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História do CAMINHO DE FERRO EM PORTUGAL
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História do CAMINHO DE FERRO EM PORTUGAL
Linha do tempo do caminho de ferro na sua história como a activação e a desactivação de Ramais Ferroviários como os ventos da política no nível nacional, cometeram alguns erros de activação e de desactivação na leitura estratégica para o país e um exemplo a supressão do tráfego ferroviário de passageiros e substituição por serviço rodoviário nas ligações ramal de Sines (1990).
1856-10-28 Inauguração do troço entre Lisboa e Carregado, na Linha do Leste.
1861-02-01 Abertura à exploração dos troços entre o Barreiro e Vendas Novas, na Linha do Sul e do troço entre Pinhal Novo e Setúbal, na Linha do Sado.
1861 A bitola da via da Linha do Leste é alterada de 1,44 m, para 1,67 m.
1863-06-08 Abertura à exploração do troço entre Estarreja e Gaia, na Linha do Norte.
1863-09-14 Abertura à exploração do troço entre Casa Branca e Évora, na Linha de Évora.
1863-09-24 Abertura à exploração da Linha de Lisboa à fronteira. Conclusão da Linha de Leste.
1864 A bitola da via da Linha do Sul é alterada de 1,44m para 1,67m.
1865-05-01 Inauguração da estação principal das Linhas do Leste e Norte, Lisboa-Santa Apolónia.
1873-07-02 Inauguração da Linha de Sintra.
1875-01-05 Início da construção da Ponte Maria Pia sobre o Rio Douro, na Linha do Norte.
1875-05-21 Abertura à exploração do troço entre Campanhã e Nine, na Linha do Minho e do Ramal de Braga.
1875-06-22 A Companhia Real decide substituir os carris de ferro por carris de aço.
1875-07-30 Abertura à exploração do troço entre Ermesinde e Penafiel, na Linha do Douro.
1877-11-04 Inauguração da Ponte Maria Pia sobre o Rio Douro, na Linha do Norte.
1877-11-05 Abertura à exploração do troço entre Gaia e Campanhã, na Linha do Norte.
1880-04-04 Abertura à exploração do troço entre Régua e Ferrão, na Linha do Douro.
1880-06-01 Abertura à exploração do troço entre Ferrão e Pinhão, na Linha do Douro.
1880-06-06 Abertura à exploração do Ramal de Cáceres.
1882-07-01 Abertura à exploração da Linha da Beira Alta, entre Figueira da Foz e a fronteira de Vilar Formoso.
1882-08-03 Inauguração oficial da Linha da Beira Alta.
1882-08-06 Abertura à exploração do troço entre Segadães e Valença, na Linha do Minho.
1882-10-12 Contrato entre o Governo e o “Sindicato Portuense” (conjunto de bancos do Porto), para a construção da linha férrea de Salamanca a Barca de Alva e de Salamanca a Vilar Formoso.
1883-09-01 Abertura à exploração do troço entre Pinhão e Tua, na Linha do Douro.
1883-12-31 Abertura à exploração do troço entre Trofa e Vizela, na Linha de Guimarães.
1884-04-14 Abertura à exploração do troço entre Vizela e Guimarães, na Linha de Guimarães.
1885 Abertura à exploração da segunda via do troço entre Campolide e Cacém, na Linha do Oeste.
1886 Inauguração da Ponte Internacional de Valença.
1886-03-25 Abertura à exploração do Ramal Internacional entre Valença e a fronteira.
1887-01-10 Abertura à exploração do troço entre Tua e Pocinho, na Linha do Douro.
1887-04-02 Abertura à exploração do troço entre Alcântara-Terra e Cacém, na Linha do Oeste, e do Ramal de Sintra (Cacém e Sintra).
1887-05-21 Abertura à exploração do troço entre Cacém e Torres Vedras, na Linha do Oeste.
Início das obras de construção do Túnel do Rossio.
1887-08-01 Abertura à exploração do troço Torres Vedras a Leiria, na Linha do Oeste.
1887-12-09 Abertura à exploração do serviço directo de caminho de ferro do Porto a Salamanca por Barca de Alva.
1888-05-20 Abertura à exploração do troço entre Benfica, Sete Rios, Chelas e Xabregas, na linha férrea urbana de Lisboa.
1888-07-17 Abertura à exploração do troço entre Leiria e Figueira da Foz. Conclusão da Linha do Oeste.
1889-07-01 Abertura à exploração do troço entre Amoreiras e Faro, na Linha do Sul. Inauguração da Estação de Faro.
1889-09-30 Abertura à exploração pública do troço da Linha de Cascais entre Pedrouços e Cascais.
1890-04-15 Abertura à exploração da segunda via do troço entre Olivais e Carregado, na Linha do Leste.
1890-05-18 Inauguração da Estação do Rossio, projetada pelo Arquiteto José Luís Monteiro.
1890-10-01 Abertura à exploração do troço entre Cascais e Estoril, na Linha de Cascais.
1890-06-11 Abertura à exploração da linha férrea urbana de Lisboa (Rossio - Campolide).
1890-12-06 Abertura à exploração do troço entre Alcântara-Mar e Pedrouços, na Linha de Cascais.
1891-03-16 Abertura à exploração da segunda via do troço entre Carregado e Azambuja, na Linha do Leste.
1891-05-19 Abertura à exploração da segunda via do troço entre a Azambuja e Santana, na Linha do Leste.
1891-08-10 Abertura à exploração do troço entre Alcântara-Terra e Alcântara-Mar.
1891-09-05 Abertura à exploração do troço Campolide, Sete Rios, Chelas e Braço de Prata. Conclusão da linha férrea urbana de Lisboa.
1891-09-06 Abertura à exploração do troço entre Abrantes e Covilhã, na Linha da Beira Baixa.
1893-05-06 Abertura à exploração do Ramal de Leixões.
1893-05-11 Abertura à exploração do troço entre Covilhã e Guarda. Conclusão da Linha da Beira Baixa.
1894-09-04 Abertura à exploração do troço entre Cais do Sodré e Alcântara-Mar. Conclusão da Linha de Cascais.
1896-11-08 Abertura à exploração da linha férrea urbana do Porto, entre Campanhã e São Bento.
1899-10-10 Abertura à exploração do troço entre Tunes e Algoz, no Ramal de Portimão.
1902-05-19 Abertura à exploração pública da segunda via entre Gaia e Granja, na Linha do Norte.
1904-01-15 Abertura à exploração da Linha de Setil Vendas Novas.
1906-04-14 Abertura à exploração do troço entre Tavira e Vila Real de Stº António. Conclusão da Linha do Sul.
1906-05-12 Abertura à exploração do troço entre Régua e Vila Real, na Linha do Corgo.
1906-12-16 Abertura à exploração do troço entre Coimbra e Lousã.
1908-12-21 Abertura à exploração do troço entre Espinho e Oliveira de Azeméis, na Linha do Vouga.
1909-03-21 Abertura à exploração do troço entre Livração e Amarante, na Linha do Tâmega.
1915-04-17 Conclusão dos trabalhos de ornamentação interior do vestíbulo central da Estação do Porto – São Bento, com azulejos artísticos da autoria de Jorge Colaço.
1916-10-05 Inauguração da nova Estação de Porto-São Bento, da autoria do Arquiteto Marques da Silva.
1917 Arrendamento da Linha de Cascais à Sociedade Estoril, assumindo a obrigação de proceder à respetiva eletrificação.
1926-08-15 Inauguração da tração elétrica na Linha de Cascais.
1926-08-21 O serviço de tração elétrica é suspenso na Linha de Cascais.
1926-12-22 É restabelecido o serviço de tração elétrica na Linha de Cascais.
1927-04-09 Abertura à exploração do troço entre Ermidas-Sado e São Bartolomeu da Serra, na Linha de Sines.
1928-08-18 Inauguração da nova Estação do Cais do Sodré, na Linha de Cascais, projeto do Arquiteto Pardal Monteiro.
1928-09-24 Abertura à exploração do Ramal de Tomar.
1932-05-28 Inauguração da nova Estação de Lisboa - Terreiro do Paço, projeto do Arquiteto Cottinelli Telmo.
1932-08-15 Abertura à exploração da segunda via entre o Lavradio e Pinhal Novo, na Linha do Sul.
1936-09-14 Abertura à exploração do troço entre Santiago do Cacém e Sines. Conclusão da Linha de Sines.
1947-01-01 Integração de todas as linhas de caminho de ferro (exceto a Linha de Cascais) na Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses.
1951-06-14 Assinatura do Contrato de Concessão Única entre o Governo e a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses.
1956-10-28 Inauguração oficial da tração elétrica da Linha de Sintra e do troço entre Lisboa e o Carregado, por ocasião do Centenário do Caminho de ferro.
1963-04-05 É encomendado a Edgar Cardoso o anteprojecto da nova ponte ferroviária sobre o Douro.
1964-03-20 Inauguração da eletrificação no troço Coimbra - Pampilhosa.
1966-11-03 Inauguração da eletrificação da linha entre Lisboa e o Porto.
1969-05-15 Como medida de segurança do tráfego rodoviário foi apresentado um pedido para eliminação de passagens de nível manuais, substituindo-as por automáticas, logo que os comboios circulem a 150 km/h.
1971-04-29 Autorizada a execução dos trabalhos de renovação integral da via, da Linha do Norte.
1972-08-03 Aprovado o projeto do programa de encerramento de linhas de reduzido tráfego.
1975-04-16 Publicação do Decreto-Lei nº 205-B/175 que nacionaliza a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses.
1976-12-31 Extinção da Sociedade Estoril e transição da Linha de Cascais para a CP.
1987 São criados os Gabinetes dos Nós Ferroviários de Lisboa e do Porto, este último a partir do Gabinete da Nova Ponte Ferroviária sobre o Douro.
1988-02-19 O Conselho de Ministros aprova o Plano de Modernização dos Caminhos de Ferro (1988-94).
1988–08-01 Desactivação da Linha do Sabor, que ligava o Pocinho, na Linha do Douro, a Duas Igrejas, em Miranda, Linha do Dão e Linha do Vouga, entre Santa Comba Dão e Viseu. Poucas semanas depois, o troço da Linha do Douro entre o Pocinho e Barca d'Alva era também encerrado. "Fonte: SAPO"
1990-01-01 Supressão do tráfego ferroviário de passageiros e substituição por serviço rodoviário nas ligações ramal de Sines, Estrela de Évora, ramal de Moura e Valença-Monção na Linha do Minho, Sernada–Viseu na Linha do Vouga, Amarante–Arco de Baúlhe, na Linha do Tâmega. "Fonte: SAPO"
1991-06-24 É inaugurada a nova travessia ferroviária do Douro pela Ponte de S. João.
O Conselho de Ministros aprova o atravessamento ferroviário na ponte 25 de Abril.
1992-06-20 Entrada ao serviço das passagens de nível automáticas com energia solar, no Alentejo.
1992-11-10 Entrada ao serviço do Sistema de Controlo Automático de Velocidade de Comboios (CONVEL) nas Linhas de Sintra e Cintura.
1993 Entrada ao serviço do Sistema de Controlo de Velocidade de Comboios (CONVEL), na Linha do Norte, entre Lisboa – Santa Apolónia e Entroncamento.
1995 Abertura à exploração da via dupla entre Ermesinde e Valongo. Início da duplicação da Linha do Douro.
1995-01 Início dos trabalhos de quadruplicação da Linha do Norte, entre Lisboa e Azambuja.
1996 Início do serviço de exploração com tração elétrica entre Mangualde - Guarda e Guarda - Vilar Formoso.
1996-07-23 Entrada ao serviço dos Sistemas de Sinalização Automática e de Telecomunicações entre Pampilhosa e Vilar Formoso.
1997-04-29 Decreto-lei n.º104/97 institui a criação da Rede Ferroviária Nacional REFER EP assumindo a responsabilidade da gestão, exploração e conservação das infraestruturas ferroviárias.
Separação entre o gestor da infraestrutura ferroviária (REFER) e o operador (CP).
1997-12-05 Entrada em atividade do Posto de Comando Centralizado de Circulação (CCC) da Pampilhosa.
1998 Criação da FERTAGUS, operador ferroviário privado que explorará a Travessia Ferroviária Norte-Sul.
1998-01-04 Reabertura ao tráfego ferroviário do troço Lousado - Santo Tirso, reconvertido em via larga e inauguração da Estação de Santo Tirso, na Linha de Guimarães.
1998-05-19 Inauguração da Gare do Oriente, em Lisboa, da autoria do Arquiteto Santiago Calatrava.
1998-09-29 Decreto-lei nº 299/98 institui a criação do Instituto Nacional do Transporte Ferroviário, entidade reguladora do setor.
1999-04-30 Entrada em atividade do Posto de Comando Centralizado de Circulação (CCC) de Campolide.
1999-07-29 Inauguração da travessia ferroviária pela Ponte 25 de Abril e entrada ao serviço da Eixo Ferroviário Norte-Sul, entre as Estações de Entrecampos e Fogueteiro.
1999-09 Conclusão da quadruplicação da via entre Benfica e Amadora, na Linha de Sintra.
2000-10 Concluída a ligação em tração elétrica entre os quatro principais portos do país (Sines, Setúbal, Lisboa e Leixões).
2000-12-19 Constituída pelo Decreto-Lei nº 323-H/2000, a RAVE, Rede Ferroviária de Alta Velocidade, S.A. empresa portuguesa que tem por missão o desenvolvimento e coordenação dos trabalhos e estudos necessários para a formação de decisões de planeamento e construção, financiamento, fornecimento e exploração de uma rede ferroviária de alta velocidade a instalar em Portugal Continental e da sua ligação com a rede espanhola de igual natureza.
2001-11-14 Assinatura do Protocolo entre a REFER e as Câmaras Municipais de Valença e Monção, para a construção da primeira Ecopista (projecto de requalificação de vias desativadas).
2002-04-29 Inauguração do novo edifício de passageiros da Estação da Guarda.
2002-05-19 A quadruplicação da Linha de Sintra estende-se até à Estação de Queluz-Massamá, hoje designada Monte Abraão.
2002-06-14 Inauguração da Estação de Rio de Mouro, na Linha de Sintra.
2004-01-16 Entrada ao serviço dos novos sistemas de sinalização, telecomunicações e CONVEL entre Tunes e Lagos, na Linha do Algarve.
2004-01-19 Reabertura da Linha de Guimarães, após eletrificação e reconversão em via larga.
2004-04-21 Reabertura do troço Lousado – Nine e do Ramal de Braga, após eletrificação e duplicação em via larga.
2004-05-30 Viagem inaugural da ligação ferroviária directa entre Braga e Faro.
2004-06-10 Inauguração do Troço Fogueteiro – Setúbal.
2004-10-22 Encerramento do Túnel do Rossio, para reabilitação.
2004-11-14 Inauguração da Ecopista entre Valença e Monção.
2005-07-16 Inauguração das obras de eletrificação da Linha da Beira Baixa, entre Mouriscas e Castelo Branco.
2005-12-13 Apresentação do Projeto de Alta Velocidade em Portugal.
2006-03 Atingido o valor médio de 0,473 passagens de nível por quilómetro, superando a média europeia de 0,5.
2006-10-28 150º Aniversário do caminho de ferro em Portugal.
2006-10-28 Apresentação das Orientações Estratégicas para o Setor Ferroviário, por parte do Governo.
2007-01-11 Início dos trabalhos de construção do Terminal Multimodal de Cacia.
2007-01-24 Início dos trabalhos de construção da Ligação Ferroviária à Siderurgia Nacional.
2007-02-12 Início dos trabalhos de construção da Variante de Alcácer, na Linha do Sul.
2007-04 Conclusão dos trabalhos de reabilitação do edifício da Estação do Rossio e Largo Duque de Cadaval, em Lisboa.
2007-09-07 Início dos trabalhos de construção da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro– entre o quilómetro zero e o Viaduto de Acesso à Ponte da Gafanha (1ª Fase).
2007-10-30 Reabertura do tabuleiro rodoviário da Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, após obras de alargamento e beneficiação.
2007-11-11 Entrada em funcionamento do Centro de Comando Operacional de Lisboa.
2007-12-14 Conclusão dos trabalhos de beneficiação da cobertura, fachadas e plataformas do edifício de passageiros na Estação de Santa Apolónia.
2008-01-28 Início dos trabalhos de construção do Túnel da Variante da Trofa, na Linha do Minho.
2008-01-31 Início dos trabalhos de quadruplicação da via e remodelação das estações de Massáma - Barcarena e Cacém, na Linha de Sintra.
2008-02-11 Início dos trabalhos de remodelação da Estação de Vila Nova de Gaia / Devesas, na Linha do Norte.
2008-02-16 Reabertura da Estação e Túnel do Rossio.
2008-02-16 Publicação do Livro Horário 432 que dá início ao serviço comercial da TAKARGO, operador ferroviário de mercadorias.
2008-03-18 Conclusão da Ligação Ferroviária à Siderurgia Nacional.
2008-03-28 Início dos trabalhos de eletrificação e modernização de Estações e Apeadeiros na Linha do Alentejo - Troço Barreiro - Pinhal Novo (exclusive).
2008-04-22 Inauguração do Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto.
2008-05-04 Entrada à exploração ferroviária da nova Estação e do túnel ferroviário de Espinho.
2008-05-19 Início dos trabalhos de remodelação da Estação de Setúbal.
2008-07-22 Publicação do Decreto-Lei nº 141/2008 que altera a denominação da REFER para Rede Ferroviária Nacional – REFER, E.P.E.
2008-10-04 Inauguração do Caminho Pedonal Ribeirinho Alhandra / Vila Franca de Xira, na Linha do Norte.
2009-02-20 Inauguração da Plataforma Multimodal de Cacia, obra integrada no projeto de ligação ao Porto de Aveiro.
2009-03-09 Início dos trabalhos de modernização do troço Castelo Branco – Vale de Prazeres, na Linha da Beira Baixa.
2009-03-13 Conclusão da nova Interface de Transportes do Cais do Sodré - construção de um terminal fluvial, requalificação da estação ferroviária e arranjos exteriores.
2009-06-15 Início dos trabalhos de modernização da estação da Raquete, na Linha de Sines, que integra o programa de investimentos definido para o desenvolvimento do corredor ferroviário de mercadorias Sines / Elvas.
2009-06-25 REFER celebra Dia Europeu para a Segurança em Passagens de Nível e lança Campanha PARE ESCUTE OLHE.
2009-06-29 Início dos trabalhos de reabilitação da Linha do Norte, entre os quilómetros 70,450 e 105,100, no subtroço Setil / Entroncamento.
2009-07-21 Início dos trabalhos, em Amarante e em Vila Real, das empreitadas de Levantamento da Via e Reperfilamento da Plataforma das Linhas do Tâmega e do Corgo.
2009-09-07 Reabertura do serviço ferroviário de transporte de passageiros na Linha de Vendas Novas, entre Coruche e Setil.
2009-09-09 Inauguração do novo serviço ferroviário de passageiros na Linha de Leixões, ligação Ermesinde–Leça do Balio.
2009-09-28 Início dos trabalhos de modernização do troço Bombel e Vidigal a Évora, nas Linhas do Alentejo e Vendas Novas, Corredor Ferroviário Sines/Elvas.
2009-09 Conclusão da pintura da Ponte Maria Pia, no Porto.
2009-10-09 Ecopista do Rio Minho (ex. Ramal de Monção) conquista o 4.º lugar na categoria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Prémio Europeu das Vias Verdes.
2009-11-25 Início dos trabalhos de reabilitação das infraestruturas do troço Miranda do Corvo / Serpins, do Ramal da Lousã, primeira empreitada da 1.ª Fase do Sistema de Mobilidade do Mondego.
2009-12-03 Apresentação, na estação ferroviária de Entrecampos, em Lisboa, de uma pintura coletiva realizada pelo LIGARTE | Atelier da Fundação Liga, no âmbito da iniciativa “Comboio para Copenhaga”.
2009-12-17 Lançamento do Livro Verde sobre Segurança em Passagens de Nível, no âmbito da Campanha “PARE ESCUTE OLHE”.
2010-03-27 Inauguração do Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro.
2010-05-07 É assinado entre a RAVE, a REFER e a Câmara Municipal de Coimbra o Protocolo de colaboração para o projeto de construção da nova Estação Central de Coimbra, que irá integrar as linhas ferroviárias convencional e de Alta Velocidade, o Sistema de Mobilidade do Mondego e os transportes rodoviários.
2010-05-08 É assinado entre o Estado e a sociedade ELOS – Ligações de Alta Velocidade, S.A. o contrato da Concessão do Troço Poceirão-Caia, integrado na ligação ferroviária de Alta Velocidade entre Lisboa e Madrid.
2010-05-31 Conclusão da modernização da Estação da Raquete, na Linha de Sines.
2010-06 Conclusão dos trabalhos de remodelação da Estação de Setúbal, na Linha do Sul.
2010-06-08/09 Portugal, Espanha e França assinam, em Saragoça, Memorando de entendimento em que se reafirma o carácter prioritário das ligações de alta velocidade entre os três países.
2010-06-14 É celebrado entre a REFER, a RAVE, a Câmara Municipal do Barreiro e a Parque Expo o protocolo relativo à Integração Urbanística da Gare do Sul (Estação do Lavradio).
2010-06-22 Celebração do Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível.
2010-06-28 Conclusão dos trabalhos de reabilitação de via, numa extensão de cerca de 35 km, no subtroço Setil/Entroncamento, na Linha do Norte.
2010-08-16 Entrada em exploração da Variante da Trofa, na Linha do Minho.
2010-12-12 Abertura à exploração da Variante de Alcácer, na Linha do Sul.
2011-02-21 É criada a REFER Património – Administração e Gestão Imobiliária, SA.
2011-07-24 Conclusão dos trabalhos de modernização e eletrificação do Troço Bombel – Casa Branca – Évora (Linha do Alentejo e Linha de Évora).
2011-07-31 Conclusão dos trabalhos de modernização e eletrificação do Troço Castelo Branco – Vale de Prazeres – Covilhã (Castelo Branco – Vale de Prazeres e Vale de Prazeres – Covilhã), na Linha da Beira Baixa.
2011-11-10 Conclusão da primeira fase dos trabalhos de quadruplicação da Linha de Cintura entre a Estação de Areeiro e a Estação do Oriente.
2012-07 Conclusão da empreitada de beneficiação e reforço dos túneis de São Miguel da Carreira, do Tamel, de Santa Lucrécia e de Caminha, na Linha do Minho.
2012-08-15 Encerramento à exploração ferroviária do Ramal de Cáceres (Torre das Vargens / Marvão-Beirã).
2012-09-24 Conclusão dos trabalhos de quadruplicação da via, entre Monte Abraão e Cacém, na Linha de Sintra.
2012-11 Conclusão da empreitada de estabilização do talude de aterro entre o km 236,450 e o km 236,720, da Linha do Sul.
2013-05-06 Inauguração da nova Estação de Agualva-Cacém.
2013-11-10 Entrada em funcionamento do Corredor Ferroviário de Mercadorias n.º 4, também designado por “Corredor Atlântico”.
18/01/2015
Fonte: http://www.refer.pt/
Os caminhos de ferro portugueses na década de 90
Documentário Inglês "TeleRailways" sobre os caminhos de ferro portugueses na década de 90.
O estudos de número de habitantes em 2005 para a desactivar ou activar as linhas ferroviárias
O estudos de número de habitantes em 2005 para a desactivar ou activar as linhas ferroviárias, há casos erramente faz-o para a redução o direito acessibilidade população na rede ferroviária, o exemplo de Sines é claro como a água é um erro, não a conto de evolução positiva expansão industrial de logística portuária ou industrial, teres a falha de trabalhadores temperais ou outros, turistas de negócios ou outros, movimento populacional de procura serviços interiores da região, em pouco tempo a expansão escala populacional na região, a mudança de politica para a retomar o projecto principal área portuária e industrial do país e um principal dos principal área portuária Ibérica ou Europeia.
E é nesse âmbito que entra a linha Sines – Elvas ao barulho
E é nesse âmbito que entra a linha Sines – Elvas ao barulho. Especificamente destinada a mercadorias, o Governo considerou a hipótese de juntar esta linha à linha de Alta Velocidade e apenas construir uma ligação, em bitola europeia, sendo usada quer pelos comboios de AV quer por comboios de mercadorias, para além da criação de uma nova linha Aveiro – Salamanca. Se esta linha não me parece uma ideia demasiado má (para além da questão da bitola, que já irei abordar), a primeira parece-me completamente despropositada e abstrusa. Para começar, todo o material circulante de mercadorias que Portugal possui está preparado, unicamente, para bitola ibérica – custaria muito dinheiro rebitolar / preparar todo o material circulante de mercadorias para as duas bitolas, ou, ainda, comprar novo material já preparado para isso; e, como se sabe, dinheiro é coisa que não abunda ali para os lados da Calçada do Duque. Depois disso, existe o caso de todos os ramais de mercadorias, quer do lado português, quer do lado espanhol, estarem com bitola ibérica. Ter-se-ia de estar a alterar a bitola de todos eles, também (ou, pelo menos, dos principais), para se ter o serviço “directo” a França que se pretenderia. E, claro, existe outro factor, este contra a junção das infra-estruturas: o aumento brutal dos custos de manutenção de uma linha de AV em que lá passem mercadorias. Simplesmente, não vejo viabilidade nisso. E, no entanto, é uma ideia que tem ganho muitos adeptos entre os entendidos e “pseudo-especialistas” da nossa ferrovia.
Por último, a Linha de Vendas Novas prepara-se para ficar sem serviço de passageiros – pela terceira vez no seu historial. Depois do “aviso” de Fevereiro, desta é de vez: o serviço vai ser mesmo suspenso. Não é nada que não se esperasse, em abono da verdade. Tal como os suburbanos da Linha de Leixões, este serviço de passageiros, entre o Setil e Coruche, nasceu de uma promessa para as eleições autárquicas de 2009, e nunca pareceu ter grandes possibilidades de sucesso, especificamente por ter o seu início nessa estação vazia e no meio de nenhures que é o Setil. Teria sido muito, mas mesmo muito mais viável colocar-se o início do serviço em Lisboa, ou, pelo menos, na Azambuja. Agora, quando apenas se cria as ligações sem se saber, efectivamente, quais as necessidades da população-alvo, a que horas necessitariam dos comboios, sem convenientes ligações de autocarro das povoações às estações – em suma, sem se fazer estudos convenientes à introdução dum novo serviço ferroviário – o resultado final só pode ser um: comboios vazios. E, em tempo de vacas magras, mesmo com parcecias com as já tremendamente endividadas autarquias, andar a fazer circular comboios vazios é um desperdício de dinheiro.
Editorial
Carlos Loução
Outubro de 2011 - 15º Edição da Revista
Fonte: Portugal Ferroviário - Os Caminhos de Ferro na Net
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Por último, a Linha de Vendas Novas prepara-se para ficar sem serviço de passageiros – pela terceira vez no seu historial. Depois do “aviso” de Fevereiro, desta é de vez: o serviço vai ser mesmo suspenso. Não é nada que não se esperasse, em abono da verdade. Tal como os suburbanos da Linha de Leixões, este serviço de passageiros, entre o Setil e Coruche, nasceu de uma promessa para as eleições autárquicas de 2009, e nunca pareceu ter grandes possibilidades de sucesso, especificamente por ter o seu início nessa estação vazia e no meio de nenhures que é o Setil. Teria sido muito, mas mesmo muito mais viável colocar-se o início do serviço em Lisboa, ou, pelo menos, na Azambuja. Agora, quando apenas se cria as ligações sem se saber, efectivamente, quais as necessidades da população-alvo, a que horas necessitariam dos comboios, sem convenientes ligações de autocarro das povoações às estações – em suma, sem se fazer estudos convenientes à introdução dum novo serviço ferroviário – o resultado final só pode ser um: comboios vazios. E, em tempo de vacas magras, mesmo com parcecias com as já tremendamente endividadas autarquias, andar a fazer circular comboios vazios é um desperdício de dinheiro.
Editorial
Carlos Loução
Outubro de 2011 - 15º Edição da Revista
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