Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2010  2017  2023  cais  2014  tvi24  cmtv  2011  2013  2012  2016  2015  2018  2019  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Não há aviões no aeroporto da Portela EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Não há aviões no aeroporto da Portela EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Não há aviões no aeroporto da Portela EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Não há aviões no aeroporto da Portela EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Não há aviões no aeroporto da Portela EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Não há aviões no aeroporto da Portela EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Não há aviões no aeroporto da Portela EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Não há aviões no aeroporto da Portela EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Não há aviões no aeroporto da Portela EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Não há aviões no aeroporto da Portela Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
69 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 69 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Não há aviões no aeroporto da Portela

Ir para baixo

Não há aviões no aeroporto da Portela Empty Não há aviões no aeroporto da Portela

Mensagem por Admin Sáb Ago 23, 2014 10:38 am

Não há aviões no aeroporto da Portela Greve-na-tap-galeria

"Anda comigo ver os aviões." Foi o que disse às minhas netas. Mas no aeroporto não existem. Palavra de escuteiro

"Anda comigo ver os aviões levantar voo, a rasgar as nuvens, rasgar o céu", canta o Miguel Araújo, dos Azeitona. Na segunda-feira achei que era boa ideia. Boa ideia ir ver aviões, levar as minhas netas a ver aviões levantar voo, a rasgar as nuvens, a rasgar o céu, que ainda por cima estava azul, azul, aquele azul que até mete aflição porque não acaba.

Tinha a memória fresca, embora já se tenham passado 50 anos, mas o que são 50 anos à escala dos milhares de milhões do planeta Terra, dizia eu, que me lembrava bem de a minha mãe me levar ao aeroporto da Portela para os ver descolar e aterrar. Parava o carro junto da rede, e lá estavam eles, e às vezes, quando os meus irmãos mais velhos partiam, subíamos a um terraço e acenávamos, acenávamos, certos de que até ao último minuto nos viam, pontinhos já a subir as escadas.

Segura das minhas recordações peguei nelas e levei-as. Queria ver pelos olhos delas, que é como ver pela primeira vez, o maior antídoto para o adormecimento da nossa capacidade de espanto - como é possível que já nem viremos a cabeça quando um monstro de milhares de toneladas nos sobrevoa sem sequer bater as asas.

Queria maravilhar-me com elas, era só isso.

Por isso levei-as ao aeroporto. E prometi-lhes, na maior boa-fé, que íamos ver aviões. Falei-lhes no terraço, e nos adeuses, e nos hangares onde descansavam, enquanto uns senhores os arranjavam e os pilotos dormiam a sesta, porque não é fácil encontrar o caminho num céu azul, tão azul, tão azul que nem tem fim.

Entrámos na gare e procurei nas placas a indicação de terraço. Nada. Um café com vista para os aviões, com a bica mais cara, estava preparada para isso, mas népia. Perguntei. O senhor a quem perguntei abanou a cabeça entristecido. Também ele tinha visto ali aviões, mas agora não, agora não se podiam ver. De sítio absolutamente nenhum.

Olhei para o placard das chegadas para me certificar de que estava no aeroporto. Também olhei para o das partidas. Em Agosto, numa segunda-feira à tarde, chegava ou partia um avião a cada dez minutos. Não mentira às minhas netas, ali havia aviões.

"Pois há, minha senhora, mas por razões de segurança não se podem ver", disse-me a funcionária de um balcão de check-in. "A não ser que tenha cartão de embarque, aí pode andar lá em cima e é tudo envidraçado", esclareceu a colega.

Portanto há aviões, e podem ver-se, mas é preciso pagar uma passagem, confirmei, amável, juro que fui amável, as pobres raparigas não tinham culpa nenhuma de que o aeroporto em perpétuas obras se tivessem esquecido que a mulher cantada pelos Azeitonas podia querer ir ver os aviões a rasgar os céus. Ou mesmo eu e as minhas netas.

"Se subir aquelas escadas, talvez haja um cantinho de onde se vejam", adiantou um outro, prestável. E via-se. O narizinho de um avião, como me dizem que se vêem meninas pelo buraco da fechadura naquelas casas de pouca virtude ali junto ao Coliseu de Lisboa. Foi o que me lembrou, o que querem?

A segurança do controlo das malas apiedou-se de nós:

"Se apanharem o autocarro para o terminal 2, no trajecto há uns metros sem tapumes altos e conseguem ver-se alguns".

As gémeas entusiasmaram-se. Aos quatro anos um autocarro também é interessante.

"E é de graça", aliciou a rapariga.

Fomos. Não podia desiludi-las totalmente. Como fica a credibilidade de uma avó que traz crianças a um aeroporto onde não há aviões? Ou melhor, há, mas não são para ver.

O autocarro era óptimo - enquanto transfer, entenda-se -, partiu a horas e tinha ar condicionado, é verdade, mas quanto a aviões tivemos cinco segundos para os ver, entre muralhas de arame farpado, qual cenário de guerra. Cinco segundos de aviões para lá, e cinco segundos para cá (para lá nos bancos à direita, para cá nos da esquerda, isto é preciso ter cabeça).

É claro que para ver, ver mesmo bem, podíamos ter aberto no YouTube um filme de promoção da ANA, mas o que querem, achei que lhes podia dizer "Andem comigo ver os aviões". Ingenuidades.

Por Isabel Stilwell
publicado em 23 Ago 2014 - 05:00
Não há aviões no aeroporto da Portela Logo_i_110
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos