Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 412 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 412 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Mota ganha primeira obra para expandir porto de Sines
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
Página 1 de 1
Mota ganha primeira obra para expandir porto de Sines
Concessionária PSA de Singapura vai investir 40 milhões de euros no reforço da capacidade do terminal do Porto de Sines para 2,5 milhões de TEU.
A Mota-Engil garantiu a adjudicação da empreitada para a primeira fase da expansão do terminal de contentores do porto de Sines, soube o Diário Económico junto de fontes ligadas ao processo. O valor da adjudicação é 3,7 milhões de euros, referente a estacas e reperfilamento, mas a seguir ainda será lançado um concurso para a segunda fase, respeitante ao tabuleiro e acessórios.
Estas empreitadas são uma parte do investimento acordado há cerca de dois meses entre a PSA, concessionária do terminal de contentores do porto de Sines (terminal XXI) e o Estado português, através da APS - Administração do Porto de Sines para expansão da capacidade deste equipamento. Estão previstas obras de construção do cais acostável, em infra-estruturas e na aquisição de equipamentos como gruas móveis de cais, num total de investimento avaliado em cerca de 40 milhões de euros.
As empresas que concorreram a esta primeira empreitada para a Mota-Engil foram a Etermar, Seth, Teixeira Duarte e Conduril. O prazo de conclusão da obra são 90 dias, a partir da data de consignação.
Ao contrário do que estava inicialmente previsto num memorando de entendimento assinado entre o Estado português e a PSA, não vai haver expansão do molhe e do cais de atracação de Sines para grandes navios porta-contentores e o investimento a efectuar será exclusivamente da responsabilidade da empresa de Singapura.
Após esse memorando de entendimento, estava previsto ocorrer um investimento de 139 milhões de euros, dos quais 94 milhões deveriam ser da iniciativa da empresa e os restantes 45 milhões de euros à conta da Administração do Porto de Sines (APS). Não tendo sido possível concretizar esse investimento, a solução encontrada foi fazer obras no cais Noroeste do terminal de contentores de Sines, no sentido de aumentar a capacidade para atracarem navios de menores dimensões, ‘feeders', que alimentam a cadeia de transportes entre o porto alentejano e os grandes centros de consumo a nível ibérico.
As obras, que deverão arrancar nas próximas semanas, irão dotar o terminal de contentores do porto de Sines com uma capacidade de movimentação anual de 2,5 milhões de TEU [medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento] contra a actual capacidade de 1,7 milhões de TEUS, passando a poder acolher em simultâneo três navios de 18.000 TEU.
Recorde-se que a expansão do terminal XXI, no âmbito do Grupo de Trabalho para as Infra-estruturas de Elevado Valor Acrescentado (GTIEVA) foi identificada como uma das prioridades de investimento fazendo parte do Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas - PETI 3+, aprovado por este Governo.
O investimento anteriormente previsto deveria permitir a criação de 200 postos de trabalho elevando para mil o número de trabalhadores deste terminal, mas em relação a este novo projecto não foram divulgados dados sobre a criação de emprego perspectivada.
NUNO MIGUEL SILVA
00:05 h
Económico
Tópicos semelhantes
» Porto de Sines: Mota-Engil terá ganho obra da primeira fase de expansão do Terminal XXI
» Primeira fase de reciclagem local comissionamento de resíduos de óleo no Porto de Sines
» Porto de Sines: Primeira escala da MSC foi há 10 anos
» Primeira fase de reciclagem local comissionamento de resíduos de óleo no Porto de Sines
» Porto de Sines: Primeira escala da MSC foi há 10 anos
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin