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Litoral Alentejano em destaque no “The Guardian”

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Litoral Alentejano em destaque no “The Guardian” Empty Litoral Alentejano em destaque no “The Guardian”

Mensagem por Admin Dom Jul 13, 2014 4:55 pm

Litoral Alentejano em destaque no “The Guardian” Litoral_alentejano_the_guardian-1

Um dos mais famosos jornais britânicos, o “The Guardian” voltou a destacar o Litoral Alentejano numa das suas edições.

O título do artigo não poderia ser mais sugestivo “Um guia para a região do Alentejo, em Portugal, terra das melhores praias da Europa”. É o The Guardian que o afirma e nós concordamos em absoluto.

Os elogios continuam no cabeçalho “Esqueça Ibiza. Esqueça a Riviera. Na verdade, esqueça todo o Mediterrâneo. A região portuguesa do Alentejo apresenta praias maravilhosas – mas poucas pessoas parecem conhecê-las”.

A primeira parte do artigo é preenchida com um relato algo desolador, mas ainda assim realista, sobre o panorama actual de grande parte do Alentejo interior.

Mas assim que o artigo se volta a focar no Litoral Alentejano, o tom elogioso é retomado: “Protegidos pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejo e Costa Vicentina, os 100 quilómetros de costa entre Porto Covo no Alentejo e Burgau no Algarve, são os mais deslumbrantes da Europa… Caminhantes vêm admirar a vista proporcionada pelo Trilho dos Pescadores, os surfistas vêm apanhar as melhores ondas da Europa, mas dia após dia tivemos praias espectaculares só para nós”.

Pode ler o artigo original do “The Guardian” aqui

Fonte: VN

By noticiasdesines on July 13, 2014

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É 19:00 em uma agradável noite de sábado, em junho, e eu só pedi minha primeira cerveja Sagres em I Cervejaria , um restaurante em Zambujeira do Mar, uma das mais belas aldeias da costa sudoeste de Portugal. O lugar está vazio, mas isso não me surpreende em tudo. Eu passei duas semanas nesta área, dirigindo por estradas vazias, brincando com meu filho em praias desertas, e ficar em B & Bs em que nós somos os únicos hóspedes.

Sem dúvida, o restaurante, dirigido por dois irmãos para os últimos 28 anos, é movimentado em julho e agosto, quando os turistas portugueses descem no Alentejo litoral. Mas para os outros 10 meses do ano, o filete de comensais que vêm para a festa em fantasticamente marisco fresco reflete o ritmo geral da vida no Alentejo: sonolento, na fronteira com coma.

Uma das mais pobres menos desenvolvidos, regiões menos povoadas da Europa ocidental, o Alentejo tem sido apelidado tanto a Provence e Toscana de Portugal. Nem é preciso. É cenário não é tão bonito e, além de na capital Evora , sua comida não é tão sofisticado. Os encantos desta terra de campos de trigo, florestas de sobreiro, prados de flores silvestres e pequenas aldeias caiadas de branco, são mais sutis do que na França ou regiões cartaz da Itália.

Para viajar aqui é voltar no tempo 40 ou 50 anos. A vida rola junto a um ritmo treacly; há um silêncio irritante para a paisagem. Mas essa quietude termina abruptamente no oceano Atlântico, onde há drama em espadas. Protegido pelo Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina parque nacional , a 100 quilômetros da costa de Porto Covo no Alentejo para Burgau no Algarve é o mais impressionante na Europa. E, no entanto poucas pessoas parecem saber sobre ele. Walkers vêm para admirar a vista do Caminho dos Pescadores, surfistas para montar as melhores ondas na Europa, mas dia após dia tivemos praias espetaculares para nós mesmos.

A falta de consciência é em parte uma questão de acessibilidade (estas praias são umas boas duas horas de carro a partir de qualquer Faro ou aeroportos de Lisboa) e, em parte, a ver com a falta de alojamento à beira-mar. Existem algumas pousadas lindos, independentes nesta área (veja à direita), mas eles estão escondidos em vales ou no final de pistas de terra.

Nossa base foi Herdade da Nespereira , uma bela propriedade de 600 hectares de terras não cultivadas coberto de esteva, eucalipto e flores silvestres 13 km para o interior da Zambujeira. Nossa casa de um quarto, Azenha, era uma vez a casa do moleiro que tendiam a agora restaurado azenha ao lado dele. Um quilômetro de distância da casa principal, piscina e restaurante, é gloriosamente isolado. Se Julian Assange nunca deixa a embaixada do Equador em Londres, eu sugiro que ele hotfoots-lo para um refúgio Alentejo. Ele estaria seguro por meses.

Saindo da casa de manhã para cumprimentar os nossos vizinhos - os cavalos selvagens de um lado, burros por outro - com nada mais que o canto dos pássaros enchendo o ar, senti uma sensação de aventura que você normalmente só recebem com camping selvagem.

"Quando as pessoas chegam, eles se sentem um pouco ansioso querendo saber o que eles vão fazer o tempo todo," Sarah Gredley, o proprietário Inglês de Nespereira, disse-me. "Mas isso não costuma demorar muito tempo para perceber que todo o ponto de estar aqui é para abrandar, para desfrutar da natureza."

Seguimos o conselho dela, descendo para o fluxo em busca de tartarugas e lontras, ou através de agregados de sobreiros, seus ramos peludas com líquen, como as árvores antigas de uma floresta de conto de fadas. Em alguns dias, nós tramped subida ao moinho de vento, agora uma casa romântico para dois, para uma vista panorâmica sobre a propriedade e além.

Quando nos aventuramos fora, estávamos sempre atraído de volta para a costa - as areias suaves e baía rasa da praia do Farol perto de Vila Nova de Milfontes, as piscinas naturais de Almograve ou enseada em Carvalhal. No final do dia, ficaremos siga, areia de pés, para o restaurante mais próximo, sabendo que em cada um, haveria um armário cheio de frutos do mar frescos para escolher - baixo, sargo, salmão, lagosta, camarões, caranguejos, perceves, moluscos ... Nós nunca comemos a mesma coisa duas vezes.

Um quilômetro mais ou menos do que eu Cervejaria, em idílico porto natural da Zambujeira é O Sacas , originalmente construído para alimentar os pescadores, mas agora popular com todos. Após scarfing platefuls de frutos do mar no terraço, que apareceu até o porto onde dois pescadores, vestidos com roupas de mergulho, foram estabelecendo por barco através da água azul-turquesa para coletar perceves. Além deles, o lugar estava deserto - apenas mais um ponto de beleza vazio onde eu me perguntei pela centésima vez naquela semana como este trecho preservado da costa assim permaneceu desconhecido.

ONDE FICAR escreveu:100 km da costa do Alentejo é o parque natural, portanto, não há hotéis directamente na praia. O alojamento abaixo fica muito próximo da costa de carro (um carro é essencial nesta região, que praticamente não tem transporte público).


Melhor para crianças, Vila Nova de Milfontes


A maioria das praias ao longo da costa oeste de Portugal são trituradas implacavelmente pelas ondas do Oceano Atlântico e do Altentejo não é excepção. Poucos são seguros para as crianças a nadar, por isso, as areias levemente inclinadas da praia do Farol, protegidos dos rolos por um promontório, são perfeitos para as famílias.

Há um restaurante na praia, assim que os pais de crianças mais velhas poderia viabilizar sentar no terraço com uma cerveja como seus filhos remar em águas rasas. Na maré baixa, as crianças podem também ocupar-se à procura de caranguejos sob as rochas.

COISAS PARA FAZER escreveu:
Caminhada
Dos poucos turistas que vi no Alentejo, a maioria estava usando botas de caminhada. A Rota Vicentina é um caminho de 350 km entre Santiago do Cacém, a cerca de 100 km a sul de Lisboa, e Cabo de São Vicente, na ponta sudoeste do país. O percurso é composto por duas seções: a forma como o interior histórico, que atravessa Cortiça árvore florestas, vales e aldeias, e Caminho dos Pescadores, que segue as falésias, com vistas soberbas sobre as areias douradas vazias, ondas quebrando, ea chance de ver única animais selvagens, como cegonhas ninhos no Cabo Sardão. Com fácil acesso para o caminho e waymarking claro, é muito fácil de andar secções da rota de forma independente, mas vários operadores turísticos têm pacotes, incluindo a British especialistas pé de montante ( headwater.com ) e Inntravel ( inntravel.co.uk ) e roupas locais, como Ramblin'tejano ( ramblintejano.com ). • Encontre mapas, coordenadas GPS e lugares para comer e dormir em rotavicentina.com

Caminho a percorrer escreveu:
Como fazê-lo

Alojamento foi fornecido pela Herdade da Nespereira (+351 283 958723, herdadedanespereira.com ); dobra a partir de € 120 B & B, casa azenha de 185 € (época alta). Voos foram fornecidos pela Monarch ( monarch.co.uk ), que voa para Faro a partir de seis aeroportos do Reino Unido a partir de £ 90 retorno incluindo os impostos. Alugar um carro foi fornecido por Carrentals ( carrentals.co.uk ), que oferece aluguer de sete dias a partir do aeroporto de Faro a partir de £ 88

Mais informações sobre o Alentejo




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