Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 57 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 57 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Hong Kong: Mobilidade Inovadora
Página 1 de 1
Hong Kong: Mobilidade Inovadora
Bem-vindos a Urban Visions, a nossa visão sobre os desafios energéticos do futuro. Fomos até Hong Kong, uma das cidades mais densamente povoadas do mundo. Um local que teve de ser inovador relativamente à mobilidade de pessoas.
- Benefícios fiscais para pessoas que comprem veículos amigos do ambiente
- A eliminação progressiva de 82 mil veículos comerciais que funcionam a diesel
- Agora todos os táxis e a maior parte dos pequenos autocarros funcionam a gás liquefeito de petróleo
- Auxílios estatais para uma tecnologia de transporte mais verde e com baixo consumo de carbono
- Novas câmeras de poluição a laser para avaliar as emissões nas estradas
- Pessoas credenciadas que relatam quais os veículos que deitam muito fumo e precisam de ser testados
- Multas se os motores continuarem a funcionar durante mais de três minutos enquanto parados
Seamus Kearney, euronews: “Como por exemplo, a mais longa escada rolante coberta do mundo, que pode ir em duas direções. Por dia, 60 mil pessoas fazem esta viagem de meia hora, evitando 8 kms de estradas montanhosas e sinuosas.”
No que toca aos meios de transporte, Hong Kong surge, muitas vezes, no topo das pesquisas mundiais como tendo os transportes mais eficientes, mais baratos e ecológicos.
Na opinião de Christine Loh, Subsecretária do Meio Ambiente de Hong Kong:“Temos de ser inteligentes em relação à mobilidade. Somos uma pequena jurisdição, com cerca de mil quilómetros quadrados, mas temos mais de 7 milhões de pessoas e 40 por cento da cidade é um parque protegido. Desta forma, as pessoas estão apinhadas num espaço muito apertado e pequeno”.
Um grande número de pessoas utiliza os transportes públicos. A percentagem de pessoas com carro próprio é muito baixa em comparação com outros locais. Existe um impulso em direção aos combustíveis mais verdes e há reduções nos impostos para automóveis ecológicos. Todos os táxis e a maior parte dos autocarros funcionam com gás liquefeito de petróleo. O estado promove inspeções regulares e a instalação de dispositivos para a redução das emissões.
“Colocámos em prática recentemente um esquema dispendioso, mas espero que seja um esquema muito eficaz, para substituir 82 mil veículos a diesel de diferentes tipos e tamanhos, porque temos uma frota antiga”, acrescenta Christine Loh.
Mudar de hábitos também é fundamental. Aqui não é permitido deixar o motor a funcionar por mais de três minutos, quando o veículo está parado e existem novos controlos de poluição na estrada. Semelhantes a um radar de velocidade, os lasers detetam a passagem de veículos que quebram os limites de emissões.
Para Jackson Hu, especialista em emissões de veículos: “Hong Kong precisa dos seus próprios padrões. Temos vindo a seguir todos os padrões europeus, americanos e japoneses, mas Hong Kong precisa de um padrão único próprio, devido às condições geográficas.”
Segundo as previsões da ONU as pessoas encaminham-se cada vez mais para as cidades e todos os países enfrentam desafios de mobilidade semelhantes.
Jos Dings, da ONG Transportes e Meio Ambiente explica: “Há muitas iniciativas em curso nas cidades para uma mobilidade mais limpa e mais inteligente, com bicicletas, bicicletas elétricas, carros mais ecológicos, carros elétricos e tudo mais… Mas o fundamental é que: todas estas iniciativas individuais ainda não compõem uma grande estratégia para a Europa. E é isso que os líderes europeus devem fazer; juntá-las todas.”
Hong Kong pode muito bem ser uma fonte de inspiração. No próximo episódio de Urban Visions vamos explorar outro grande tema da mobilidade, os biocombustíveis.
Copyright © 2014 euronews
21/07 12:46 CET
Tópicos semelhantes
» Marine Radar Live at the port of Hong Kong in Google Map - Radar Marinha Directo no porto de Hong Kong no Google Map
» Hans Rosling, "Portugal é a Hong Kong da Europa"
» Hong Kong - Fazendo esforços para se tornar técnico Hub, Congratula-Canadenses Empreendedores
» Hans Rosling, "Portugal é a Hong Kong da Europa"
» Hong Kong - Fazendo esforços para se tornar técnico Hub, Congratula-Canadenses Empreendedores
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin