Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 325 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 325 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Turistas, Viajantes E Aventureiros
Página 1 de 1
Turistas, Viajantes E Aventureiros
O turismo é um setor de atividade que assinala um crescimento ao nível global (ver por exemplo a publicação “Tourism Highlights” da Organização Mundial de turismo, 2014). Nem a crise financeira e económica em diversos países inverteu a tendência para o crescimento da mobilidade e das atividades de lazer. Igualmente, surgiram novas tendências e nichos de mercado. Hoje é comum vermos ofertas que se estendem do turismo cultural ao turismo de aventura, mas prolongando-se por outras tendências como o turismo de natureza (mais contemplativo), o de desporto (caso das atividades marítimas ou de montanhismo, por exemplo), o de guerra ou, ainda, o gastronómico e gourmet.
Quer dizer que as razões que levam à viagem alteraram-se e diversificaram-se. Por essa razão e por uma exigência cada vez maior de costumização da oferta, os nichos de mercado mudaram e o turismo de escala parece perder pontos relativamente à qualidade e variedade. Ao tradicional turista do resort (sol e praia) juntou-se o viajante, que pretende descobrir e experimentar, e o aventureiro, que associa à experiência a adrenalina criada pelo momento. Se o número de tipos de oferta possíveis se abre, também é verdade que a especialização num só tipo de oferta por região será arriscada, dada a volatilidade das tendências procuradas. Assim, a complementaridade mesmo que ancorada numa especialização pode ser a solução a procurar.
Neste âmbito, Portugal tem acompanhado bem as tendências mundiais, beneficiando é certo da instabilidade de alguns destinos seus competidores, mas sobretudo tendo conseguido adaptar a sua oferta às exigências atuais. Se Lisboa tem um desempenho notável, também o notamos no Porto (apenas para referenciar contextos de turismo de cidade).
Contudo, se quisermos verificar as tendências a nível nacional, percebemos que todas as regiões tenderam ao crescimento, em que se destacam o Alentejo e o Algarve (ver dados do Instituto Nacional de Estatística e do Pordata).
Significa que Portugal está a acompanhar a tendência global e a diversificar a sua oferta, tanto em termos geográficos como temáticos. A chegada dos voos low cost aos Açores e o combate à sazonalidade turística (já muito visível no turismo de cidade) são provas de que se vai conseguindo ir cada vez mais ao encontro das tendências dos mercados.
Valorizar aspetos culturais como a gastronomia e dar ênfase a manifestações criativas são, indubitavelmente, caminhos a percorrer. A falta de escala que um país pequeno como Portugal tem, não é nos dias de hoje óbice a uma oferta mais adaptada, porque se procura experimentar o diferente. Não fechar uma região num tipo de turismo é outro percurso a fazer, aproveitando que o país, apesar de pequeno, oferece uma grande variedade cultural que se estende das festas tradicionais à culinária e que começa na própria paisagem.
Não é por acaso o sucesso que o país está a obter neste setor. Justifica-se porque a par de políticas públicas e esforços de iniciativa privada, que incluem empresários e trabalhadores da área, a tendência atual vai ao encontro das especificidades de oferta nacionais.
Cátia Miriam Costa
Investigadora do Centro de Estudos Internacionais, ISCTE – IUL
4 Março, 2015 00:02
OJE.pt
Tópicos semelhantes
» Figueira da Foz volta a fazer festas a viajantes do Corinthian
» Benditos Turistas
» Até os cemitérios têm mais turistas
» Benditos Turistas
» Até os cemitérios têm mais turistas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin