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Mensagem por Admin Qua Mar 18, 2015 7:24 pm

Miguel Cadilhe e os sacanas Cadilhe

Há muitos séculos, um filósofo natural da antiga Macedónia escreveu que a verdadeira democracia implicaria a escolha pelo sorteio de quantos viessem a ocupar cargos públicos. Ainda de acordo com o seu pensamento, a eleição continha elementos de natureza oligárquica precisamente pela hierarquização dos escolhidos em relação aos preteridos. A escolha pelo voto implicaria assim uma selecção e a selecção evidenciaria a desigualdade entre os possíveis candidatos, aproximando-se desse modo de um sistema mais conforme com a lógica oligárquica, a mesma que a democracia se propunha contrariar. 

Nestes termos, a eleição conduziria à constituição de um novo tipo de oligarquia, uma oligarquia que no limite poderia ser representativa apenas do grupo maioritário ou até do grupo menos qualificado da sociedade. Querendo combater o que lhe parecia errado, a democracia corria o risco de se transformar ela própria num novo e mais nefasto modelo oligárquico.

Daqui resultava que só poderia existir plena democracia quando à igualdade na decisão de escolher se associasse idêntica igualdade de todos os que poderiam ser escolhidos. Mas será isso possível? 

O filósofo considerava que não, e o tempo, mesmo que isso não seja admitido, provou que estava certo. A democracia envolve efectivamente muitos riscos. Tanto pode aclamar os melhores como escolher os piores, mas esses riscos são ao mesmo tempo o seu grande e estimulante desafio. Um desafio que deve sempre partir de um pressuposto realista, indicando que os homens são diferentes, que há pessoas boas e más, que há cidadãos honestos e desonestos, que há sacanas e gente de boa índole, que há quem governe a pensar no bem comum e quem pense no seu exclusivo benefício. Que fazer então diante desta imensa diversidade? 

Talvez recuperar as lições que os antigos nos legaram e seguir os seus avisados conselhos, percebendo que a educação e os princípios que através dela devem ser transmitidos não se esgota no ensino obrigatório ou na obtenção de diplomas, percebendo que o governo dos homens deve sempre obedecer ao primado da lei, percebendo que o limite de mandatos é um dos melhores remédios para evitar a corrosão das consciências.

Professor da Universidade Lusíada 
Escreve quinzenalmente à quarta-feira

Por Manuel Monteiro
publicado em 18 Mar 2015 - 08:00
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