Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cais  cmtv  2013  tvi24  2023  2016  2010  2018  2017  2014  2011  2019  2012  2015  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
O sexo está mais perto do sonho do que da realidade EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
O sexo está mais perto do sonho do que da realidade EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
O sexo está mais perto do sonho do que da realidade EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
O sexo está mais perto do sonho do que da realidade EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
O sexo está mais perto do sonho do que da realidade EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
O sexo está mais perto do sonho do que da realidade EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
O sexo está mais perto do sonho do que da realidade EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
O sexo está mais perto do sonho do que da realidade EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
O sexo está mais perto do sonho do que da realidade EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


O sexo está mais perto do sonho do que da realidade Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
65 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 65 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

O sexo está mais perto do sonho do que da realidade

Ir para baixo

O sexo está mais perto do sonho do que da realidade Empty O sexo está mais perto do sonho do que da realidade

Mensagem por Admin Qui Dez 25, 2014 8:53 pm

O sexo está mais perto do sonho do que da realidade 395714

O problema é meu, reconheço. Quando conheço um homem de negócios, político ou até jornalista vestido com fatos cortados em alfaiates ou comprados em lojas de quatro dígitos, dou-lhes um desconto. Não os levo a sério porque parecem sempre parecer, levitam de confiança nos espelhos e quase nunca no que eles não mostram. Mas talvez seja mesmo despeito, uma pequena inveja ou um grande preconceito. Ou talvez não.

Aceitar o que não temos, quisemos ou desejámos é um complexo desafio quando nos somamos a uma outra pessoa. E ao envelhecermos mais difícil se torna a aceitação do que não somos
Ou, alternativa terrível, uma grande dor de cotovelo. Será? Seria terrível se o fosse. A propósito de cotovelos talvez não se recorde de que o elefante é o único animal com quatro joelhos e o único a morrer de pé - como se lhes fosse impossível dobrarem-se perante a própria morte. Desconheço se a tromba lhes anuncia a vinda do mais profundo dos sonos, se os prepara para o fim, dizem-me ser impossível mas não apostaria. Sabemos que com ela, habilidade de circos mais cultos, são capazes de virar as páginas de um livro, um espanto. Os outros mamíferos, com dois cotovelos, deveriam invejar esta capacidade de os elefantes serem o que mais ninguém é, cobiçar a maravilha que é cair de pé e acabar sem qualquer dor de cotovelo.

Atenção, não é um problema de consciência ou de falta dela. Não é como fazer amor, como sonhar ou acordar a meio da noite sem saber exactamente onde estamos. Essas sim, são categorias que raramente se incluem nas coisas de que temos consciência. Não somos necessariamente outros (só às vezes), também não somos necessariamente nós (só quando está a correr mal). Sim, é exactamente isso o que quero dizer: o sexo está mais próximo do sonho do que da realidade. E mais vale dormir quando assim não é.

Como é que dos quatro cotovelos do elefante vim parar aqui? Um psicanalista explicaria bem, pelo menos tão bem como se lhe perguntasse das razões que levam determinadas pessoas a procurar quem as salve, um erro primário, de desesperado principiante. Porque se procurarmos uma pessoa que nos salve, não podemos escolher quem precisa de ser salvo. É uma impossibilidade, um delírio romântico que acabará mal. Dois anjos caídos de asas murchas, alimentarão o outro com as suas sombras e o seu passado. Com a soma de duas sombras nascerá uma sombra ainda maior, ainda mais pesada, ainda mais dolorosa. É matemático, mas talvez alguns de nós não estejam aqui para ser salvos, talvez prefiram caminhar em brasas e escolher caminhos tortuosos. Se não fosse assim procurariam quem lhes oferecesse o que não têm, uma luz contra a sombra.

Pelo menos, tenho essa convicção. Aceitar o que não temos, quisemos ou desejámos é um complexo desafio quando nos somamos a uma outra pessoa. E ao envelhecermos mais difícil se torna a aceitação do que não somos - o que não é um problema quando, jovens e utópicos, somos por dentro um palácio com muitas divisões por ocupar. Depois, por desilusões ou desgaste do tempo, o que era palácio transforma-se no T0 onde nem mais um prego cabe. Deixamos de aceitar o que não nos pertence. Até que alguém, se tivermos sorte, nos convença a fazer uma limpeza geral.

A esta altura uns poucos entre os que se atreveram a chegar aqui (ou tiveram a paciência para o fazer), podem pensar que isto de falar do envelhecimento (ou da morte) não é tema para o Natal. Por acaso, discordamos. Não há altura em que coabitem tão bem as crianças com os ausentes, os risos de futuro com o silêncio da memória do passado. E ainda bem. É bom ouvirmos as conversas e termos uma memória viva.

Um pouco como os cemitérios, não há aliás lugar mais vivo do que esse. Por entre ciprestes de raízes pouco profundas, túmulos, valas e jazigos, sabemos muito dos vivos e nada dos mortos. Nas suas lágrimas ou na ausência delas. Na disposição arquitectónica. Nas flores escolhidas. No revolver da terra, nas conversas, na forma de luto e de caminhar. Os nossos mortos não estão ali, apenas nós no que temos de contradições e pensamentos. Quando ali vamos não é a eles que procuramos, o que procuramos é somente um sinal do que perdemos, do que nos falta, do que em nós é ausência.

É Natal. E acreditem que, depois destes anos de crónicas, seria capaz de oferecer um copo do meu melhor vinho a cada um dos que me têm seguido no SOL. Não vos poderia oferecer um copo de uma garrafeira, mesmo que bebesse nunca a teria. Porque ao somar livros ou filmes penso que os melhores me acompanharão até ao fim - jamais tal seria possível se guardasse garrafas de vinho; esperariam apenas pelo momento de ser bebidas. Invisto então numa garrafeira de uma só garrafa a quem ofereço a responsabilidade de ser única. O que daria para fazer o mesmo com as palavras e o resto. Descobrir uma que abarcasse o mundo, um livro que tudo me dissesse, um filme que tudo me permitisse ver. Poderia então deixar-me ficar. Ou talvez partir. É desse vinho único que vos ofereço, não tenho melhor. 

 Luís Osório | 24/12/2014 18:19:45
SOL
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos