Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 63 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 63 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Transporte marítimo mundial cresce menos do que a oferta
Página 1 de 1
Transporte marítimo mundial cresce menos do que a oferta
O transporte marítimo mundial cresceu apenas 3,8%, em 2013, para um total de 9,6 mil milhões de toneladas, de acordo com o relatório anual sobre o comércio marítimo da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
O transporte mundial de contentores cresceu 5,6%, tendo alcançado os 651,1 milhões de TEU.
O transporte de carga seca, em particular de mercadorias a granel, cresceu também 5,6%.
Este aumento do transporte marítimo foi inferior ao crescimento de 4,1% da frota mundial em 2013. No início de 2014, a frota mundial somava 1 690 milhões de toneladas TDW, mais 65,9 milhões do que um ano antes. A frota que mais cresceu foi a de navios graneleiros (5,8%), seguida da dos porta-contentores (4,7%).
No geral, a taxa de crescimento da frota mundial foi inferior à verificada nos 10 anos anteriores, numa contracção que se segue ao ano recorde que foi 2012. Ainda assim, o número de encomendas em 2013 registou um pico desde a crise mundial de 2008. O estudo refere, porém, que depois da quebra dos últimos anos, essas encomendas não significam um novo ciclo de construção naval.
Tendo em conta o continuado desequilíbrio entre oferta e procura, o preço médio do frete marítimo manteve-se baixo e volátil em 2013, concluiu a UNCTAD.
10/12/2014
Tópicos semelhantes
» Tráfego mundial de contentores cresce… menos no Ásia-Europa
» Concorrência em causa: cresce preocupação com alianças no segmento do transporte marítimo de contentores
» O mercado de marítimo mundial estas a reestruturação para a responda de globalização económica mundial
» Concorrência em causa: cresce preocupação com alianças no segmento do transporte marítimo de contentores
» O mercado de marítimo mundial estas a reestruturação para a responda de globalização económica mundial
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin