Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 45 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 45 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
REFER anuncia elaboração de normas técnicas para o terceiro carril
Página 1 de 1
REFER anuncia elaboração de normas técnicas para o terceiro carril
A REFER anunciou em comunicado o avanço do estudo e do projeto da via ferroviária de três carris, que diz respeito aos corredores multimodais que unem Portugal e Espanha e ajudam a ligar estes dois países ao resto da Europa, de acordo com as orientações da União para o desenvolvimento da rede transeuropeia de transportes.
Admitindo que a ligação ferroviária atual é "antiquada e padece de várias limitações, nomeadamente obsolescência tecnológica e falta de capacidade de transporte", a RERER salienta que "é necessário, assim, reestruturar e reconfigurar a infraestrutura para a adaptar ao novo modelo de rede interoperável no espaço comum europeu".
"Com este objetivo, a ação global centrar-se-á na melhoria destas ligações mediante a construção de novas linhas interoperáveis, adaptadas às especificidades dos diferentes tipos de transporte, podendo optar-se por vias separadas, com bitola de 1435 mm e de 1668 mm, ou por uma via única, preparada para a utilização simultânea das duas bitolas. Assim, as soluções a ponderar no caso de Portugal incluem o recurso à solução tecnológica dos três carris. Consequentemente, é necessário fazer os estudos e o projeto de uma infraestrutura de via algaliada de três carris", acrescenta a REFER.
Assim, a REFER avançará para a elaboração de um conjunto de normas técnicas para a catenária, a compatibilidade eletromagnética, a sinalização e a via, normas que "estabelecerão os parâmetros e as regras que contribuirão para preparar o projeto pormenorizado das futuras obras de construção".
De salientar que o projeto tem um custo total de 800 mil euros mas será co-financiado, pela metade, pelos fundos europeus da RTE-T.
15/12/2014
CARGO Edições,Lda © 2014
Tópicos semelhantes
» Bruxelas apoia estudos do terceiro carril em Portugal
» Porto de Algeciras abre concurso para terceiro terminal
» Algeciras prolonga concurso para terceiro terminal de contentores
» Porto de Algeciras abre concurso para terceiro terminal
» Algeciras prolonga concurso para terceiro terminal de contentores
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin