o troço entre Sines e Grândola. Estes são os três grandes investimentos a realizar naquele que é o corredor mais importante de exportação de mercadorias».

Não perca a entrevista do ministro Pedro Marques na edição 167 da Transportes em Revista.

por: Pedro Pereira
08-03-2017
Transportes em Revista
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos