Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 56 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 56 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Porto de Lisboa prepara mega-candidatura aos fundos comunitários
Página 1 de 1
Porto de Lisboa prepara mega-candidatura aos fundos comunitários
O terminal de contentores do Barreiro será o núcleo central de uma mega-candidatura que o Porto de Lisboa está a preparar para apresentar até 26 de Fevereiro na primeira chamada dos fundos CEF.
A notícia é avançada pelo “DE”, que cita a presidente da administração portuária da capital justificando que “apercebemo-nos [após uma reunião em Bruxelas] de que as novas regras de candidaturas a fundos comunitários favorecem que apresentemos uma candidatura ‘umbrella’ de vários projectos associados e é nesse sentido que vamos já esta semana começar a trabalhar”.
Assim, a candidatura a apresentar incluirá, não apenas o terminal de contentores do Barreiro, mas também os acessos rodoviários e ferroviários, a plataforma logística prevista para os terrenos da Baía do Tejo (propriedade da Parpública) e a recuperação do terminal da Siderurgia Nacional, no Seixal.
Marina Ferreira não avançou o montante global dos investimentos referidos, mas insistiu em que o investimento no terminal de contentores (cerca de 600 milhões de euros) será da responsabilidade do futuro concessionário.
Além disso, “apresentaremos uma candidatura para estes diversos projectos, mas que poderá ter vários promotores, ou seja, promotores diferentes para cada uma das componentes. E a candidatura poderá e deverá ser faseada no tempo”, explicou.
Novo terminal atrai “pesos pesados”
A concessão do futuro terminal de contentores do Barreiro estará a despertar o interesse de pesos pesados do sector do transporte marítimo e da operação portuária. Mas não só.
Entre os outsiders, ocupa lugar de destaque o grupo chinês Fosun, que recentemente adquiriu a companhia de seguros Tranquilidade e que já terá manifestado a intenção firme de “ir a jogo” assim o concurso seja lançado.
Entre os principais players mundiais, é dado como certo o interesse da Maersk Line / APM Terminals e da CMA CGM. A Maersk Line forma com a MSC a aliança 2M, que em Portugal opera no Terminal XXI de Sines. Além disso
Já a CMA CGM integra a Ocean Three com a UASC e a CSCL. Nenhum dos três controla terminais na Península Ibérica. A CMA CGM, através da CMA CGM Terminas e da Terminal Link, participa em terminais no Norte da Europa, no Mediterrâneo e no Norte de África (no que concerne às geografias mais próximas).
A filipina ICTSI será outra interessada no terminal do Barreiro. A companhia asiática não detém qualquer terminal de contentores na Europa Ocidental.
O Grupo ETE é, até ao momento, o único candidato nacional assumido ao novo terminal. Na capital, o grupo opera terminais na margem direita do Tejo que a prazo serão desactivados, a cumprir-se o plano estratégico anunciado.
28 Janeiro, 2015 at 11:38
por T&N
A nota final: " O novo terminal de contentores em Barreiro no rio do Tejo podar causar o prejuízo ambiental esta nas dragagens do canal de acesso para o terminal crias uma falha de artificialmente de solo no meio aquático é a retirada e movimentação as areias, as terras e as pedras para no lado desta falha, na uma área o sistema natural de retorno as areias, as terras e as pedras para a fechar a desta falha artificial, como o raio de prejuízo nas praias e nas margens reduzir das areias, das pedras e das terras como gravemente em chuva aumento de velocidade no retorno e fecho natural, podar causar os problemas ambientais nos peixes e nas aves da região como a perder alimentação e áreas de criação causa a reduzir animais nas destas zonas, causar a nova dragagem por ano, como os prejuízos financeiro e natural, eu sou a contra a criação do terminal de contentores em Barreiro, eu sou a favor de expansão de terminal de contentores em Sines, como o menor risco para a meio aquático como uma dragagem mínima e sem o raio para as praias no canal de acesso para o terminal XXI." - Cláudio Carneiro, pois a Almada e o Barreiro são Câmara Municipais da coligação de Partido Comunista Português (Esquerda Clássica secularismo como atrasados para os mercados) e os Verdes (Ambientalistas ou Naturalistas), são favoreceis a construção do terminal em Barreiro, pois é perdoou a Câmara Municipal de Sines e no dia de hoje é o primeiro do porto no nível nacional.
Tópicos semelhantes
» Polémica PS- Porto quer explicações do Governo à região sobre fundos comunitários
» A falta a apresentar as listas por o Governo e a Administração do Porto de Sines, a sabes os números de investidores ou de empresas queres a investir em Sines, serão financiados por fundos comunitários e por concessões privadas
» Os fundos comunitários e o calendário eleitoral
» A falta a apresentar as listas por o Governo e a Administração do Porto de Sines, a sabes os números de investidores ou de empresas queres a investir em Sines, serão financiados por fundos comunitários e por concessões privadas
» Os fundos comunitários e o calendário eleitoral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin