Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cmtv  2019  tvi24  2016  cais  2010  2011  2017  2015  2014  2023  2018  2012  2013  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Transporte multimodal na região do porto de Sines mais competitiva  EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Transporte multimodal na região do porto de Sines mais competitiva  EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Transporte multimodal na região do porto de Sines mais competitiva  EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Transporte multimodal na região do porto de Sines mais competitiva  EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Transporte multimodal na região do porto de Sines mais competitiva  EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Transporte multimodal na região do porto de Sines mais competitiva  EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Transporte multimodal na região do porto de Sines mais competitiva  EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Transporte multimodal na região do porto de Sines mais competitiva  EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Transporte multimodal na região do porto de Sines mais competitiva  EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Transporte multimodal na região do porto de Sines mais competitiva  Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
71 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 71 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Transporte multimodal na região do porto de Sines mais competitiva

Ir para baixo

Transporte multimodal na região do porto de Sines mais competitiva  Empty Transporte multimodal na região do porto de Sines mais competitiva

Mensagem por Admin Ter Set 16, 2014 9:31 pm

O transporte multimodal é a articulação entre vários modos de transporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo. O transporte multimodal é aquele em que serão necessários mais de um tipo de veículo para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, deste modo serão utilizados desde caminhões, navios, aviões ou outro tipo de condução necessário para a entrega. Assim para a mercadoria chegar até ao seu destino final, ela necessitará de passar por mais de um tipo de transporte. Pode-se contratar uma empresa que faça essas mudanças, sem que o importador ou exportador se envolva nessas trocas.

A multimodalidade, apesar de defendida pelos ambientalistas e alguns especialistas de transporte de mercadorias, implica a acumulação de custos pela utilização de interfaces modais, tais como, transbordo, handling entre outros.

Requisitos:


Para um transporte ser considerado como multimodal, é necessário que:

  • Seja realizado, pelo menos, por dois modos de transporte;
  • Exista um único responsável perante o dono da carga (OTM - Operador de Transporte Multimodal);
  • Exista um único contrato de transporte entre o transportador e o dono da mercadoria;
  • Exista um conhecimento único (Multimodal Bill of Lading), válido para todo o percurso;
  • Sejam utilizadas cargas unitizadas indivisíveis;
  • Sejam feitas inspeções fiscais apenas na origem e no destino.

Intermodalidade:

  • A intermodalidade caracteriza-se pela emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores.

Interconectividade:

  • A interconectividade nos transportes engloba tanto a multimodalidade,como também a intermodalidade.
  • A interconectividade refere-se à capacidade de se chegar onde quiser e aproveitar outros meios de transporte.

Modos de Transporte:

  • Os transportes motorizados podem ser divididos em vários modos: rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário. 
  • Existem claras vantagens e desvantagens no uso de diferentes modos de transporte, bem como possíveis melhorias que os tornem mais competitivos.

Modo rodoviário:
Vantagens:

  • Manuseamento mais simples (cargas menores)
  • Grande competitividade em distâncias curtas/médias
  • Elevado grau de adaptação
  • Baixo investimento para o operador
  • Rápido e eficaz
  • Custos mais baixos de embalagem
  • Grande cobertura geográfica

Desvantagens:

  • Aumento do preço com a distância
  • Espaço limitado
  • Sujeito às condições atmosféricas
  • Sujeito ao trânsito
  • Sujeito à regulamentação (circulação, horários)

Melhorias Possíveis:

  • Melhoria nos contentores de modo a adaptarem-se a outros tipos de transporte (interface multimodal)
  • Melhoria nos sistemas semi-automáticos de carga e descarga
  • Aumento no uso de contentores-pallets standard
  • Implantação de sistemas de localização por coordenadas geográficas
  • Uso de sistemas de comunicação via rádio

Modo ferroviário:
Vantagens:

  • Ideal para grandes quantidades de carga
  • Baixo custo para grandes distâncias
  • Bom para produtos de baixo valor e alta densidade
  • Pouco afectado pelo tráfego e condições atmosféricas
  • Amigo do ambiente (pouco poluente)

Desvantagens:

  • Serviços e horários pouco flexíveis
  • Pouco competitivo para distâncias curtas e cargas pequenas
  • Grande dependência de outros transportes (nomeadamente rodoviário)
  • Pouco flexível, pois só para de terminal em terminal
  • Elevados custos de manuseamento

Melhorias Possíveis:

  • Aumento da velocidade de trajecto e das cargas/descargas
  • Comboios mais frequentes
  • Melhoria de equipamento dos terminais

Modo aéreo:
Vantagens:

  • Bom para situações de "aperto" a larga distância
  • Bom para mercadoria de elevado valor a grandes distâncias
  • Boa fiabilidade e frequência entre cidades
  • Velocidade de transporte

Desvantagens:

  • Pouco flexível, pois trabalha terminal a terminal
  • Mais lento do que o rodoviário para pequenas distâncias
  • Elevado custo para grande parte dos produtos

Melhorias Possíveis:

  • Melhor adaptação ao multimodal, transportando partes de veículos rodoviários
  • Sistemas informatizados mais sofisticados para a gestão das capacidades de transporte
  • Melhoria de cargas e descargas em terminais

Modo Aquaviário (marítimo, lacustre ou fluvial):
Vantagens:

  • Competitivo para produtos de muito baixo custo (químicos industriais, ferro, cimento, petróleo, minerais e outros)

Desvantagens:

  • Velocidade reduzida
  • Muito pouco flexível
  • Limitados a zonas com orla marítima ou rios navegáveis

Melhorias Possíveis:

  • Associação a sistemas de armazenagem e transporte em terminal
  • Melhor funcionamento sempre que inserido em plataformas multimodais

Modo Dutoviário:
Vantagens:

  • Longa vida útil
  • Pouca manutenção
  • Baixa mão-de-obra
  • Rápido
  • Funciona ponto a ponto para líquidos ou gases (gás natural, químicos e outros)

Desvantagens:

  • Não se adapta a muitos tipos de produtos
  • Investimento inicial elevado

Melhorias Possíveis:

  • Sistemas de construção por módulos e mais rápidos
  • Sistemas de controle e observação de avarias


Fonte: Wikipedia
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos