Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 73 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 73 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Porto de Sines é o que mais cresce no mundo e entra no Top 120
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
Página 1 de 1
Porto de Sines é o que mais cresce no mundo e entra no Top 120
O diário Económico noticia hoje que em 2013 o Porto de Sines foi o que mais cresceu a nível mundial (crescimento de 68%) em movimentação de contentores, integrando pela primeira vez a lista dos 120 maiores portos mundiais de acordo com o "World Top Container Ports 2014", elaborado pela revista especializada ‘Container Management’. O porto de Sines ocupa a 115ª posição.
Publicado em 21 agosto 2014 Publicado por Tribuna
Sines foi o porto que mais cresceu nos contentores a nível mundial em 2013
Porto alentejano entrou pela primeira vez para o ‘top’ mundial e deverá registar novas subidas durante 2014.
O porto de Sines foi o que mais cresceu a nível mundial no ano passado em movimentação de contentores, o que o levou a integrar, pela primeira vez, o ‘top' dos 120 maiores portos mundiais neste segmento de actividade. De acordo com o anuário "World Top Container Ports 2014", elaborado pela revista especializada ‘Container Management' sobre o exercício de 2013, a que o Diário Económico teve acesso, o porto de Sines entrou para a posição 115ª neste ‘ranking' mundial, após a maior subida do ano no sector, com um crescimento de 68%.
O porto alentejano fechou o ano passado com uma movimentação de 931.036 TEUS (medida-padrão internacional equivalente a contentores com 20 pés de comprimento), à frente dos portos de Hakata (Japão), Valparaiso (Chile), Khalifa Port (Emiratos Árabes Unidos), Miami (Estados Unidos) ou Mombaça (Quénia). O comportamento excepcional de Sines no segmento de contentores em 2013 deverá consolidar-se este ano, permitindo que suba mais uns lugares neste ‘ranking' mundial. A APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve prevê encerrar o presente ano com um total de 1,2 milhões de TEUS movimentados, uma marca que aparenta ser facilmente concretizável, uma vez que o porto de Sines já encerrou o primeiro semestre de 2014 com um total de 596.474 TEUS movimentados, um crescimento de 41,3% face ao período homólogo de 2013. Os responsáveis da APS relembram que, por norma, os segundos semestres registam melhores desempenhos que os primeiros, pelo que a fasquia de 1,2 milhões de TEUS deverá ser ultrapassada no final deste ano, o que colocaria o porto de Sines em 99º lugar do ‘ranking' segundo os dados divulgados pela ‘Container Management' relativamente a 2013.
"O terminal XXI tem registado um crescimento sustentado desde o início da sua operação, há cerca de dez anos. Os resultados do ano passado reflectem os crescentes níveis de produtividade, com uma média de mais de 200 TEUS movimentados por hora. Acreditamos que a eficiência operacional do terminal, acrescida do facto de funcionar 24 horas sobre 24 horas todo o ano, tem contribuído de forma decisiva para alcançar estes resultados", sublinhou ao Diário Económico fonte oficial da APS, presidida por João Franco.
"A tabela europeia [dos portos de contentores] ostenta um nome novo este ano: Sines, em Portugal. Em termos de puro crescimento, representa a maior história de sucesso do ano, com uma movimentação a pular uns incríveis 378 mil TEUS, representando um crescimento anual de 68%", sublinha o artigo da ‘Container Management', a que o Diário Económico teve acesso.
Apesar desta subida galopante, o terminal de contentores gerido pela PSA de Singapura está ainda longe dos maiores portos de contentores de Espanha. No ano passado, Algeciras (30º porto mundial, com 4,349 milhões de TEUS e uma subida de 6%) e Valencia (31º porto mundial, com 4,327 milhões de TEUS e uma descida de 3%) são os maiores portos do país vizinho neste segmento. Seguem-se os portos de Barcelona (78ª posição a nível mundial, com 1,7 milhões de TEUS, após uma descida de 2%) e Las Palmas, nas Canárias, (109ª posição, com 1,055 milhões de TEUS, após uma quebra de 16% face a 2012).
O ‘ranking' mundial dos portos de contentores é dominado pela China, com sete portos no ‘top ten' (ver tabela). O primeiro porto europeu, na 11ª posição, é o de Roterdão, na Holanda, com um total de 11,6 milhões de TEUS movimentados em 2013, após uma descida de 2%. Os Estados Unidos, ainda a maior economia mundial, apenas conseguem colocar o primeiro porto no 18º lugar deste ‘ranking' da ‘Container Management': trata-se de Los Angeles, com um total de 7,8 milhões de TEUS movimentados no ano passado.
Nuno Miguel Silva
21/08/2014
00.05 h
Económico
Questão a construção no novo terminal portuário Vasco da Gama de Contentores?
Questão a construção no novo terminal portuário Vasco da Gama de Contentores e a expansão no terminal portuário XXI de Contentores em Sines, a ser competitividade e desenvolvimento para o país no caminho globalização e não és um errado histórico não fazes a expansão e o desenvolvimento em mercado dos contentores em Sines, para a criação de um mega-terminal de contentores no país e previa a capacidade tens entre 9/14,5 milhões TEUs em Sines ficava entre 20/8º lugares no futuro?
Apesar desta subida galopante, o terminal de contentores gerido pela PSA de Singapura está ainda longe dos maiores portos de contentores de Espanha. No ano passado, Algeciras (30º porto mundial, com 4,349 milhões de TEUS e uma subida de 6%) e Valencia (31º porto mundial, com 4,327 milhões de TEUS e uma descida de 3%) são os maiores portos do país vizinho neste segmento. Seguem-se os portos de Barcelona (78ª posição a nível mundial, com 1,7 milhões de TEUS, após uma descida de 2%) e Las Palmas, nas Canárias, (109ª posição, com 1,055 milhões de TEUS, após uma quebra de 16% face a 2012).
O ‘ranking' mundial dos portos de contentores é dominado pela China, com sete portos no ‘top ten' (ver tabela). O primeiro porto europeu, na 11ª posição, é o de Roterdão, na Holanda, com um total de 11,6 milhões de TEUS movimentados em 2013, após uma descida de 2%. Os Estados Unidos, ainda a maior economia mundial, apenas conseguem colocar o primeiro porto no 18º lugar deste ‘ranking' da ‘Container Management': trata-se de Los Angeles, com um total de 7,8 milhões de TEUS movimentados no ano passado.
Apesar desta subida galopante, o terminal de contentores gerido pela PSA de Singapura está ainda longe dos maiores portos de contentores de Espanha. No ano passado, Algeciras (30º porto mundial, com 4,349 milhões de TEUS e uma subida de 6%) e Valencia (31º porto mundial, com 4,327 milhões de TEUS e uma descida de 3%) são os maiores portos do país vizinho neste segmento. Seguem-se os portos de Barcelona (78ª posição a nível mundial, com 1,7 milhões de TEUS, após uma descida de 2%) e Las Palmas, nas Canárias, (109ª posição, com 1,055 milhões de TEUS, após uma quebra de 16% face a 2012).
O ‘ranking' mundial dos portos de contentores é dominado pela China, com sete portos no ‘top ten' (ver tabela). O primeiro porto europeu, na 11ª posição, é o de Roterdão, na Holanda, com um total de 11,6 milhões de TEUS movimentados em 2013, após uma descida de 2%. Os Estados Unidos, ainda a maior economia mundial, apenas conseguem colocar o primeiro porto no 18º lugar deste ‘ranking' da ‘Container Management': trata-se de Los Angeles, com um total de 7,8 milhões de TEUS movimentados no ano passado.
Tópicos semelhantes
» PORTO DE SINES NOS 20 MAIS IMPORTANTES DO MUNDO
» Porto de Sines cresce significativamente (+32,3%) e já representa 48,4% do total nacional
» Porto de Sines alcança melhor trimestre de sempre e cresce 14% no acumulado anual
» Porto de Sines cresce significativamente (+32,3%) e já representa 48,4% do total nacional
» Porto de Sines alcança melhor trimestre de sempre e cresce 14% no acumulado anual
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin