Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 289 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 289 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Europa
Página 1 de 1
Europa
Um espectro ronda a Europa – o espectro da miséria e da guerra. Os povos do Sul foram pauperizados pela doutrina moralista do cá se fazem cá se pagam. A leste, a Rússia anexou os territórios russófonos da Ucrânia, enquanto estende uma mão amiga à Frente Nacional e ao UKIP. A equação que resolve o futuro da Europa não se joga apenas com variáveis financeiras e económicas, mas também numa dimensão geopolítica. Para Putin, a implosão do euro e da integração europeia significa a destruição do bloco político, económico e militar que se opõe aos seus planos hegemónicos.
Para o conseguir, financia partidos anti-União Europeia e está disponível para ajudar os gregos (com que partilha a ortodoxia cristã) na luta antiausteridade. Enquanto a guerra larvar que alastra na Ucrânia se incendeia, os russos vão jogando outras fichas contra Berlim. Os alemães têm por isso motivos de sobra para estar preocupados – uma saída da Grécia da moeda única e da Europa terá um efeito de dominó sobre a estabilidade financeira e política em toda a Europa meridional, abrindo eventualmente uma fissura irreversível entre Norte e Sul. Se a Alemanha ainda quiser salvar o projecto europeu, será sempre mais barato pagar agora as exigências gregas que enfrentar um surto de instabilidade em Espanha, Portugal, Itália e França.
Independentemente de quaisquer considerações éticas, económicas ou políticas, há um custo inerente à integridade do euro e da União Europeia. E isso será sempre pago por Berlim e pelos seus aliados do Centro e do Norte. Gostem ou não, são eles que custearão um espaço de moeda única e de livre circulação de mercadorias, de que aliás são os grandes beneficiários. Terão de ser tomadas decisões nas próximas semanas. E será um tudo ou nada, porque o destino da Europa decide-se de novo agora.
Escreve à sexta-feira
Por José Diogo Madeira
publicado em 6 Fev 2015 - 08:00
Jornal i
Tópicos semelhantes
» A memória histórica de Portugal e de Europa prós - Segunda Guerra Mundial houve um grande plano de reconstrução dos países de Europa
» Sines no caminho para o futuro de industrial logística da Europa (Posto avançado à beira da Rota da Seda na Europa (Sines e Pireu))
» Os problemas da Europa e os nossos problemas Leia mais: Os problemas da Europa e os nossos problemas
» Sines no caminho para o futuro de industrial logística da Europa (Posto avançado à beira da Rota da Seda na Europa (Sines e Pireu))
» Os problemas da Europa e os nossos problemas Leia mais: Os problemas da Europa e os nossos problemas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin