Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2017  2012  2018  cmtv  2015  2013  tvi24  2014  2019  2011  2010  2016  2023  cais  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Transportes Públicos, uma política fracassada EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Transportes Públicos, uma política fracassada EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Transportes Públicos, uma política fracassada EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Transportes Públicos, uma política fracassada EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Transportes Públicos, uma política fracassada EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Transportes Públicos, uma política fracassada EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Transportes Públicos, uma política fracassada EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Transportes Públicos, uma política fracassada EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Transportes Públicos, uma política fracassada EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Transportes Públicos, uma política fracassada Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
449 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 449 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Transportes Públicos, uma política fracassada

Ir para baixo

Transportes Públicos, uma política fracassada Empty Transportes Públicos, uma política fracassada

Mensagem por Admin Qua Mar 22, 2017 11:54 am

Lisboa nunca fará parte das grandes capitais europeias se os municípios e o Estado não apresentarem planos para um futuro sem dependência de carros.


Há muitos anos tomei uma decisão consciente de não adquirir um carro. Sou e sempre fui apologista da mobilidade pública e ecológica. Senti que podia viver a minha vida a depender de metro, elétrico, autocarro ou comboio. Mas Lisboa, ao contrário de outras cidades europeias com uma rede extensa de transportes públicos, é uma cidade com circulação bastante intensa no centro bem servido de transportes, mas, para os que vivem na periferia, a escolha é insuficiente. Atualmente, com os preços das casas no centro da cidade a disparar devido ao fluxo turístico que ameaça bater todos os recordes este ano, torna-se uma utopia conseguir habitar no centro de Lisboa.

Remetidos à periferia do “império”, os habitantes veem-se a braços com problemas de mobilidade gritantes. Para quem vive nos concelhos de Loures, Odivelas, Amadora ou Oeiras, Sintra e Cascais – sendo estes os mais próximos do concelho de Lisboa –, infelizmente não é possível ter qualidade de vida sem um carro. E isso constitui uma falha grave para uma cidade europeia que pretende captar startups londrinas após o Brexit, mas possui uma mobilidade medieval.

No caso de Oeiras, o exemplo com o qual estou mais familiarizada, o concelho é servido ao longo da costa pelo comboio e por uma rede de autocarros da VIMECA que, na prática, equivale a carreiras lentas que passam pelas vilas do interior do concelho de hora a hora. Isto para não falar da circulação nocturna ou ao fim-de-semana, que é ainda mais deficiente.

A trabalhar no Taguspark desde agosto do ano passado, a aventura para chegar e partir é imensa. Construído em Porto Salvo, o parque de ciência e tecnologia localiza-se num sítio isolado com um mini-clima ventoso. Trabalhar no Taguspark sem carro é, no minímo, um ato de coragem. Táxis, só mesmo chamando por um. Tem varias carreiras a passar de hora a hora até às 19h e exceto uma, nenhuma faz o trajecto em menos de 45 minutos quando, de carro, leva apenas dez minutos. A maioria das paragens no meio de estradas secundárias não contém informações do percurso ou do tempo de espera.

Recordo-me que houve a tentativa do SATUS, uma espécie de elevador que ligava Paços de Arcos ao Oeiras Parque, mas foi abandonado após alguns anos. Tivesse o projeto sido completado até ao Taguspark, como previam, e certamente teria sido mais rentável.

Nestas condições, e à falta de alternativas mais eficazes, sou forçada a assumir derrota e a ponderar a compra de carro. Serei mais uma a contribuir para o problema do trânsito, da poluição e caos, mas, infelizmente, só mesmo quem vive e trabalha no centro tem a ganhar com uma aposta em transportes públicos.

Dizem-me que os próximos anos vão trazer grandes transformações no campo da mobilidade, mas ainda estão restringidas aos centros. Esquecem-se que grande parte da população é empurrada para a periferia. Ora, por mais que tentem maquilhar a cidade, Lisboa nunca fará parte das grandes capitais europeias se os municípios e o Estado não apresentarem planos para um futuro sem dependência de carros.

Safaa Dib, Editora
 00:07
Jornal Económico
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos